Home Internet Livro: Investimentos Inteligentes

Livro: Investimentos Inteligentes

por Conrado Navarro
0 comentário

Livro: Investimentos InteligentesLivro: Investimentos Inteligentes
Autor: Gustavo Cerbasi
Editora: Thomas Nelson Brasil
Páginas: 272
Preço médio: R$ 27,00
Livro 100% nacional!
Compre o livro no Submarino [clique aqui]

Para conquistar e multiplicar o seu primeiro milhão
Quando vi o livro, imediatamente me questionei: será que há espaço para mais um livro de investimentos, sobretudo de Gustavo Cerbasi? A dúvida surgiu porque ele publicou “Cartas a um Jovem Investidor” há menos de seis meses.

Gustavo Cerbasi é um dos autores de maior destaque na área de finanças pessoais. Não é por acaso. Dono de uma escrita muito simples e eficiente, ele trata do tema com naturalidade e muito otimismo, o que facilita bastante a compreensão de suas dicas e a prática de seus ensinamentos. Mérito de um jovem investidor que realmente investe nas pessoas.

Sempre que decido “investigar” um novo livro, faço três coisas simples:

  • Leio o sumário e procuro por importantes palavras-chave que tenham relação com o tema e com a atualidade;
  • Leio as orelhas, o resumo e as opiniões da contra-capa;
  • Abro em páginas aleatórias e procuro ler trechos da obra. Faço isso para buscar o uso de recursos (gráficos, figuras, citações) e para tentar compreender a forma de condução usada pelo autor (se ele usa exemplos, se narra histórias, se cria novos conceitos etc).

Não foi diferente com este novo livro do Cerbasi. Gostei da idéia de abordar aspectos cotidianos das finanças e investimentos partindo de perguntas e comentários de leitores e também da estruturação do livro, que facilita a leitura e a pausa em momentos estratégicos. No entanto, foi a leitura do resumo de “Investimentos Inteligentes” que muito me animou a lê-lo:

“Com as carreiras cada vez mais curtas e a vida cada vez mais longa, buscar a independência financeira é uma questão de sobrevivência. E qualquer pessoa pode alcançá-la ou mesmo chegar ao seu primeiro milhão se souber investir de forma inteligente – ou seja, escolhendo investimentos com os quais se sinta à vontade”

Repare no final do trecho citado acima: investimentos com os quais se sinta à vontade. Então este não é um livro que ensina este ou aquele truque sobre uma alternativa específica de investimento? Não. Mas então também não é um livro com referências técnicas complexas, destinadas somente aos que possuem mair habilidade matemática? Não. “Investimentos Inteligentes” é um livro para as pessoas.

O proveitoso contato com os leitores
O livro aproveita toda a primeira parte para abordar e responder diversas dúvidas de leitores do autor. Em mensagens enviadas por e-mail ou endereçadas a ele em suas palestras, diversas pessoas expõem seus medos e suas questões pessoais sobre dinheiro. Gustavo responde e cita atitudes importantes que podem fazer a diferença na vida de cada um destes leitores. Gostei, afinal isso mostra que a interação entre autor e leitor está também presente em obras de nicho fora da internet.

Mitos mais freqüentes entre os investidores inexperientes
Completa a Parte I um extenso material dedicado aos movimentos das pessoas diante das circunstâncias do mercado e da sociedade. Usando a abordagem humana que sempre diferencia suas obras, Gustavo identifica e comenta sete mitos comumente alimentados por inúmeros investidores de nosso país:

  • Mito 1: O Brasil é um lugar em que se ganha dinheiro facilmente;
  • Mito 2: O Brasil é um lugar difícil para se ganhar dinheiro;
  • Mito 3: Investimentos de risco são bons até que apareça uma crise;
  • Mito 4: Risco deve ser evitado ou minimizado;
  • Mito 5: Seu perfil não combina com certos investimentos;
  • Mito 6: É preciso ter timing para investir bem;
  • Mito 7: Sou um investidor bem-informado.

Alternativas e estratégias de investimentos
Como não poderia deixar de ser, há muitas dicas e exemplos interessantes sobre as alternativas de investimento disponíveis hoje no Brasil. O autor passa por todas as modalidades de forma bastante didática, embora não se aprofunde tanto e nem se arrisque a explicar seus pormenores operacionais. Há um capítulo sobre estratégias de investimentos através de fundos que traz ótimos exemplos e dicas.

Avaliação final
Não pude deixar de reparar que o livro foi separado em apenas duas partes. E gostei do fluxo da leitura proporcionado por esta decisão. A idéia de posicionar o leitor diante das dúvidas e mitos mais freqüentes (parte I) e então levá-lo a uma viagem pelas alternativas de investimento (parte II) é muito boa e ajuda na interpretação do todo. Notas:

  • Linguagem e narrativa: 9,5
  • Exemplos práticos: 8,5
  • Temas abordados: 8,5
  • Preço: 8
  • Custo/Benefício: 8,5

“Investimentos Inteligentes” não ensina quais os segredos do melhor investimento do mundo, mas nos ajuda a descobrir qual a forma de investir mais indicada para cada um de nós. Cerbasi não dá o peixe, ele nos ensina a pescar. Estas são algumas palavras usadas pela própria editora para resumir mais este ótimo trabalho de Gustavo Cerbasi. Recomendo!

Aproveite e confira outros livros de finanças pessoais e do autor Gustavo Cerbasi:

bb_shop = “submarinoid”;
bb_aff = “247523”;
bb_name = “fixedlist”;
bb_keywords = “cerbasi,investir dinheiro,ações”;
bb_width = “500px”;
bb_limit = “5”;

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.