Home Investimentos Stop no mercado de ações: usar ou não usar?

Stop no mercado de ações: usar ou não usar?

por Marcelo Coutinho
0 comentário

Stop no mercado de ações: usar ou não usar?Como a intenção deste artigo não é filosofar sobre a clássica frase de William Shakespeare[bb] e muito menos tirar seu tempo, vou direto ao ponto: se você está em dúvida entre usar ou não o stop para se proteger das perdas, não tenha mais dúvidas. Use! E use sempre!

Costumo brincar dizendo que se eu pudesse mudar algo no mercado, tornaria o stop obrigatório em toda e qualquer operação. Tenho certeza de que se todos o usassem teríamos investidores amargando menos prejuízos, sendo mais seguros de si mesmos e, consequentemente, com mais dinheiro no bolso e mais felizes.

Alguns pensam que o stop é usado por quem não confia em seus trades ou, quiçá, por amadores que querem evitar grandes perdas. Mas a verdade é justamente o oposto disso. Não importa se você investe há 30 anos, se você sabe tudo sobre a bolsa ou se o seu índice de acertos é elevado, pois o mercado gosta de pregar peças.

Você conhece alguém que nunca tenha tomado um prejuízo? Eu não. Sabe aquele ditado “se não pode lutar contra o inimigo, alie-se a ele”? Pois bem, quem usa o stop faz isso. Incluí-lo nas suas operações é a melhor forma de se aliar ao implacável mercado[bb].

Quem não usa o stop se entrega ao descontrole emocional e sempre fica na esperança de achar que o papel vai reverter e voltar a subir. Mas até ver isso acontecer (quando acontece), o prejuízo já é aterrorizante o suficiente. O que falta para uma maior uma conscientização a respeito do stop é um processo de educação financeira.

Normalmente, o investidor[bb] abre sua conta na corretora apenas com seu CPF, RG, comprovante de residência e uma enorme vontade de ficar rico. Esquece-se – ou não é orientado corretamente – de que o estudo e a preparação são peças fundamentais para o sucesso.

Daí a grande restrição de muitos quanto à utilidade e eficiência do stop. Com o tempo, o investidor acaba aprendendo que usar o stop é, mais do que uma decisão inteligente, uma questão de sobrevivência – tanto contra as perdas como contra o descontrole emocional. Por que não acabar com este ciclo vicioso e começar a investir da forma correta? Ouça o podcast que o YouTrade produziu sobre a importância de usar o stop e bons negócios.

Crédito da foto para stock.xchng.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.