Home Carreira Dedique-se mais a criar oportunidades

Dedique-se mais a criar oportunidades

por Bruno Biscaia
0 comentário

Dedique-se mais a criar oportunidadesSeguindo o método que já foi utilizado no artigo “O autoconhecimento e o que aprendem os internautas”, aqui mesmo no Dinheirama, abordarei o tema de hoje buscando fazer uma análise do nosso comportamento diante das oportunidades que a vida nos dá. Aliás, acredito que seria mais correto dizer que faremos, juntos, uma análise de como você escolhe as oportunidades[bb] que a vida irá lhe proporcionar e como se prepara para elas antes mesmo que elas existam. Criar oportunidades? Como assim?

Como já é de costume nos artigos que escrevo, inicio este texto com um gosto muito pessoal: o de trabalhar com a auto-reflexão. Você já se imaginou como dono de seu próprio negócio? Realizar um empreendimento dos seus sonhos realmente deve ser algo fantástico, não é mesmo?

Ou, se preferir, já se imaginou como um alto executivo de uma grande empresa? Por que não um funcionário público, aquele que enfrenta diversos concursos, alguns muito mais concorridos que os vestibulares de universidades públicas? Alguma vez isso já passou pela sua cabeça? Sim? Não?

Independentemente de sua resposta, aconselho que siga em frente com a leitura e que aproveite realmente esse momento para repensar a sua atuação pessoal e profissional e como você tem utilizado seu potencial[bb], afinal desde que nascemos somos preparados por nossos pais e pela sociedade para “termos um futuro”.

Quando nos tornarmos adultos, essa responsabilidade passa para as nossas mãos. Claro, já somos “grandes o bastante” para tomarmos as decisões que nortearão nossa vida. Mas, será que estamos mesmo preparados e atentos o bastante para essa realidade?

É fato que cada pessoa tem sua própria idéia de sucesso profissional, o que é ótimo e fundamental para uma vida mais feliz. Uns se imaginam crescendo dentro de diversas corporações, outros se imaginam desenvolvendo seu empreendimento, outros ainda se vêem crescendo em um sistema público de serviços e por ai vai.

A sua escolha dentre o enorme número de opções, dentro do raciocínio que aqui será criado, na verdade não importa. Acredito e insisto na idéia de que para ter acesso às diversas oportunidades que a vida nos dá é necessário estar fortemente preparado emocional, intelectual e fisicamente.

  • Qual o seu sonho ou meta profissional?
  • Você realmente tem se direcionado a tomar atitudes que o levem ao seu objetivo maior?
  • Você tem criado condições para o surgimento de novas oportunidades em sua vida?
  • Você investe tempo, dinheiro e energia na direção dos seus sonhos?

Expor os nossos pensamentos e o nosso modo de ver as coisas é realmente necessário e importante – além de reforçar o compromisso em vê-los realizados. Pense no sonho de um garoto que quer se tornar um grande nadador. Para isso, seu esforço terá de ser grande o bastante para nadar bem, mas só isso não basta. Ele terá que procurar os melhores lugares para treinar, trabalhar o aspecto do negócio (patrocínios, contratos etc.) e fazer alianças corretas.

Agora vamos pensar na carreira corporativa. Para isso, são necessários preparo acadêmico e prático – a soma de conhecimento e experiência. Mas, tão importante quanto isso, é desenvolver seu trabalho de forma a contar com mentores e também atuar como mentor de novas gerações – de forma a compartilhar conquistas e criar ambientes saudáveis e propícios para o crescimento da equipe[bb].

Temas como marketing pessoal, formação, perfil profissional e liderança podem ajudá-lo a compreender o diferencial de saber lidar com as exigências dos mercados competitivos – e isso vale para o esporte, para os negócios e para a vida em geral.

Para se destacar, direcione-se sempre no sentido de descobrir quais oportunidades você pretende criar para a sua vida ou que você quer que “a vida crie para você”. E com base nessa idéia, não perca tempo e se prepare para o grande dia! O texto implica uma mudança de atitude simples, mas nem sempre valorizada: passar a escolher nossas atitudes de forma a estar preparado para novos desafios.

Em outras palavras, é preciso desligar o piloto automático! E já que estamos falando de preparação, deixo aqui dois links que encontrei recentemente. Recomendo-os para leitores que, como eu, buscam sempre o aprendizado – ainda que pela internet:

Espero ter conseguido mostrar a você que somos nós os grandes responsáveis pelas nossas oportunidades. Sou um grande aprendiz, mas tenho certeza de que cada pequeno desafio vencido hoje, meu interesse em sempre superar minhas próprias expectativas e a dedicação em aprender e compartilhar me tornarão um profissional cada vez melhor. Será que aprendi a criar oportunidades? Até a próxima.

——
Bruno Biscaia
é estudante de Engenharia de Produção, interessado em finanças, em gestão de pessoas e em inovação. Atua diretamente com marketing na empresa júnior da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e edita a seção de Empreendedorismo do Dinheirama.

Crédito da foto para stock.xchng.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.