Home Carreira Oscar: 10 filmes que todo empreendedor deve assistir

Oscar: 10 filmes que todo empreendedor deve assistir

por Willian Binder
0 comentário
Oscar: 10 filmes que todo empreendedor deveria assistir

Oscar: 10 filmes que todo empreendedor deveria assistirApós a 85ª edição do Oscar no último domingo (24/02), grandes filmes voltam às nossas lembranças. O mais cobiçado e conhecido prêmio da indústria cinematográfica já premiou histórias tão magníficas e inspiradoras que fica difícil selecionar quais foram as mais notáveis.

“Lincoln”, de Steven Spielberg, conta a história de um dos mais celebrados presidentes dos Estados Unidos, que com sua liderança ferrenha vai atrás do que acredita ser o melhor para seu país. Uma cinebiografia marcante e épica que deve ser vista por amantes de história e, principalmente, empreendedores.

Durante as últimas décadas, empreendedores da ficção e histórias inspiradas no mundo real foram temas de grandes filmes hollywoodianos. De comédia a drama, as histórias narram a vida de pessoas determinadas a seguir o duro caminho do sucesso. Elas capturam os traços mais puros dos criadores de negócios – como paixão, dedicação e até mesmo obsessão.

Abaixo estão dez filmes premiados (ou nomeados) pelo Oscar que podem servir de inspiração para sua vida e carreira. Os filmes estão dispostos em ordem de lançamento. Vamos lá:

Cidadão Kane (1941)
O filme traz a ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. A história é também conhecida por ser uma biografia disfarçada do poderoso William Randolph Hearst, que interpreta o protagonista.

Rocky: Um Lutador (1976)
Sylvester Stallone deu vida a Rocky Balboa e ajudou a criar um dos maiores ícones do cinema mundial. Provavelmente você já assistiu a este filme, mas vale ver novamente, com outros olhos, a vida do lutador de boxe medíocre que tem a chance de enfrentar o campeão mundial dos pesos-pesados. Um clássico sobre dedicação, disciplina e superação.

Wall Street: Poder e Cobiça (1987)
Um clássico da década de 1980 estrelado por Michael Douglas mostra os bastidores dos grandes negócios da mesma época de lançamento do filme. A história destaca a busca pelo acúmulo de riqueza e a divisão de poder nas mãos de poucos e seletos indivíduos. Com atuações grandiosas, o filme tornou-se um símbolo no mundo dos negócios.

Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994)
Um clássico da década de 1990, o filme conta a história de Forrest Gump (Tom Hanks), uma pessoa de baixo QI que acaba se tornando um herói, interferindo decisivamente na história dos Estados Unidos em diversas ocasiões. Mais do que isso, a história pode ser vista como a trajetória de uma pessoa simples que, com seu esforço, consegue superar seus problemas individuais e vencer na vida.

Jerry Maguire: A Grande Virada (1996)
Cansado da postura desonesta entre os agentes de esportes na agência em que trabalha, Jerry Maguire (Tom Cruise) pede demissão de seu emprego e parte para uma nova empreitada. Ele inicia sua própria agência e foca todos seus esforços em seu único cliente. Uma verdadeira lição de determinação e trabalho pesado.

O Aviador (2004)
Estrelado por Leonardo DiCaprio e dirigido por Martin Scorsese, o filme mostra como foi a vida de Howard Hughes, um dos maiores inovadores dos Estados Unidos. Como um verdadeiro empreendedor, Howard atua em diversos negócios, de filmes em Hollywood à indústria de aviação.

À Procura da Felicidade (2006)
Chris Gardner é um pai de família que luta contra problemas financeiros vendendo aparelhos médicos que ninguém quer comprar. Ele finalmente encontra uma boa oportunidade de estágio, mas não recebe remuneração pelos serviços prestados. Sua persistência é inspiradora e a história nos mostra como as pessoas podem superar obstáculos e trabalhar de forma mais inteligente que seus concorrentes. Ele se torna dono de uma corretora e realiza muitos de seus sonhos.

Quem Quer Ser um Milionário? (2008)
Um filme que mostra como você pode criar sua própria sorte. Dirigido pelo reverenciado Danny Boyle, a história é sobre Jamal Malik Othman (Dev Patel), um garoto de origem pobre e violenta que lutou para conseguir seu emprego em uma empresa de telemarketing. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV “Quem Quer Ser um Milionário?” e sua vida tem mais uma reviravolta a partir desse ponto.

A Rede Social (2010)
A história é bastante conhecida: Mark Zuckerberg iniciou seu império online no dormitório, em Harvard. Estrelada por Jesse Eisenberg, a história conta a trajetória de uma simples ideia até sua maturidade como um dos maiores negócios da última década.

O Homem Que Mudou o Jogo (2011)
Billy Beane (Brad Pitt) tem à sua disposição o menor orçamento para salários de jogadores de toda a liga de baseball. Não bastasse isso, seus melhores jogadores estão sendo comprados por outros times maiores e mais competitivos. Com uma trama bem amarrada, o filme mostra a difícil missão de construir uma equipe vitoriosa com pouquíssimos recursos.

Que tal? Gostou? Falta algum filme nesta lista?
É uma tarefa injusta restringir uma lista de histórias inspiradoras a apenas dez filmes. Por isso, convido você leitor a colaborar com nossa seleção. Qual filme você diria que é indispensável para os negócios? Qual filme abriu seus olhos para um novo caminho em sua carreira?

Foto de freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.