Home Finanças Pessoais Vida a dois e a dificuldade de falar sobre dinheiro

Vida a dois e a dificuldade de falar sobre dinheiro

por Bernadette Vilhena
0 comentário

Vida a dois e a dificuldade de falar sobre dinheiroPor que é difícil falar sobre o dinheiro com seu(sua) parceiro(a)? Talvez a pergunta mais adequada seja: por que é difícil conversar quando a situação financeira do casal não está boa? Posso constatar pelos e-mails que recebo que a falta de diálogo focado nas questões financeiras é um problema para muitos casais. Penso que o primeiro fator que leva as pessoas a não falarem no assunto é o medo que sentem de mudar as estruturas existentes e comprometer o relacionamento[bb]. Sair da zona de conforto é um passo difícil mesmo quando não nos sentimos tão confortáveis assim!

Resolvi escrever esse artigo pensando nessas pessoas que me escrevem. Homens e mulheres angustiados buscando uma solução para a falta de diálogo familiar quando a situação financeira fica ruim. Não tenho a solução, até porque essa questão é comportamental e muito complexa para ser resolvida em algumas linhas.

O que respondo aos que me escrevem é que precisamos agir com Ternura, no Tempo certo e com Tenacidade. O principal é saber que o amor deve ser a base dos relacionamentos, pois são nesses momentos que a união deve ser fortalecida. Esse é com certeza o caminho, caso contrário sentimentos inferiores, como a raiva e o ressentimento acabam dominando a relação.

Muitos fatores levam um casal a terem dificuldades na hora de conversarem sobre as questões financeiras e a fazerem, juntos, um planejamento mensal. Como Gustavo Cerbasi[bb] diz em um de seus artigos, “cada um tem a sua maneira de lidar com dinheiro, não é difícil encontrar casais que não combinam nem um pouco nesse quesito. O resultado são brigas, discussões e até mesmo separações motivadas pela falta de planejamento financeiro”.

Pensando sobre as causas que levam muitos casais ao silêncio nas questões financeiras, principalmente quando a situação não é confortável, listo alguns aspectos comportamentais que observo em minha vida e em conversas com as pessoas sobre esse tema:

  • Não falar nos problemas é um modo fantasioso deles não existirem. Eles continuam existindo. Opção perigosa, pois quando passamos a viver esse silêncio, as dívidas viram uma bola de neve. Não ter controle sobre nosso mundo financeiro é a pior opção a ser feita;
  • Estilos de vida diferentes. Em alguns casais, esse aspecto é determinante no descontrole financeiro e pivô de muitas discussões. A diversidade é muito bem vinda e funciona quando há respeito e diálogo em busca de um denominador comum. Assim, o chamado “controlador ou pão duro” pode conviver sem problemas com “gastador”;
  • Exemplos de família. As experiências vividas na infância contribuem para formação de conceitos importantes em relação ao uso dinheiro e as diferenças nessa referência podem gerar atritos entre o casal;
  • Sentir-se refém. Quando a dependência financeira passa a ter um significado negativo, alguns comportamentos surgem, entre eles o medo de conversar sobre dinheiro e a aceitação do que o “provedor” decide sem questionamentos ou participação na tomada de decisões;
  • Rendas diferentes, conquistas diferentes e casais divididos. O problema nesse caso não é a diferença salarial e sim a falta de planejamento financeiro, de objetivos e decisões em comum.

O desafio de uma vida feliz a dois depende do esforço de ambos, cada um tem sua parcela de contribuição na construção de dias tranqüilos. Muitas vezes é preciso colocar os pés no chão e perceber que conto de fadas somente existe nos livros; na vida real não há espaço para ilusões e muito menos para a busca de seres humanos perfeitos.

Falo isso, pois existe uma tendência de idealização. Explico: acaba-se achando que o parceiro será capaz de atingir o modelo de príncipe ou princesa dos seus sonhos, colocando assim a solução dos problemas nas mãos do outro e aumentando o grau de exigência em relação a atitudes[bb] e comportamentos. Atenção! Tenho certeza que viver o real é muito melhor e capaz de surpresas incríveis.

Ao estabelecer uma relação estável, muitos acham que o parceiro também será um aliado na hora de pagar as contas e gerar receita. Nem sempre será fácil atingir esse modelo. Nesse sentido, a partilha das angústias e a educação financeira ajudam muito.

É preciso casar todos os dias. Lembre-se que é possível apaixonar-se pelo seu(sua) parceiro(a) várias vezes. As relações são dinâmicas e somos capazes de mudar para melhor quando quisermos. Falar sobre as questões financeiras com leveza é resultado de tudo isso. Abraço e felizes descobertas!

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.