Home Finanças Pessoais Endividamento, cartão de crédito e o Ano Novo

Endividamento, cartão de crédito e o Ano Novo

por Ricardo Pereira
0 comentário

Endividamento, cartão de crédito e o Ano NovoO que você espera de 2009? Esperar não parece atitude reativa e acomodada demais? Você já está construindo o ano que vem, portanto, pergunto de outra forma: quais são os seus projetos de vida? Como pretende programar aquele velho plano de voltar aos estudos e conseguir finalmente alcançar alguns de seus sonhos? O que você tem feito, sob o ponto de vista financeiro e profissional, para poder chegar lá e desfrutar do sucesso com alegria e tranqüilidade?

Milhões de brasileiros começam a receber durante os próximos dias o tão aguardado 13º salário. Se este é o seu caso, quais são os seus planos para esse dinheiro extra? Pelo que converso com alguns amigos, a maioria já tem um destino certo: o pagamento de dívidas. Pois é, a decisão é sábia, mas passar ano após ano contando com o extra para sanar dívidas é irresponsabilidade demais.

Uma vida bem estruturada (com um controle eficiente) é o caminho mais claro e melhor para chegar a um ponto de equilíbrio no aspecto financeiro da família. São poucos os investidores[bb] de décimo terceiro salário. Por que? Sendo assim, que tal encarar o próximo ano de uma forma diferente?

Seja mais sincero com o seu bolso
Vamos lá, preste bastante atenção. Trate seu dinheiro e suas receitas de uma maneira justa e franca. Isso significa não desperdiçar a oportunidade única de aplicar seu dinheiro[bb] pensando em objetivos futuros e tratar cada centavo que entra no seu bolso com dignidade e muito respeito. Soa repetitivo, não é mesmo? Então comece a agir agora mesmo.

Descubra o gargalo por onde escapa sua felicidade financeira. Comece analisando sua conta corrente e dê especial atenção aos pequenos valores que todos os meses levam seu dinheiro para outros, para os bancos, para terceiros, empresas e etc. Por exemplo, não venha me dizer que você ainda é adepto dos títulos de capitalização. Se ainda está nessa, que tal ler esses artigos escritos pelo Navarro:

Outro grande vilão que costuma “levar embora” nosso dinheiro é o trato irresponsável que damos ao cartão de crédito. Chega de comprar mais do que a capacidade de pagamento. Ora, aprenda a pagar a fatura integralmente e aceite que os juros são sinônimos de desarranjo financeiro – além do que são exorbitantes e “detonam” com seu fluxo de caixa mensal. O rotativo do cartão é a famosa “bola de neve”. Conhece? Pois é.

Lembre-se também de negociar a anuidade e eventuais taxas de manutenção/utilização do cartão, valores que também levam alguns bons Reais do seu bolso. Também já escrevemos interessantes artigos sobre o assunto. Que tal resgatá-los e lê-los mais uma vez?

No programa Fique Rico, mantido e gravado pela TV Ideal, tive a oportunidade de discutir mais a fundo o assunto ao lado do colega Reinaldo Domingos, Presidente do Instituto de Educação Financeira DiSOP. Assista ao vídeo (clique aqui) e saiba o que o Dinheirama e um renomado especialista pensam sobre o dinheiro de plástico.

Será óbvio?
O importante é perceber que as despesas menores, aquelas que passam despercebidas no dia-a-dia, são a causa das dificuldades de muita gente. Os pequenos gastos se transformam em dor de cabeça porque acabam se tornando atos institucionalizados da família. A quebradeira aparece e quase ninguém a associa com o padrão de atitudes do cotidiano. O problema se instala e sobrevive.

Apesar da constatação ser óbvia, desmascará-la não é tão simples. Você deve ser capaz de mudar de atitude e contagiar a família com este novo espírito. E, claro, passar a gerir de maneira sensata esses valores, com controle, mais investimentos[bb], planos para o futuro, ação e, claro, educação financeira para você e todos aqueles que o cercam. Bom final de semana.

——
Ricardo Pereira é consultor financeiro, trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama.
Quem é Ricardo Pereira?
Leia todos os artigos escritos por Ricardo

Crédito da foto para stock.xchng.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.