Home Finanças Pessoais Independência financeira motiva 40% das mulheres a empreenderem

Independência financeira motiva 40% das mulheres a empreenderem

por Redação Dinheirama
0 comentário
Independência financeira, a liberdade e o dinheiro

Quatro em cada dez mulheres brasileiras (40%) apontam a independência financeira como principal motivo para começar a empreender. A informação é um dos resultados de uma pesquisa feita pela Serasa Experian. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (9/05) e trouxe mais dados sobre o empreendedorismo feminino.

O segundo motivo apontado pelas mulheres para que tivessem um negócio é a flexibilidade de tempo (29%). Em seguida, estão: fazer o que acredita (24%), ter renda complementar (21%) e ganhar mais (20%).

A pesquisa também mostrou que 55% das mulheres já conquistaram a independência financeira. Além disso, mais da metade (57%) têm sua renda total proveniente do próprio negócio. A pesquisa ouviu 446 empreendedoras brasileiras entre janeiro e fevereiro. Foram entrevistadas:

  • Sócias ou donas de micro, pequenas e médias empresas;
  • Empreendedoras individuais ou autônomas;
  • Trabalhadoras informais e profissionais liberais que trabalham por conta própria.

Independência financeira feminina

Entre os desafios que a mulher de fato encontra ao ter seu próprio negócio, estão o preconceito de fornecedores, parceiros e clientes e a dupla jornada de trabalho. As mulheres também dizem ter a sensação de receberem menos oportunidades que os homens no mercado de trabalho.

“As mulheres encontram no empreendedorismo uma forma de empoderamento. Ou seja, estar à frente de cargos de liderança é um passo importante para diminuir a desigualdade. No entanto, sabemos que se manter em um mercado competitivo e desafiador exige planejamento, tempo e recursos financeiros. Por isso, é fundamental que cada vez mais mulheres tenham a oportunidade de se preparar para ocuparem esses lugares”, disse Cleber Genero, vice-presidente de PME da Serasa Experian.

10 dicas para ajudar na sua independência financeira

1. Respeite os pequenos valores

Os pequenos valores certamente representam o quanto respeitamos o nosso dinheiro. Então, se queremos ficar ricos devemos prestar atenção a uma máxima fundamental.

Afinal, a subjetividade dos pequenos valores pode levá-lo a decisões equivocadas quando muito dinheiro estiver em jogo.

2. Crie e mantenha seu orçamento doméstico organizado e completo

Saber exatamente por onde anda seu dinheiro, quanto ganha e quanto gasta, te dará tranquilidade para dormir sossegado.

3. Aprenda a dizer “não” para você mesmo

O tempo é uma arma fundamental para que sejamos capazes de sustentar nossos sonhos e vivê-los de forma mais intensa e durável. Por isso, é importante lidar com a frustração e entender que é preciso dizer alguns “nãos”, até mesmo para você.

4. Defina prioridades

É quase sempre muito fácil enumerar aquilo que queremos atingir. Entretanto, o problema está em definir quando e como chegaremos lá. Assim, as prioridades costumam ser as grandes barreiras para um planejamento financeiro eficiente. Então, aprenda a definir prioridades com disciplina e simplicidade.

5. Não acredite em milagres financeiros

Promessas de retornos fantásticos, produtos diferenciados e que ainda não têm repercussão no mercado e dicas “de outro mundo” são fantasias. Costumo afirmar que a velocidade do meu dinheiro é aquela que eu posso gerenciar. Não acredite em milagres financeiros, invista naquilo que você entende.

6. Arrisque, mas conheça os riscos

Antes que você faça qualquer investimento, conheça seu perfil financeiro e os riscos envolvidos. Se estiver confortável com os riscos, arrisque. Caso contrário, mantenha seu dinheiro em investimentos mais conservadores.

7. Leia e se informe sobre dinheiro, finanças e economia em geral

Encontrar novas alternativas de investimento nem sempre é simples. Mas existem livros, canais no YouTube e sites que podem te ajudar.

8. Mantenha objetivos claros

Defina o que você quer, saiba quanto isso vai lhe custar e passe a compor o valor necessário para chegar lá. Uma TV, um carro, uma casa ou sua aposentadoria, não importa. Precifique, poupe, invista e compre à vista;

9. Entenda a lógica do dinheiro: juros

Quem não se dedica a conhecer o básico das finanças, paga juros. Por outro lado, quem compreende a lógica do dinheiro, recebe juros.

10. Pesquisar constantemente opções de investimento

Por fim, independente dos prazos estimados para atingir seus objetivos, reavaliar seus investimentos e negócios. Lembre-se sempre das suas prioridades e de como você se sente em relação ao risco.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.