Home Finanças Pessoais Ainda o Título de Capitalização?

Ainda o Título de Capitalização?

por Conrado Navarro
0 comentário

Ainda o título de capitalização?Ana comenta: “Navarro, estive recentemente com um dos gerentes de meu banco e ele me indicou um título de capitalização como investimento e poupança para o futuro. A chance de ganhar uma boa grana em sorteios, mais o dinheiro corrigido ao final do período, me animaram. Mas você não recomenda, não é? E agora?”

Ainda o título de capitalização? Vou repetir, usando negrito: título de capitalização não é investimento. As respostas matemáticas e financeiras que comprovam minha afirmação podem ser facilmente compreendidas através da leitura de dois artigos:

O que o banco realmente acha do título de capitalização?
Duas experiências em uma mesma agência bancária, para onde fui propositalmente investigar as “vantagens” do título de capitalização, demonstram a realidade dessa que é uma péssima alternativa de poupança, investimento[bb] ou acúmulo de capital.

“Que tal contratar um ‘SeiláoquêCAP’ para ajudar o banco?” Assim fui interpelado pelo colaborador no caixa, quando ele percebeu que ali se encontrava um potencial cliente para seu produto de capitalização. Ajudar o banco? Então eu abro minha conta em um banco para ajudá-lo? Realidade ou não, pelo menos a abordagem deveria ser contrária. O “SeiláoquêCAP” é bom para mim? O que eu ganho com isso? Quem se importa? Blah.

Os lindos folders e a propaganda denunciam. Nesta mesma agência, uma das muitas do grande banco amarelo, procurei por aqueles pequenos folders explicativos sobre o título de capitalização. Apressado, deixei a capa de lado e passei a analisar os dados e números das páginas internas. O negócio vale a pena? A capa respondeu minhas dúvidas: a foto de uma família inteira cruzando os dedos denunciava que aquele produto era apenas para “sortudos”. Tô fora!

Fico por aqui, depois de mais um artigo dedicado ao péssimo negócio chamado título de capitalização. Se você já ganhou aquela famosa bolada sorteada lá, ótimo! Parabéns! Para os outros 99,9% dos participantes, a realidade vai ser matematicamente mais pobre. Muito mais!

Para mim, investimento[bb] não tem relação com a sorte. Se eu tiver que torcer, apostar, então não é investimento, é jogo! Fica a dica: se você topar entrar nessa mesmo assim, faça como a foto que ilustra este artigo ou como a família que representa o produto no folder oficial. Cruze bem os dedos.

bb_shop = “submarinoid”;
bb_aff = “247523”;
bb_name = “fixedlist”;
bb_keywords = “cerbasi,dinheiro,investir,Bolsa de Valores”;
bb_width = “500px”;
bb_limit = “5”;

Crédito da foto para stock.xchng

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.