Home Carreira Ainda temos muito a aprender sobre liderança!

Ainda temos muito a aprender sobre liderança!

por Bruno Biscaia
0 comentário

Ainda temos muito a aprender sobre liderança!Minha intenção hoje aqui é fazê-lo repensar sobre algumas atitudes que temos em nosso trabalho e em nosso cotidiano, quando em alguns momentos somos liderados e em outros temos a oportunidade de liderar. O que é ser líder para você? Arrisca dizer algo a respeito desse assunto? Fiz algumas pesquisas em livros e retirei algumas citações sobre as quais acho bastante interessante discutirmos melhor o tema.

Continue a leitura e aproveite o texto de hoje para refletir caso você seja o empenhado funcionário de uma empresa (em uma posição de liderança[bb] ou não) ou o dono de um empreendimento querendo ter melhores resultados não só nos lucros, mas também no desenvolvimento de sua equipe e no relacionamento com os clientes.

A função do líder
Gosto de pensar que o líder é um profissional que tem a função de inspirar as pessoas que estão à sua volta, com o propósito de que elas utilizem o seu próprio talento em prol dos objetivos e sucesso de sua organização. Para isso, é importante descobrir o melhor de cada um de seus colaboradores e mostrar a eles um motivo, isto é, um significado para que eles se comprometam com as metas da organização. Felizmente, não é preciso ser o chefe para ser um líder. Como você pode ver, em nenhum momento criei uma relação entre essas duas palavras.

“O líder impulsiona e movimenta processos, pessoas e idéias.”
Mario Sérgio Cortella e Eugenio Mussak, autores de “Liderança em Foco” (Editora Papirus, 2009)

Dessa forma, podemos dizer que a liderança não é uma função, assim como um cargo. Ela é desenvolvida de acordo com as suas vontades, expectativas e com sua real preocupação em fazer o seu trabalho com outras pessoas se tornar o melhor possível. Fico com a impressão de que esse papel de líder pode ser desempenhado por qualquer um de nós, desde que existam entusiasmo e força de vontade.

Incentive as pessoas a brilharem
Como líder, aprenda a distribuir o conhecimento. Não o guarde somente para você. Estimule e inspire novos profissionais e profissionais novos. Eles precisam de seu apoio.

“Ninguém se torna extraordinário sozinho, e uma característica predominante na vida dos que apresentam desempenho notável é o valioso amparo que receberam em épocas cruciais de seu desenvolvimento”.
Geoff Colvin, autor de “Desafiando o Talento – Mitos e verdades sobre o sucesso” (Ed. Globo, 2009)

Agindo dessa forma, você cria bons laços dentro da corporação e amigos para o que precisar no seu dia a dia. Imagine como seria bom se todos ajudassem os colegas e profissionais a se destacar em sua empresa? Com certeza, ela seria uma das melhores do mercado.

Acredite nas pessoas
Liderar é estar a todo o momento lidando com pessoas. E para que dessa relação resultem excelentes resultados, é preciso que todos tenham confiança em sua equipe. Quando você confere às pessoas a certeza de que elas são capazes de desempenhar a função por você esperada, você é capaz de aprender a trabalhar em grupo e entender que cada pessoa tem um papel importante dentro dessa equipe.

Não se permita ser um grande conflitante, ou seja, aquela pessoa, que encrenca por qualquer coisa. Evite as broncas. É importante focar-se no objetivo e ser flexível. Uma conversa bem tranqüila costuma ser bem mais produtiva do que qualquer tipo de bronca. Assim, tente ser mais aberto as necessidades de sua equipe.

