Home Internet Livro: Delivering Happiness

Livro: Delivering Happiness

por Bruno Biscaia
0 comentário

Livro: Delivering HappinessLivro: Delivering Happiness (Tradução: Entregando Felicidade)
Autor: Tony Hsieh
Editora: Business Plus
Idioma: Inglês
Páginas: 272
Preço: US$ 13,19

Olá, leitor. Hoje você vai ler a resenha de um super lançamento e ainda vai concorrer a um exemplar exclusivo. Trata-se de um livro que foi lançado hoje, dia 07/06, nos Estados Unidos. O blog Dinheirama correu atrás de duas cópias antecipadas do livro “Delivering Happiness” – uma das cópias para fazer esta resenha e a outra para sortear entre nossos queridos leitores. Assim inauguramos também as resenhas de livros internacionais. Aproveite!

O caminho para lucros, paixão e propósitos
Tony Hsieh é um norte-americano conhecido por ter transformado pequenas empresas em grandes e lucrativos negócios. Em 1996, fundou junto a seus amigos a empresa LinkExchange, que foi vendida para a Microsoft em 1998 por 265 milhões de dólares. Já em 2009, dez anos após se envolver com uma empresa chamada Zappos – primeiramente como conselheiro e investidor e posteriormente como CEO – surgiu a notícia: Amazon compra Zappos por cerca de um bilhão de dólares.

“Delivering Happiness” é um livro que trata, dentre outros assuntos, sobre o desenvolvimento do perfil empreendedor de Tony, suas ideias para fazer das empresas um lugar melhor para se viver e trabalhar e sobre como ele conseguiu, ao lado de seus sócios, construir negócios milionários. Tudo de forma a mostrar, por diversas vezes, os erros e os acertos que levaram tais empresas a atingir o sucesso. É possível perceber o interesse do autor em mostrar a versão real das histórias dele e da Zappos logo no inicio do livro:

Para quem enxerga por fora, as duas empresas parecem ter se tornado um sucesso da noite para o dia, mas muitos erros foram cometidos, além de muito aprendizado gerado, ao longo dessa trajetória. Muitas das minhas filosofias e abordagens foram moldadas através das experiências que tive ao me desenvolver

Empreendedorismo sem romantismo
Todas as pessoas que pensam em abrir uma empresa sabem que a realidade do dia a dia não é maravilhosa e muito menos fácil. Tudo exige muito trabalho e muita dedicação e, mesmo assim, muitas vezes o sonho de obter sucesso como empresário não se realiza. Trata-se de uma verdade.

Particularmente, sempre tive certa aversão àquelas histórias românticas sobre como uma pessoa teve um insight e criou um produto que mudou o mundo “de um dia para o outro”, sabendo exatamente quais passos deveria dar para chegar lá. E por isso o meu grande interesse por esse livro, pois ele aborda grande parte do processo de formação do empreendedor Tony e das empresas que ele liderou. Mas faz isso apresentando diversos erros bobos cometidos ao longo dos anos, além de fatos inesperados que mudaram o cenário ruim no qual as empresas se encontravam.

É importante chamar a atenção para o fato de que o livro foi escrito por um empreendedor norte-americano que estudou Ciência da Computação em Harvard; que quando garoto não precisava trabalhar para se sustentar; e que sempre recebeu estímulos de seus pais para ser o melhor em tudo o que fazia – embora, segundo o autor, ele não recebesse incentivo dos pais para ter a sua própria empresa e nem mesmo para ir atrás de dinheiro na adolescência.

Aprendizado através de experiências
Acredito que grande parte do conhecimento que adquirimos em nossa vida surge através das experiências que obtemos, das histórias que ouvimos e dos livros que lemos. Desde a sua infância, mesmo sem precisar, Tony se desdobrava para encontrar formas de ganhar dinheiro e de criar novas oportunidades: vendia limonada, broches, mágicas, jornais etc. A lista é grande. E isso tudo contribuiu para que, quando à frente de suas empresas, ele pudesse gerir sempre tendo em mente quais erros poderiam ser evitados no atendimento aos seus clientes.

Não aceitação da realidade e a necessidade de mudança
Percebo que grande parte dos empreendimentos bem sucedidos que surgem no mundo atual tem um propósito maior do que apenas obter lucro. Eles geralmente têm como objetivo mudar alguma realidade que incomoda seus criadores ou buscar algo que faça sentido para eles. Algumas passagens do livro abordam muito bem isso, repare:

  • Quando o autor abandona seu emprego e seu ótimo salário na Oracle para começar uma empresa com seu amigo de faculdade, pois estavam insatisfeitos com suas tarefas e com o ambiente da empresa na qual trabalhavam. Tiveram uma ideia na qual acreditavam e da qual gostavam;
  • Quando, após a LinkExchange ter sido vendida para a Microsoft por US$ 257 milhões, o autor se encontra sem a certeza do que realmente o faz feliz. Está confuso e percebe que a partir de então deve buscar algo que goste ao invés de algo que apenas lhe traga dinheiro. Com esse pensamento, quando se junta à Zappos, investe – de forma gradual e sem muita certeza de retorno – toda a sua fortuna para evitar que a empresa feche as portas, simplesmente porque aquela empresa o fazia feliz e fazia os seus funcionários felizes. Segundo Tony, o objetivo da empresa, não era apenas o de construir um negócio, mas construir um estilo de vida que entregasse a felicidade para cada um, incluindo seus próprios colaboradores.

Avaliação Final
O livro é ótimo em seu inicio por seus exemplos e por suas histórias que inspiram a quem está lendo. No segundo momento, o livro aborda, por vários ângulos, os momentos de dificuldade e de superação para a sobrevivência da empresa que no futuro viria a ser vendida para a Amazon. O interessante é poder se aprofundar nas aventuras do empreendedor, com seus altos e baixos, momentos de felicidade, angústia e sofrimento.

  • Linguagem e narrativa: 9,0
  • Exemplos práticos: 8,5
  • Temas abordados: 8,5
  • Preço/Disponibilidade: 6
  • Custo/Benefício: 8

Por fim, trata da necessidade e da importância de cada pessoa ter sempre a felicidade como seu principal ativo para o sucesso, seja como empresário ou como colaborador. A mensagem é clara: o importante para o Tony Hsieh é entregar felicidade, seja como for. Para saber mais sobre o livro, acesse o site oficial: http://www.deliveringhappinessbook.com

Promoção exclusiva no Dinheirama
Para concorrer a uma cópia antecipada do livro “Delivering Happiness”, em inglês, basta comentar em nosso espaço de comentários deste texto algo relacionado à felicidade no trabalho e no ato de empreender. Faça isso e torça para ser sorteado. Por favor, faça uso de nome e e-mail verdadeiros. O sorteio ocorrerá no dia 15/06/10. Obrigado pela leitura e boa sorte!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.