Home Investimentos Insiders, informações privilegiadas e o mercado de ações

Insiders, informações privilegiadas e o mercado de ações

por Conrado Navarro
0 comentário

Insiders, informações privilegiadas e o mercado de açõesAnderson comenta: “Navarro, percebi que é muito comum notar, especialmente em tempos de crise, notícias sobre negócios realizados na bolsa de valores através de informações privilegiadas. O termo insider é amplamente usado pela mídia e por livros da área, mas confesso que não compreendo bem a lógica de suas operações. Investidores assim ganham por ter acesso antecipado a certas informações? Existem outras formas de manipular cotações e preços de ativos? Há fiscalização? Muito obrigado”.

Tratar da negociação de ativos é uma questão muito interessante. Enquanto a grande maioria dos investidores “compra e vende empresas”, muitos preferem “comprar e vender notícias”. Se há que as compre, é porque também existem aqueles interessados em vendê-las. Isso nos remete a um importante conceito inerente ao mercado de ações[bb] e à negociação de títulos: a Hipótese de Eficiência do Mercado, ou simplesmente HEM.

Deixando o “economês” de lado, a HEM está baseada na afirmação de que a cotação de uma ação reflete as informações disponíveis sobre a empresa que a emitiu. Segundo Fama (1970), três condições são suficientes para que a HEM se verifique na prática:

  1. Inexistência de custos de transação nas negociações de títulos;
  2. Disponibilização de todas as informações sem custos para todos os participantes do mercado;
  3. Concordância geral de expectativas entre os investidores, quanto aos efeitos das informações sobre os preços atuais das ações, assim como sobre suas distribuições futuras.

Perceba que tais condições, e conseqüentemente a verificação da HME, dificilmente são encontradas. Destaque essencial para o item 3, que pressupõe concordância e racionalidade entre investidores e negociadores de ativos. Como e onde ficam as reações emocionais, o medo e as decisões tomadas em meio a situações de grande volatilidade?

HEM e as informações privilegiadas
A rápida conceituação sobre a Hipótese de Eficiência de Mercado (HEM) é importante para que possamos compreender a obscura tática utilizada por investidores[bb] e analistas cujo interesse é manipular o sistema. Ora, se um dos pressupostos de justiça na negociação de ativos é a universalização da informação, usar informações privilegiadas significa trapacear, certo? Claro!

Mas, como assim? É simples. Suponha que duas empresas de capital aberto estejam negociando uma fusão. Enquanto a negociação é sigilosa – ou seja, a maioria dos participantes do mercado não sabe de nada -, apenas executivos e diretores tratam da questão. Se o desenrolar da conversa for positivo (a fusão estiver mesmo saindo), tais pessoas podem decidir comprar muitos papéis da empresa antes de divulgar a notícia da fusão ao mercado.

Eles montam suas posições, anunciam a mudança e ficam à espera de uma grande valorização, o que geralmente acontece. Trata-se de uso de informações privilegiadas, ferindo o princípio de acesso da informação por todo o mercado em um mesmo momento. Então, a discussão recai sobre outra questão: mas, o que é uma informação relevante, capaz de ser caracterizada como parte de uma mudança artificial das cotações? A CVM responde:

“Informações relevantes, doutrinariamente, são aquelas que podem influir de modo ponderável na cotação dos valores mobiliários de emissão da companhia, afetando a decisão dos investidores de vender, comprar ou reter esses valores”

Ora, mas se um diretor ou presidente de empresa sabe, por conta de detalhes internos da empresa e que passam por sua anuência, que a empresa sofrerá forte desvalorização, ele não pode simplesmente liquidar suas posições particulares e pular fora? Não, não pode. Parece simples, mas não é. A CVM tem uma força-tarefa que investiga compra e venda de ações[bb] em períodos de crise ou fusões, que também age quando vê um enorme volume de operações por parte de participantes relevantes do mercado. Acompanhe alguns casos:

Outras formas de manipulação
Existem ainda pelo menos outras duas formas de tentar manipular as cotações de ativos e ações, além do uso indevido de informações privilegiadas:

  • “Espuma”: Trata-se da divulgação de informações não verificadas e não confirmadas sobre determinadas empresas, com o único objetivo de tentar manter os preços em uma tendência ou simplesmente revertê-la;
  • Análises propositalmente erradas: Trata-se do uso de má fé por parte de analistas e instituições, indicando informações e recomendações artificialmente criadas a partir das “espumas” ou de interesses próprios. Segundo Luís Nassif, isto se dá principalmente pela falta de parâmetros para analisar tanto o desempenho de empresas da nova economia como de economias emergentes.

Pois é, segundo a CVM manipular informações e usá-las para ganhar mais (ou perder menos) é um ato ilícito e que merece severa punição. Infelizmente, em um mercado longe da eficiência (HEM), repleto de atitudes emocionadas e só explicadas através da moderna psicologia, descobrir tais fraudes nem sempre é fácil. Pena. Enfim, Hoje aprendemos mais sobre esta realidade. Que o novo conhecimento seja útil para sua formação de investidor. Útil no bom sentido, claro!

bb_bid = “74”;
bb_lang = “pt-BR”;
bb_name = “fixedlist”;
bb_keywords = “investir dinheiro,investidor,bolsa de valores,mercado de ações,TV LCD,PC”;
bb_width = “600px”;
bb_limit = “6”;

Crédito da foto para stock.xchng.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.