Home Internet Livro: Casos de Sucesso no Mercado de Ações

Livro: Casos de Sucesso no Mercado de Ações

por Rodrigo Silveira
0 comentário

Livro: Casos de Sucesso no Mercado de AçõesLivro: “Casos de Suce$$o no Mercado de Ações”
Autores: Geraldo Soares, Geraldo Soares Leite e Rafael Reis
Editora: Campus – Elsevier
Páginas: 192
Preço médio: R$ 44,00
Livro 100% nacional!
Compre o livro no Submarino [clique aqui]

Aprenda com quem venceu nas altas e baixas da Bolsa de Valores
Se você gosta de um livro com boas histórias e com relatos reais de sucesso, “Casos de Suce$$o no Mercado de Ações” pode ser uma ótima oportunidade para começar o ano com o pé direito na leitura. São quatro histórias de vida sob o olhar de operações feitas no mercado de ações, com altas, baixas e a construção de patrimônio.

Com muita perseverança, aprendizado, humildade e estudo, eles venceram! Suas trajetórias servem de inspiração para os iniciantes ou quem deseja aprender outras formas de investir. A leitura é muito agradável porque nos transporta para o dia a dia de pessoas comuns, gente que decidiu diversificar seus investimentos lado a lado com a qualidade de vida.

Os personagens são Ari Hilgert, Samuel Emery, José Otávio e Renato Rosseti, todos biografados de forma detalhada em relação às suas atitudes, comportamento enquanto investidor e decisões financeiras relacionadas à bolsa de valores e investimentos. O mais interessante deste livro é compreender que não existe uma fórmula mágica para a construção de patrimônio: cada um tem seu perfil, seu grau de aversão ao risco e sua estratégia para tomar a melhor decisão.

O Ari gosta de aços com índice P/L (Preço/Lucro) entre 5 e 10; o Samuel procura empresas de segunda linha com ações baratas; o José Otávio prefere ações ON de empresas privadas e com no mínimo cinco anos de exercícios contábeis registrados e publicados; e o Renato sempre troca informações com analistas experientes antes de escolher o ativo e a hora de comprar e/ou vender.

  • Você testaria sua sorte em uma única ação?
  • Colocaria todo o seu patrimônio em ações?
  • Compraria ações no dia seguinte ao ataque às torres gêmeas ou depois da crise do subprime?
  • Aplicaria antes da publicação do balanço?

“Casos de Suce$$o no Mercado de Ações” tenta responder a essas e outras perguntas de forma original, com argumentos baseados nas decisões reais de homens comuns. Não se trata de um livro técnico ou que ensina uma estratégia específica. Pelo contrário, conta a história de quatro investidores diferentes, cuja semelhança se dá apenas no foco, motivação e no estudo como catalisador das decisões financeiras.

Avaliação final
Diante de um mercado de ações ainda incipiente e com enorme potencial de crescimento, é normal encontrarmos uma profusão de livros tipo “como fazer”, “como operar”, “transforme-se em um investidor de sucesso”, sempre escritos por professores de finanças, traders ou consultores financeiros. Livros tipo “receita de bolo” que geram investidores muitas vezes ansiosos pelo lucro rápido e certo. A realidade é outra.

“Casos de Suce$$o no Mercado de Ações” é muito interessante neste sentido: é real e pessoal. É diferente porque trata do cotidiano de gente comum, fora do eixo Rio-São Paulo. Gente séria, que acumulou patrimônio e atingiu resultados excelentes, mas sem caráter elitista ou de alguma forma relacionada a informações privilegiadas, tacadas sensacionais ou fórmulas específicas. Vejamos as notas:

  • Linguagem e narrativa: 9
  • Exemplos práticos: 10
  • Temas abordados: 9
  • Preço: 6
  • Custo/Benefício: 8,5

Como principal mérito, “Casos de Suce$$o no Mercado de Ações” demonstra que “não há um método vencedor para o mercado acionário, mas vários, que estão diretamente relacionados à postura de vida de cada pessoa”. Se eu pudesse acrescentar algo ao livro, apenas somaria a história de uma investidora. Acredito que devem existir muitas mulheres bem sucedidas que construíram seu patrimônio também com o apoio do mercado de ações.

PROMOÇÃO E SORTEIO
Separamos dois exemplares de “Casos de Suce$$o no Mercado de Ações” para sorteio e queremos que você participe da promoção. Para concorrer ao livro você tem duas possibilidades (pode optar por uma ou pelas duas).

1) Pelo Twitter
Por aqui você participará de um sorteio. Quanto mais mensagens enviar, maior a sua chance de ganhar. Para participar você tem que seguir o @Dinheirama no Twitter e enviar a mensagem abaixo a partir de seu twitter pessoal:

Quer ganhar o livro “Casos de Suce$o no Mercado de Ações”? Siga @Dinheirama e RT msg: http://ow.ly/3OUMo – #sorteiodinheirama

2) Pelo fórum Dinheirama Social
Acesse www.dinheirama.com/social, faça seu cadastro/registro, acesse o tópico “Promoção – Livro Casos de Sucesso no Mercado de Ações”, na seção “Promoções e Sorteios” e então deixe um depoimento sobre como o Dinheirama, seus artigos, dicas e informações têm colaborado com o seu dia a dia. Pode ser sua história, um episódio, um aprendizado, o que você quiser. Aquele depoimento que nossa equipe julgar mais criativo e interessante será premiado com um exemplar do livro.
Importante: será considerado apenas um depoimento por leitor, portanto poste apenas uma vez. O depoimento precisa estar no local correto do fórum, conforme indicado acima.

O sorteio do Twitter e a divulgação do depoimento escolhido acontecerão no dia 15/02. Você tem mais de 10 dias para participar. Boa sorte!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.