Home Investimentos O que vale mais a pena, poupança ou fundo DI?

O que vale mais a pena, poupança ou fundo DI?

por Fabio de Almeida Lopes Araujo
0 comentário

O que vale mais a pena, poupança ou fundo DI?Com a queda da taxa Selic muitos investidores se perguntam sobre o que vale mais a pena: investimento em fundos DI ou em poupança? Trata-se de produtos diferentes, mas que são utilizados para propósitos similares. A planilha oferecida neste artigo auxilia as pessoas que buscam ter mais embasamento para tomar melhores decisões.

Planilha ExcelPlanilha de simulação Fundos DI e Caderneta de poupança – Clique aqui para fazer o download.

Como utilizar a planilha?
Insira valores para as 4 variáveis (explicadas abaixo) e a planilha mostrará o resultado da sua comparação.

As variáveis são:

  1. Rendimento da poupança: Insira o rendimento da poupança previsto para o ano (6,17% + TR). Para saber o rendimento histórico da poupança e da TR, consulte a calculadora do cidadão do BCB;
  2. Taxa Selic (meta): Insira o valor da Taxa Selic (consulte em www.bcb.gov.br);
  3. Taxa de administração do Fundo (ao ano): Taxa de administração do fundo de investimento DI. Sugestão: colocar a taxa do fundo de investimento em que investe atualmente ou simular valores entre 0,3% a 4,0%;
  4. Prazo de resgate do investimento: Clique na “caixa de listagem” para selecionar o prazo de aplicação do dinheiro. Isso afetará a tributação do rendimento das aplicações em fundos DI. Até 6 meses – 22,5% -, entre 6 meses e 1 ano – 20% -, entre 1 e 2 anos – 17,5% -, mais que 2 anos – 15%.

A planilha calcula, mostra e compara, por meio de um gráfico, o rendimento da poupança e o rendimento líquido do fundo de investimento. A diferença (em pontos percentuais ao ano) entre as duas modalidades de investimento é evidenciada numa tabela. Se o número for negativo, vantagem para a poupança, se for positivo, vantagem para o fundo.

Algumas informações básicas
O investimento em poupança é isento de Imposto de Renda (IR) para as pessoas físicas e não há cobrança de taxa de administração. Ou seja, o rendimento já é líquido. Atente apenas para a “data de aniversário”. Se o investidor sacar o dinheiro da poupança antes da data de aniversário da mesma, os juros daquele mês não serão creditados.

Já os fundos DI são fundos atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário) que tem o objetivo de acompanhar os juros de mercado. Há cobrança de taxa de administração e há a incidência de IR. Para esses fundos, a rentabilidade é diária. Atente para a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que incide apenas se os saques forem feitos com prazo inferior a 30 dias, de acordo com o número de dias da aplicação.

Conclusões
Portanto, é bom fugir de bordões tipo “a poupança não rende nada”. As informações sobre as regras básicas dos produtos proporcionam ao investidor compará-los e escolher a melhor opção para o seu caso específico. Recomenda-se colher alguns dados simples (taxa de administração do fundo DI do seu banco, por exemplo) e usar os próprios objetivos pessoais, como por exemplo “comprar um computador daqui um ano”, para usar os produtos de investimento adequadamente.

Planilha ExcelPlanilha de simulação Fundos DI e Caderneta de poupança – Clique aqui para fazer o download.

Importante: O autor prezou pela qualidade da informação, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

Aviso legal: Este trabalho não deve ser citado como representando as opiniões do Banco Central do Brasil. As opiniões expressas neste trabalho são exclusivamente do autor e não refletem, necessariamente, a visão do Banco Central do Brasil.

Foto de sxc.hu.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.