Home Economia e Política Economia brasileira: destrinchando o PIB de 0,9% em 2012

Economia brasileira: destrinchando o PIB de 0,9% em 2012

por Alvaro Bandeira
0 comentário
Economia brasileira: destrinchando o PIB de 0,9% em 2012

Análise Órama - Clique para ler maisNa semana passada tivemos a divulgação do tão aguardado PIB (Produto Interno Bruto) do ano de 2012, sem nenhuma surpresa em relação à fragilidade da economia local. O PIB de 2012 mostrou expansão de 0,9%. Lembramos somente que em determinado momento do ano, quando uma instituição internacional citou que o PIB deveria crescer 1,5%, o ministro Mantega classificou a estimativa como “piada de mau gosto”.

Pois bem, pela ótica da produção, o PIB de 2012 foi afetado pelo encolhimento de 2,3% do segmento agropecuário, queda na indústria de 0,8% e encolhimento da indústria de transformação de 2,5%. Salvou-nos a construção civil, com expansão de 1,4% e eletricidade e gás com +3,6%. O segmento de serviços foi o “grande destaque”, crescendo 1,7%, e dentro dele serviços de informação com +2,9%.

Pela ótica da demanda, o grande destaque positivo ficou por conta do consumo do governo com alta de 3,2%, maior ainda que o consumo das famílias com expansão de 3,1%, isso mesmo depois de todos os incentivos de desonerações, reduções de impostos e crédito abundante e mais barato, sugerindo expansão do endividamento familiar.

O destaque negativo (e põe negativo nisso) ficou por conta do encolhimento dos investimentos em 4%. Nesse ponto, temos que destacar que os investimentos em relação ao PIB declinaram de 19,3% em 2011 para 18,1% em 2012, enquanto a poupança caiu de 17,2% para 14,8%.

Ora, a formação bruta de capital fixo e, portanto, os investimentos, são absolutamente essenciais para preparar o crescimento futuro. Em suas explicações sobre o PIB, o ministro Mantega reconheceu a fragilidade do ano, colocando a culpa na desaceleração econômica global e preferindo mostrar que o último trimestre do ano já indicou a retomada da economia brasileira.

Esqueceu-se de falar que os estímulos ao consumo não exercerão mais a força do ano anterior e o progressivo aumento dos impostos até meados do ano vão produzir retrações no segundo trimestre, junto com o elevado endividamento. Também esqueceu-se de citar que países concorrentes nossos tanto na América Latina como no mundo cresceram bem mais, incluindo aí o grupo dos BRICs.

Citamos o México, com crescimento em 2012 de 3,9% e inflação girando abaixo de 4%. Passou por cima também que perdemos a posição de sexta maior economia do mundo. Em toda América Latina, só conseguimos crescer mais que o Paraguai.

É bem verdade que em 2013 deveremos ter safra recorde de grãos. Porém, como escoar a produção de forma eficiente com nossas estradas caóticas e portos congestionados pela burocracia estatal? Não tem jeito. O PAC terá que salvar o PIB de 2013, apesar do enorme atrasado das obras.

De outra feita, com a inflação girando muito próxima do teto da meta, não há como utilizar a política monetária para estímulos adicionais. Aparentemente, a taxa básica de juros (Selic) chegou ao piso, e daí para frente o caminho será de alta ou estabilização forçada.

A presidente Dilma quer que a taxa de investimento expanda até 25% do PIB. Só que isso não se faz por mera vontade. A atuação dos bancos estatais (destaque para o BNDES) também tem limites e seduzir os empresários privados e estrangeiros demanda algum tempo e ações contundentes de demonstração do interesse em parcerias.

Não há de ser somente com discursos homogêneos das autoridades que conseguiremos agregar o segmento privado aos esforços de investimento. É bem verdade que o governo deu um passo atrás nas concessões, tentando melhorar retornos absurdamente baixos.

Resultado disso tudo, o ministro Mantega volta a divulgar suas projeções de que o país crescerá entre 3,0% e 4,0% em 2013, enquanto as projeções do mercado seguem cedendo, agora no patamar de 3,09%, segundo a mais nova pesquisa Focus do Bacen.

Lembramos ainda que o processo sucessório antecipado em nada ajuda o país, já que investimentos em infraestrutura, absolutamente requeridos, demandam tempo para surtirem efeito.

Nesse ponto seria oportuno lembrar frase de James Freeman Clarke, que dizia: “Um estadista pensa nas próximas gerações. Um populista nas próximas eleições”.

Convido-o a ler mais análises e conhecer melhor o trabalho que realizamos na Órama. Clique em www.orama.com.br e conheça excelentes opções de investimentos. Até a próxima.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.