Home Economia e Política Sonegômetro: quanto o país perde por sonegação de impostos

Sonegômetro: quanto o país perde por sonegação de impostos

por Willian Binder
0 comentário

Sonegômetro: quanto o país perde por sonegação de impostosO Sindicado dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) lançou, na última quarta-feira (05), um placar online que mostra quanto o Brasil deixa de arrecadar diariamente em decorrência da sonegação fiscal.

A ferramenta, batizada de Sonegômetro, está disponível para acesso na internet através do site www.sonegometro.com e serve como apelo para que os brasileiros entendam quanto o país perde com golpes para burlar imposto.

Para chamar mais atenção à causa, o Sindicato circulou com um painel móvel com o placar da sonegação fiscal pelas ruas de Brasília. “O objetivo é atrair a atenção da população para uma questão tão importante, de forma inusitada”, diz o comunicado oficial.

A contagem

Desde 1º de janeiro, a contagem da sonegação está operando e, até a data de edição desta publicação, a ferramenta já ultrapassou os R$ 170 bilhões. De acordo com os cálculos da instituição, com esse valor seria possível construir mais de 120 mil quilômetros de estradas asfaltadas.

O presidente da Sinprofaz, Alan Titonelli Nunes, alega que a campanha tem como objetivo reforçar a necessidade de uma reforma tributária e o combate à sonegação.

Segundo Alan, a alta carga tributária brasileira (36% do PIB) e a percepção de que os serviços prestados pelo governo com o dinheiro arrecadado são insuficientes fazem com que os impostos sejam vistos pela população como algo nocivo.

“Isso é um equívoco”, diz. “Como o sistema tributário brasileiro incide mais sobre o consumo e não sobre a renda e o patrimônio, a sonegação acaba prejudicando muito mais quem tem uma renda menor”, reitera Alan.

Nunes ainda argumenta sobre a sonegação entre as camadas sociais. Segundo ele, quem ganha até dois salários mínimos paga 50% dos seus rendimentos em tributos, enquanto quem ganha acima de 30 salários mínimos paga cerca de 26%. “Não são os mais pobres que conseguem sonegar, mas os mais ricos”, afirma.

Para o presidente do sindicato, se a sonegação diminuísse a carga tributária poderia ser reduzida em 20%.

Impostômetro

O lançamento do Sonegômetro também pode ser visto como uma companhia ao já famoso Impostômetro (clique para ver o placar online). Essa ferramenta mostra quanto o brasileiro já pagou em tributos desde o primeiro dia do ano.

Na data de edição deste artigo, o Impostômetro marcava mais de R$ 688 bilhões. O site ainda mostra que com esse valor era possível comprar mais de 25 milhões de carros populares no país.

Fontes: InfoMoney | UOL. Foto de freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.