Home Internet Controle e disciplina: armas contra a contabilidade mental

Controle e disciplina: armas contra a contabilidade mental

por Ricardo Pereira
0 comentário

Controle e disciplina: armas contra a contabilidade mentalÉ muito comum notarmos os amigos e pessoas próximas tratarem a contabilização das despesas de uma maneira pouco organizada. Os gastos (principalmente os pequenos) vão acontecendo e o registro acaba sendo feito apenas na cabeça, de forma subjetiva e baseada na memória. Trata-se da contabilidade mental, extensamente abordada pelo Navarro no artigo “Contabilidade mental, perigo real”.

Fica claro que a contabilidade mental é nefasta para o bom andamento das finanças de qualquer pessoa e seu potencial destruidor está presente na vida das famílias independentemente de sua renda ou padrão de vida. Aliás, considero que as pessoas com renda maior estão sujeitas, se a contabilidade[bb] mental for seu único meio de gerenciar suas finanças, a surpresas mais desagradáveis.

Renda alta não garante sucesso financeiro
Pouco tempo atrás, conheci de perto a realidade de diversas famílias que possuem esse perfil. Altos salários, padrão de vida elevado, grandes possibilidades, endividamento excessivo e insucesso pela falta de disciplina em registrar a vida financeira de forma organizada e fiel. Uma pena.

Tudo o que fazemos na vida, seja uma rotina diária de exercícios, uma ação de caridade ou mesmo o controle de nossas finanças pessoais passa pela motivação e a disciplina. Trata-se de manter-se fiel aos objetivos e seus desafios. Os benefícios nem sempre são enxergados no primeiro momento, o que acaba sabotando a continuidade do planejamento. É preciso insistir.

Disciplina é indispensável
Ser bem sucedido nas práticas financeiras é uma atitude, uma decisão. Tal mudança passa pela insistência em buscar uma vida com disciplina[bb]. Sem drama, não se trata de nada radical ou que não lhe traga prazer. A idéia é justamente ao contrário: um controle razoável fará com que você tenha consciência de onde pode realmente ir, de forma mais inteligente.

Disciplina é uma arma fantástica e um instrumento amplo para encontrar o sucesso. A regra básica continua a mesma: não gastar mais do que ganha. Para colocar em prática essa regra, opte pelo controle efetivo, pelo orçamento financeiro. Quando confiamos apenas em nossa cabeça, sabotamos nosso futuro e nos colocamos à mercê do acaso e, logo em seguida, das dívidas.

Controle é fundamental
Se você tem facilidade com planilhas, faça seu controle da forma mais organizada possível. Lembre que a idéia é prever os gastos e não apenas anotá-los. Direcione suas fichas para que os gastos sejam planejados, aponte os gastos fixos também dos meses seguintes e faça previsões de receita e despesa. Sugiro a leitura do artigo “Fluxo de caixa, orçamento e controle financeiro”, também do Navarro.

Caso não tenha afinidade com computadores e planilhas eletrônicas, sem problemas, uma caderneta em papel já será suficiente para ter sucesso nessa proposta. Além de poupar, é importante entender que o fundamental é manter o rigor do planejamento. As papelarias e livrarias oferecem cadernos e agendas específicas para controle financeiro. Experimente-as.

Com o passar do tempo você perceberá como esse exercício mudará sua vida para melhor. Seu controle tornará suas decisões mais inteligentes e você encontrará o caminho natural para que o dinheiro[bb] seja fonte de soluções para a realização de seus sonhos futuros e não um sinônimo de problemas.

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.