Home Finanças Pessoais Simplifique e viva melhor usando o Método 5S

Simplifique e viva melhor usando o Método 5S

por Bernadette Vilhena
0 comentário

Simplifique e viva melhor usando o Método 5SEm meu dia a dia, costumo aplicar algumas ferramentas e metodologias que uso nas minhas intervenções junto às empresas. Posso afirmar que os resultados são positivos e animadores. Hoje trago para vocês a metodologia chamada 5S, um programa que tem impacto direto no comportamento das pessoas que a praticam e podem auxiliá-lo na importante tarefa de colocar suas contas em dia.

O 5S é uma metodologia criada no Japão, na década de 60, com o objetivo de melhorar o ambiente nas fábricas. Eles notaram que se tornassem o local de trabalho mais limpo e organizado, diminuiriam o desperdício, o número de acidentes e ainda teriam um aumento da produtividade. Assim, a implantação desse programa é um sucesso até hoje e é base para os programas de Qualidade Total[bb].

Aprendemos muito com a cultura oriental, principalmente sobre a importância dada às coisas pequenas do cotidiano. Vemos que é possível melhorar os padrões a cada dia, adotando práticas simples e tendo a persistência como lema. Essa metodologia tem como característica principal a facilidade de entendimento. Trata-se de um programa participativo e promotor da qualidade que provoca uma quebra de paradigma empresarial e pessoal.

O nome 5S vem de cinco palavras japonesas iniciadas com S: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. O quadro abaixo traduz para o português o conceito dessas palavras:

Método 5S - Sigla

Atualmente, educar para a sustentabilidade é uma necessidade e a adoção da prática do 5S nas empresas e na vida pessoal contribui para melhorar a vida no planeta. É um programa que leva o indivíduo a perceber que uma vida mais organizada, mais simples e sem desperdício traz muitos benefícios.

No ambiente físico, as melhorias são imediatas, mas o impacto de um programa bem executado é percebido também na mudança de comportamento de quem o pratica. É a busca pela melhoria da qualidade de vida[bb].

Alguns resultados práticos
Presenciei várias mudanças positivas nas empresas durante a adoção desse programa. O clima empresarial melhora devido a nova organização adotada, o número de desentendimentos diminui, pois cada um torna-se responsável por seu local de trabalho, o controle de estoque fica mais fácil e o financeiro se beneficia de menos erros e mais atenção.

Após a implantação dessa metodologia em uma empresa que atendi, um grupo de funcionários decidiu usar o ônibus para ir ao trabalho. Assim, eles contribuíram para a diminuição de CO2 – já que quatro carros ficaram na garagem – e tiveram tempo para colocar o papo em dia durante o trajeto. Uma das funcionárias desse grupo decidiu usar esse momento para voltar a ler livros! Vejam que não só a empresa ganhou vantagem com a adoção dessa prática, mas seus colaboradores também.

A praticidade como vantagem do programa
O programa 5S é muito prático. É necessária uma breve leitura de sua teoria e muita disposição para implantá-las. No ambiente doméstico, a prática é mais fácil devido a complexidade ser menor. Mas atenção: para que a metodologia funcione adequadamente é preciso o envolvimento de todos em casa!

Falarei sobre os cinco sensos de modo muito simples e com enfoque doméstico. Quem quiser saber mais sobre a o programa 5S, principalmente sobre sua aplicação nas empresas, recomendo a leitura de livros sobre o tema, principalmente os voltados para a Qualidade Total[bb]. Fique a vontade também para enviar suas dúvidas diretamente para mim através do e-mail vilhena@dinheirama.com.

Comece a fazer um 5S em sua carteira, em sua bolsa ou pasta de trabalho. Com certeza encontrará muito papel desnecessário do tipo panfleto de propaganda de orçamento dentário – que você nem sabe por que está ali, pois já tem seu dentista de confiança! -, ticket de supermercado, extrato bancário antigo, ingresso de um filme que assistiu há meses e por ai vai. Faça essa experiência! Garanto que além de liberar espaço, você dará muitas risadas ao constatar como guarda coisas inúteis! É uma terapia.

