Home Finanças Pessoais Pensamento positivo em excesso faz mal?

Pensamento positivo em excesso faz mal?

por Bernadette Vilhena
0 comentário

Pensamento positivo em excesso faz mal?A escritora americana Barbara Ehrenreich fala, em uma entrevista para a Revista Istoé, que a corrente de pensamento positivo em excesso acaba atrapalhando a economia e deixando as pessoas culpadas e mais infelizes. Confesso que sou uma pessoa otimista por natureza e tenho certeza que o pensamento positivo traz inúmeros benefícios, conforme estudos realizados na área da física quântica – para citar apenas uma área.

Mas o ponto de vista da jornalista e escritora americana Barbara Ehrenreich (Revista Istoé, ano 32 número 2088) sobre autoajuda e pensamento positivo me fez refletir um pouco sobre esse tema. Ela vem na contra mão da onda positivista que costumamos ver e lança o livro “O Lado Ruim das Coisas: Como a Promoção Incansável do Pensamento Positivo prejudicou a América” onde fala que o excesso de positivismo atrapalha a política, a sociedade e a economia[bb].

Barbara Enrenreich foi colunista do “The New York Times” e da revista “Time” e já tem 20 livros publicados. Ela entrou em contato com o positivismo ao tratar de um câncer de mama há 8 anos atrás: em meio a essa situação difícil, tudo o que ouvia era que precisava ter pensamento positivo. Mas como? Sua indignação a levou a estudar o tema de forma mais abrangente e profunda.

“O melhor a fazer quando se recebe um diagnóstico de doença grave ou a perda de um emprego é encarar a realidade, descruzar os braços e agir rápido. Aí sim o resultado poderá ser muito positivo”

Ela alerta que o pensamento positivo pode ter um impacto negativo no financeiro das pessoas. Exemplo disso foi a crise financeira[bb] americana. Níveis mais altos do universo empresarial não acreditavam que algo de ruim poderia acontecer e muitos acabaram por não ouvir o alerta de seus funcionários, chegando até, em alguns casos, a demiti-los. O autoengano e o excesso de positivismo acabam chegando ao financeiro das empresas e isso pode ser perigoso. Também é comum muitas pessoas com condição financeira precária se endividarem acreditando que empréstimos são uma benção e que, com eles, conseguirão, milagrosamente, pagar suas dívidas.

A ideologia do pensamento positivo é americana e surge na metade do século XIX em oposição ao calvinismo, onde seus idealizadores tentavam mudar o pensamento “somos eternos pecadores miseráveis” para “somos um país de oportunidade e vamos pensar de forma diferente”. Mas, no século XX, esse pensamento  tornou-se uma forma diferente de culpar a si mesmo: “eu estou pensando negativo por isso minha vida está mal”, tornando as pessoas escravas da busca constante por fórmulas mágicas e do pensar positivo o tempo todo. Essa ideologia também tende a ser muito individualista.

“Os livros de autoajuda nunca perguntaram como os seus desejos podem entrar em conflito com os do outro”

Nos anos 80, o pensamento positivo ganhou força junto ao mundo corporativo. E um novo e lucrativo negócio surgiu: as empresas começaram a investir em eventos sobre motivação[bb], pois não queriam funcionários reclamando sobre o trabalho e pretendiam aumentar a carga de trabalho nas pessoas que não foram demitidas.

A autora diz que o Brasil tem algo especial: a alegria, o que pode ser constatado em pesquisas internacionais, diferente dos Estados Unidos, onde as pessoas precisam beber um pouco para agir assim.  A cultura brasileira preservou instituições e costumes onde o povo pode expressar a alegria coletivamente, como o Carnaval por exemplo. Ponto para nós!

Barbara entende que o melhor caminho é enfrentar a realidade e olhar para o mundo como ele é. Ver as oportunidades e riscos e buscar resolvê-los, nem de uma forma pessimista e nem tão pouco com excesso de otimismo. A entrevista é focada no comportamento do americano, mas nos provoca uma reflexão: qual o limite para o pensamento positivo? Você, caro leitor, o que achou das considerações dessa escritora? Você concorda que o excesso de positivismo acaba atrapalhando o dia-a-dia?

Crédito da foto para stock.xchng.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.