Avaliação: Contas On-LineHoje é dia da estréia das avaliações de ferramentas de controle financeiro. A idéia, como adiantamos em um artigo preliminar com a apresentação dos critérios, é oferecer aos leitores nossas impressões a respeito das muitas alternativas disponíveis hoje em dia para manter o dinheiro[bb] e o fluxo de caixa familiar sob controle. A primeira ferramenta a ser avaliada será o Contas On-Line, mantido e gerenciado pela empresa Lac Sistemas, de Alfenas-MG.

Contas On-Linewww.contasonline.com.br
Segundo definição de seus criadores, o Contas On-line é um Controle Financeiro On-line criado para controlar e equilibrar suas receitas e despesas. Ainda segundo informações do desenvolvedor, através dele você terá uma visão mais clara de suas movimentações financeiras e poderá tomar a decisão correta na hora de economizar ou realizar uma compra.

Estatísticas mantidas no site apontam que os usuários ativos da ferramenta já somam 3242. É um número respeitável e que representa a popularidade alcançada pela ferramenta em seu pouco tempo de vida.
Primeira impressão: o site é muito bonito e atraente, o que prendeu bastante minha atenção. Com uma interface simples, belas imagens e fonte adequada, o site sem dúvida “trata bem” seu primeiro visitante.

Ferramenta on-line? Mas como fica a segurança?
A principal questão levantada por muitos usuários diz respeito à segurança: será seguro manter os dados financeiros de uma vida em uma ferramenta totalmente on-line? Preocupado com isso, decidi buscar, no site do Contas On-Line, algum argumento que me tranqüilizasse.

Fiquei positivamente impressionado com a facilidade de navegação no site. Logo na página de apresentação estão dispostos links e botões para as principais áreas do site. Cliquei na opção “Dúvidas” e em seguida optei por ler as perguntas mais freqüentes (FAQ). Lá estava a resposta para a dúvida: “Como ficam meus dados na Internet, isso é seguro?” Em resumo, o site diz que:

“Seus dados com certeza estarão mais seguros que no seu computador, pois existem profissionais dedicados a esta tarefa em tempo integral, enquanto que na maioria das vezes um computador doméstico normalmente possui poucas medidas de segurança implementadas”

A empresa oferece seu endereço físico, dados de contato e telefone no site – o que muito poucos prestadores de serviço web fazem -, além de registrar o uso da Locaweb e seus serviços para hospedar os dados dos clientes. A transparência me faz crer no honesto uso da informação.

Apresentação
O site e a ferramenta são muito bem feitos sob o aspecto visual e de usabilidade. A interface proposta é simples e objetiva, nitidamente pensada no usuário leigo. Sistemas de controle financeiro precisam ser simples de usar porque a concentração do usuário deve estar dirigida à questão financeira e não à opinião sobre determinadas telas do sistema.

Neste quesito levo em conta apenas a parte gráfica da ferramenta, sua apresentação perante o usuário e como ele se sente ao realizar algumas operações. Os campos são bem apresentados, o português é bem escrito (apesar de ter notado alguns erros) e os botões são bastante intuitivos – ilustrados e em tamanho interessante.
Nota: 9

Curva de aprendizado
A tela inicial pós-cadastro é bastante completa e dá acesso às funções mais relevantes do sistema. Para uma ferramenta que se propõe a facilitar e ajudar apenas na gestão das despesas, a curva de aprendizado é bem simples – o que se traduz em grande facilidade de uso.

Apenas alguns cadastros e ajustes já permitem que o usuário comece a registrar suas despesas e possa, então emitir alguns relatórios. A curva de aprendizado se resume à necessidade de compreender a simples lógica da ferramenta: cadastre seus dados, os dados de suas contas, seus centros de custo (categorias), formas de pagamento e passe a realizar os lançamentos. A excelente página de Ajuda dá conta do recado.
Nota: 8,5

Funcionalidades
A ferramenta Contas On-Line traz o básico para quem deseja gerenciar seu fluxo de caixa, com destaque para:

  • Centros de Custos/Lucro: o cadastro de centros permite você classificar suas despesas e receitas em vários níveis, cadastrados da maneira que desejar.
  • Clientes e Fornecedores: você cadastra todas as informações de seus clientes e fornecedores, gerando uma lista de endereços e telefones.
  • Lançamentos Automáticos: com essa função você lança apenas uma vez suas contas mensais que o sistema gera automaticamente todo mês suas contas mensais como aluguel, faculdade ou salário.
  • Lançamentos Parcelados: permite você lançar automaticamente suas compras parceladas, lançando apenas o valor e a quantidade de parcelas.
  • Contas Bancárias: permite controlar o saldo de várias contas bancárias, visualizando o saldo total ou de cada conta separadamente.
  • Consultas e Gráficos: você visualiza seus lançamentos de várias maneiras, utilizando o filtro que desejar. Nas consultas você pode visualizar suas contas detalhadas, apenas o saldo ou o total recebido. Também é possível visualizar um comparativo mês a mês de seus gastos. Nos resultados da consulta, além dos dados também é exibido um gráfico.
  • Permissões de Acesso: é possível controlar os direitos de acessos de cada usuário individualmente para cada tela no sistema, permitindo alterar, consultar ou restringir o acesso.