É importante falar que a palavra senso traz consigo a idéia de atitude e disposição para promover condutas de utilização, ordenação, limpeza, asseio e autodisciplina. Já se fala em outro senso, o Shittsokoku que se refere a persistência. Mais, já encontramos empresas que adotam o 7S e 9S.

Os Sensos

Senso de utilização – SEIRI
Consiste em separar e retirar itens desnecessários ou pouco utilizados no local a ser arrumado. Com isso, consegue-se a liberação de espaço e a identificação dos itens que possuímos. Aprendemos que guardamos muitas coisas desnecessárias para nós e que podem ser úteis para outros. Certamente, após essa fase o ambiente ficará mais leve proporcionando a todos um bem estar incrível.

Método 5S - Senso

Dica: procure praticar esse senso também em relação ao tempo que você dedica a ações que não agregam. Por exemplo, conversas fúteis e leitura de e-mails inúteis!

Senso de ordenação – SEITON
Este senso consiste em ordenar tudo o que foi separado. É o popular “cada coisa em seu lugar”, para facilitar o acesso quando for preciso. É aconselhável, nessa fase, o uso de etiquetas e pastas coloridas para facilitar a localização dos objetos. Usem de forma inteligente as gavetas, a estante, os armários e a mesa. O importante é que fique claro o local de cada objeto.

Por exemplo, utilize pastas para comprovantes bancários, declaração de imposto de renda e documentos. Organize também seus CDs e DVD[bb]s. Use a criatividade de acordo com sua necessidade e da sua família!

Senso de Limpeza – SEISOU
O sentido dessa palavra é retirar sujeiras. Este senso não se refere apenas em limpar o local e/ou objetos utilizados, ele vai além. É deixar o local e/ou objeto nas melhores condições de uso possível, não desperdiçar materiais e também preocupar-se com outro. Após a limpeza é importante dar um destino correto ao lixo retirado. Quando praticamos esse senso o modelo adotado é local limpo é o que menos se suja e não o que mais se limpa.

Senso de higiene – Seiketsu
O lar reflete a personalidade de quem mora ali. Este senso é voltado para o equilíbrio físico, psicológico e espiritual das pessoas. Além dos hábitos cotidianos de higiene e a adoção de uma vida mais saudável (alimentação, prática de esportes, lazer) é preciso atenção as condições intrínsecas presentes em cada um de nós.

Os passos anteriores proporcionaram uma condição de vida mais ordenada e simples e a conseqüência disso é mais tempo livre. Agora, este senso vem trazer o clima mais harmônico e saudável. A atenção aos relacionamentos é algo para ser avaliado e tratado com atenção nesse momento. É tempo de pausa para reflexão sobre como organiza a própria vida. É momento de desacelerar na procura por algo fundamental: a paz interior!

Senso de autodisciplina – Shitsuke
Este senso implica no esforço pessoal para sempre praticar os sensos anteriores. É a mudança de conduta gradativa em busca de formas melhores de cuidar de seu ambiente físico e de suas emoções. É o senso mais difícil já que implica mudança de hábito.

O principal é compreender a importância dessa metodologia e comprometer-se em buscar o melhor a cada dia. Os benefícios são a constância na autoanálise, aperfeiçoamento das relações e a manutenção do ambiente domiciliar.

Daqui pra frente, tudo pode ser diferente!
O 5S é um processo de educação e traz consigo a oportunidade de se conquistar mais qualidade de vida. Atitudes simples que, quando interiorizadas, provocam mudanças significativas. O mais importante é o que acontece dentro de cada um à medida que pratica os conceitos.

Você perceberá que seu cotidiano ficará mais simples e leve. Essa simplicidade trará mais tempo livre a serem dedicados às coisas essenciais da vida, como conversar com os amigos, estar com a família, fazer uma caminhada no final da tarde ou estar com a pessoa mais importante da sua vida: você!

Tente aplicar essa metodologia em sua casa e depois escreva-nos contando como foi! Uma ótima e produtiva semana para todos.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.