Home Finanças Pessoais Ano Novo, velhas promessas, mesmos dilemas

Ano Novo, velhas promessas, mesmos dilemas

por Conrado Navarro
0 comentário

Ano Novo, velhas promessas, mesmos dilemasO ano de 2011 finalmente chegou e com ele a renovação de muitos votos de sucesso, paz, felicidade e realizações. Você provavelmente se comprometeu com importantes metas: vai reforçar a construção de sua marca pessoal, estudar mais, vai poupar mais, limpar seu nome, voltar para a academia[bb], recomeçar a dieta etc. Ótimo! Começar o ano de alto astral e compromissado faz bem para autoestima, motiva.

O que esperar de 2011 senão a realização de tais objetivos e a sensação de “missão cumprida”? Pois é, você é o agente de mudanças de sua vida e pode transformá-la a partir de simples intenções e alguma ação. Mas isso você já sabe, não é novidade. Por que, então, poucos são aqueles que conseguem atingir seus propósitos?

Porque falta cumplicidade. Não adianta querer limpar seu nome e livrar-se do endividamento se em sua família o consumismo beira o ridículo, transformando a relação conjugal em mero contato físico e o gasto em terapia. É preciso coragem para abrir-se perante as pessoas que você ama e praticar ações capazes de transformar a promessa em motivação (diálogo, desprendimento, paciência, carinho etc.).

Um objetivo lançado sem grande convicção cria perspectivas distantes, incapazes de motivá-lo a agir através das pequenas coisas. A família tem que querer mudar, unida e com a participação de todos. Cumplicidade é fazer muito também pelo conjunto da obra, não apenas pelo benefício pessoal. É quase invisível, mas o querer individual e o egoísmo na realização de sonhos só alimentam a descrença no futuro.

Porque falta “acabativa”. Prometer, começar, provocar é muito fácil, mas dar cabo das tarefas e perspectivas exige dedicação, perseverança e traz alguma angústia. Lidar bem com a frustração do dia a dia enquanto se constrói patrimônio é tão importante quanto definir bem as metas[bb] pessoais e profissionais. Ora, nem tudo acontece logo ou exatamente do jeito esperado. Quem tem calma, bom senso e contumácia alcança seus sonhos.

Quantas vezes você começou a ler um livro e não terminou? Observe sua estante e a quantidade de livros com marcadores nas mais diversas páginas, nunca no final. O que são as promessas de Ano Novo quando delas realizamos apenas parte e por pouco tempo? De onde surgem tantas justificativas para o não cumprimento da meta estipulada? Falta ir até o fim, fazer de verdade! Precisamos terminar o que iniciamos ou corremos o risco de sempre recomeçar. E só recomeçar.

Porque falta organização e cuidado. Encaro a organização como uma das facetas do respeito. Manter as coisas sob controle, cuidar daquilo que você compra e dos recursos que administra geram a sensação de valor agregado, do “fazer a diferença”. O respeito alimenta a motivação na medida em que cria um elo mais resistente entre o indivíduo, seus sonhos e seu poder de realização.

Insisto na necessidade de manter um mínimo controle das receitas, despesas e investimentos familiares. Dedicar tempo às tarefas administrativas do lar dá a exata medida do quanto elas são importantes como suporte para a realização de metas. Afinal de contas, administração não é responsabilidade apenas de administradores de profissão, chefes e executivos.

Aprendeu algo novo? Provavelmente não. A realidade apresentada neste artigo não passa de um retrato óbvio do cotidiano. Gente sem motivação, portanto sem realização. Pessoas acomodadas, portanto desanimadas. Brasileiros mal acostumados, portanto paralisados. Cidadãos resumidos a promessas, esperança e muita iniciativa, portanto dependentes das exigências da sociedade. Uma turma que não faz e se esconde nas mais esfarrapadas desculpas.

Concordo com o que escreveu Gustavo Cerbasi[bb], consultor financeiro, em recente artigo para o jornal Folha de S. Paulo: “Pare de sonhar e comece a realizar!”. O ano já começou, pare de prometer! Prefira encarar o desafio de agir, fazer mais, falar menos e finalmente colocar em prática o que é tão comum nos discursos desta época: a mudança. A necessária mudança.

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.