“Isso ajuda a explicar por que algumas das empresas mais notavelmente inovadoras, como a 3M e a Google, deixam os empregados gastarem determinado período de tempo, em geral 10% a 20%, em qualquer projeto que eles achem pessoalmente atraente. Esses projetos nem sempre vão ajudar a companhia, há esse risco. Contudo, o benefício é que políticas de siga-seu-coração incorporam uma cultura de confiança que, como já foi observado, é uma importante contribuição para a criatividade, mas de adoção quase impossível para muitas companhias. É por isso que as empresas que adotam têm vantagem competitiva.”
Geoff Colvin, autor de “Desafiando o Talento – Mitos e verdades sobre o sucesso” (Ed. Globo, 2009)

A política de liberdade esbarra em um problema muito grande: a falta de comprometimento do funcionário. Por isso, preocupar-se em escolher a pessoa certa no processo de seleção é mais do que uma função sua, mas uma de suas maiores metas na empresa. Assim, é importante voltar as atenções à escolha de bons pretendentes para qualquer cargo ou ocupação. Aquela história de contratar alguém apenas para “preencher um espaço vazio” pode acabar se tornando um problema para você que o recrutou e para a sua empresa.

Comunique-se com clareza
Não adianta fundamentar que as pessoas precisam inovar se você não as estimula para isso. Mesmo que a mensagem por todos os corredores da empresa seja a de que a empresa precisa inovar, com ameaças veladas do tipo “caso isso não aconteça, ela perderá mercado e pessoas serão demitidas”. Cuidado, as pessoas passarão a ter medo de perder seus empregos e assim não conseguirão criar nada. Preocupe-se mais em passar uma imagem clara do que precisa ser melhorado e trate de estimulá-los para isso, agindo de forma a incentivar a liberdade com responsabilidade.

“Os líderes exortam as tropas a serem inovadoras, mas ninguém entende claramente o que isso quer dizer. Inseguros a respeito de para onde ir, não vão a lugar algum.”
Geoff Colvin, autor de “Desafiando o Talento – Mitos e verdades sobre o sucesso” (Ed. Globo, 2009)

O envolvimento
Voltamos novamente a falar de contratação. Perceba que esse momento em que selecionamos novas pessoas para compor a nossa equipe é uma das tarefas mais importantes do nosso cotidiano. Temos a oportunidade de separar o joio do trigo, preocupando-se sempre em notar quanta disposição a pessoa tem naquilo que faz.

Por isso, mantenha o foco em pessoas determinadas e dispostas a fazer algo diferente por sua empresa. Tente fugir daquela idéia de que o profissional se mantém motivado apenas com um bom salário e pouco trabalho.

“Acredito que não são os resultados que trazem a felicidade, mas sim que é a felicidade que traz os resultados. Felizes, vinculamo-nos uns aos outros e ampliamos nossa criatividade e competitividade. Com pouco fazemos muito. E com qualidade.”
Robert Wong, autor de “O sucesso está no equilíbrio” (Ed. Campus, 2008)

Que tal concorrer a até R$ 300,00 em prêmios?
O Dinheirama está com uma promoção exclusiva para seus leitores. Compre o livro “Vamos falar de Dinheiro?”, do amigo Navarro, através da loja virtual da Novatec, com 30% de desconto – digite o código DINHEIRAMA no campo de promoção – e concorra a vale compras no Submarino, Pen Drives, Livros de Negócios, Camisetas e Adesivos. Se você tem um blog, pode aumentar suas chances de ganhar e concorrer a outro vale compras exclusivo e exemplares do livro para sortear entre seus leitores. São vários os prêmios e as oportunidades de garantir conhecimento, informação de qualidade e aprendizado sobre finanças pessoais e investimentos. Aproveite! Conheça os detalhes desta promoção (clique aqui) e participe! Boa sorte!

Espero que o artigo tenha levado você a fazer boas e longas reflexões. Obrigado pela leitura. Aguardo seu comentário, logo abaixo, para continuarmos essa discussão. Até a próxima!

——
Bruno Biscaia
já atuou nos setores de Marketing de Eventos e de Planejamento e Controle da Produção. É estudante de Engenharia de Produção Mecânica na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e edita a seção de Empreendedorismo do Dinheirama.

Crédito da foto para stock.xchng.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.