No entanto, senti falta de duas coisas muito relevantes – e, sob meu ponto de vista, essenciais hoje em dia:

  1. Possibilidade de criação de um orçamento para cada um dos centros de custo, de forma a criar limites de gastos para cada item e exibi-los ao longo dos lançamentos do mês e em relatórios.  A idéia é criar faixas e objetivos de controle que possam ser consultados e que auxiliem o usuário a manter-se dentro das metas. Não basta registrar o que entra/sai, mas também controlar, limitar e avaliar – conceito básico de um orçamento;
  2. Módulo de gestão de investimentos, onde o usuário possa lançar, por exemplo, a evolução de suas aplicações, saldo em ações, fundos e títulos. Ter que usar duas ferramentas (uma para receitas/despesas e outra para invesimentos) pode desmotivar o usuário – como ocorreu comigo.

Nota: 6

Relatórios
Levando em conta as funcionalidades presentes, a opção de consultas e relatórios é bastante interessante. A metodologia para a listagem organizada dos dados é flexível, o que permite que o usuário use filtros para enxergar em detalhes sua evolução financeira. A interface organizada em forma de passos também facilita.

Senti falta de uma seção específica para a criação de gráficos – não a encontrei na tela de consultas. Seria interessante oferecer alguns gráficos básicos, como a representação visual dos gastos por categoria (gráfico pizza), a evolução do fluxo de caixa ao longo de um período (gráfico de linha) e etc.
Nota: 8

Suporte ao usuário
Este ponto merece destaque. Todos os meios de contato mostrados no site funcionaram – e bem rápido. O João Paulo, um dos responsáveis pela ferramenta, rapidamente retornou e-mails e foi muito gentil no contato telefônico. Além disso, as belas páginas de ajuda, os tutoriais e as vídeo-aulas tornam simples o aprendizado.
Nota: 9,5

Custo/Benefício
O meio de cobrança criado pela Lac Sistemas tem relação direta com o número de lançamentos mensais realizados no fluxo de caixa. O plano gratuito conta com limite de apenas 30 lançamentos – pouco para quem vai realmente lançar tudo o que recebe/gasta e pretende manter controle rígido das despesas. A partir dai, os preços sobem conforme a tabela abaixo:

Planos - Contas On-Line

Particularmente, acho os preços um pouco altos e o método de cobrança pouco usual. Talvez cobrar uma licença seja mais interessante. Talvez não. Também acho que o plano gratuito poderia começar com pelo menos 50 lançamentos, atraindo assim muitos novos usuários. Da forma como está, a ferramenta pode parecer cara ao usuário que avalia os planos antes de se cadastrar – e esta foi a opinião de três amigos a quem também pedi uma avaliação.
Nota: 7

Pontos Fortes – o que gostei

  • Interface bastante intuitiva e diferenciada;
  • Simplicidade no aprendizado do uso da ferramenta;
  • Excelente seção de ajuda, com vídeo-aulas e tutoriais bastante completos;
  • Sistema web, o que permite acesso de qualquer computador;
  • Ótimos filtros e opções de relatórios;
  • Opção de avisos por e-mail, útil para receber informações de contas vencidas ou por vencer;
  • Possibilidade de uso por mais de um usuário, inclusive com configurações de permissão de acesso, o que facilita para casais e/ou usuários corporativos;
  • Sistema rápido.

Pontos Fracos – o que não gostei

  • Faltam módulos de limites/acompanhamento do orçamento e gestão de investimentos e aplicações financeiras;
  • No meu Macbook, usando o Firefox, em vários momentos a tela congelava no momento em que diz “Carregando” e então ao tentar atualizar a página (usando o F5), o seguinte erro aparecia: “The page at https://www.contasonline.com.br says: Sys.WebForms.PageRequestManagerServerErrorException: An unknown error occurred while processing the request on the server. The status code returned from the server was: 0”. No Windows, seja no Internet Explorer ou Firefox, não tive problemas;
  • Os gráficos podem ser melhorados e merecem mais destaque na tela de consultas, com mais opções e, inclusive, alguns modelos já sendo apresentados também na página inicial (além daquele atual gráfico de barras);
  • Sistema de cobrança por transações. Uma estratégia de cobrança de assinatura comum para usuários domésticos e outra para usuários corporativos deve atrair mais gente. No meu caso, eu entraria no plano de R$ 20,00 mensais (algo próximo de R$ 200,00 anuais). O valor é alto – com ele é possível ter acesso a ferramentas mais completas;
  • Quando se realiza um cadastro, alguns dados e valores já surgem preenchidos. A idéia de já mostrar o sistema em funcionamento é boa, mas confunde o usuário. O ideal seria abrir o sistema zerado, com apenas categorias e centros de custo/lucro cadastrados e então criar um guia (wizard) para auxiliar o usuário nas tarefas básicas. Exemplos: 1) uma conta Itaú apareceu de cara no meu cadastro – eu não tenho conta lá; e 2) alguns valores já surgiram lançados em nomes de alguns fornecedores.

Screenshots – Algumas telas do sistema

Tela Contas On-Line
Tela principal

Tela Contas On-Line
Tela de lançamentos

Tela Contas On-Line
Tela de lançamentos – Realizando consulta

Tela Contas On-Line
Tela de cadastro de contas bancárias

Tela Contas On-Line
Tela de cadastro de formas de pagamento

Tela Contas On-Line
Tela de cadastro de lançamento automático

Obrigado e até a próxima.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários