Home Finanças Pessoais Aumento na renda: como não transformar o sonho em um pesadelo

Aumento na renda: como não transformar o sonho em um pesadelo

por Ricardo Pereira
0 comentário

Aumento na renda: como não transformar o sonho em um pesadeloTem se tornado muito comum o relato de leitores que passam por problemas relacionados ao aumento do poder aquisitivo. São pessoas que passaram a ganhar mais dinheiro e, da mesma maneira, elevaram o padrão de vida, passando a gastar mais. A sensação descrita por eles é de que “não adiantou tanto assim, porque continua difícil fazer sobrar e investir em coisas importantes”.

A verdade é que ganhar mais não é a solução para todos os problemas financeiros. Quando esse dinheiro extra chega às mãos de pessoas que não perceberam a importância do orçamento doméstico familiar e da realização de sonhos de consumo através de planejamento, ele não muda muita coisa – ganhar mais se torna apenas mais uma das desculpas que colaboram para mascarar a verdade.

Se você está passando por uma situação como essa, isto é, está prestes a receber uma promoção, ou mesmo uma fonte extra de renda, preste atenção a algumas reflexões.

É indispensável fazer seu planejamento financeiro

Muita gente ainda torce o nariz quando, durante as consultorias, indicamos a necessidade de realizar um planejamento eficaz. A maioria das pessoas ainda “gasta por conta”, não sabe exatamente o tamanho das despesas e vai consumindo sempre confiando na contabilidade mental.

Nós, do Dinheirama, criamos um software de finanças totalmente gratuito, seguro e fácil de usar. O Dinheirama Online (clique para conhecer) propicia que você controle suas despesas, receitas e defina orçamentos para tipos diferentes de gastos. No entanto, para que o controle funcione é indispensável que ele seja atualizado frequentemente.

Prefira pagamento à vista e com desconto

Quando elevamos nossa renda, é muito comum termos a impressão de que chegou o momento de consumir tudo o que não era possível até pouco tempo. Assim, quem já está pensando no dinheiro a mais que irá entrar aproveita e compra diversos produtos ou serviços de forma a parcelar o pagamento.

A soma de várias contas parceladas com a falta de planejamento é explosiva e cria problemas que costumam demorar a serem resolvidos. Opte por definir seus objetivos e aproveitar o dinheiro extra para investir, pagando sempre à vista e com bons descontos.

Não use o limite do cartão de crédito

Algo que também acontece com quem aumenta a renda é a melhora na análise do crédito, isto é, a renda maior se torna oportunidade de ter o crédito elevado, inclusive na ferramenta mais comum de crédito, o cartão. O cartão de crédito pode ser tanto um aliado como um grande inimigo do orçamento e você já sabe disso, certo?

Limite maior não quer dizer que você pode comprar mais! Quem e o que define essa situação é seu orçamento financeiro. É importante que a ferramenta cartão de crédito seja utilizada de uma maneira muito responsável, com especial atenção para sempre pagar a fatura em dia e evitar ao máximo a utilização do crédito rotativo.

Vale lembrar mais uma vez a necessidade de controle das compras também com o cartão de crédito. Saber exatamente como anda a fatura em momentos diferentes do mês ajuda muito no controle – o Dinheirama Online foi desenvolvido também para dar esse suporte com o cartão de crédito.

Reflita sobre a necessidade de poupar

É comum dedicarmos toda nossa energia às vontades de ter algo. Quando aumentamos a renda, essa vontade de ter mais e mais se torna um perigo para o bolso e para o futuro. Investir e planejar o futuro é importante, principalmente porque imprevistos acontecem e porque os desejos de consumo estarão sempre presentes.

A primeira ação importante que você precisa tirar o papel é criar sua reserva de emergência, de tal sorte que ela seja o suficiente para cobrir suas despesas por no mínimo seis meses (o ideal são 10 meses). Após formar sua reserva de emergência, comece a programar o futuro, investindo sempre uma parcela de suas receitas mensais.

Também é importante aumentar o leque de conhecimento e estudar um pouco mais sobre finanças e economia. Vivemos em um país que começa a oferecer juros baixos para o investidor, por isso, dê especial atenção na busca de informações por investimentos também em renda variável.

Renda maior, responsabilidades idem

Quem já passou por essa realidade de aumento na renda e hoje se encontra em dificuldades, com muitas dívidas, precisa ajustar o orçamento. Será necessária redução imediata do padrão de vida, com cortes de despesas que não sejam indispensáveis. As despesas que serão enxugadas serão o combustível extra para quitar as dívidas e começar uma nova vida.

É hora de agir com responsabilidade. Grande abraço e até a próxima.

Foto de freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.