Home Finanças Pessoais Brasileiros não ligam para investir e fazer poupança

Brasileiros não ligam para investir e fazer poupança

por Willian Binder
0 comentário

Brasileiros não ligam para investir e fazer poupançaA maioria dos brasileiros não tem o costume de guardar dinheiro, mostra pesquisa divulgada pela Serasa Experian na última sexta-feira (07). O estudo apontou que sete em cada dez brasileiros não têm o hábito de poupar e ainda que metade dos brasileiros desconhece as vantagens de se manter essa rotina.

A pesquisa foi realizada pelo Ibope, a pedido da Serasa, em 142 cidades do país. Mais de 2.000 pessoas, todas maiores de 16 anos, foram entrevistadas.

O estudo mostra que 69% dos brasileiros não poupam. A falta de interesse pode ser explicada pelo desconhecimento das vantagens financeiras de uma aplicação. Mais da metade dos participantes (52%) não sabia ou não informou corretamente quanto teriam em uma aplicação financeira, após um ano, se investissem R$ 100 com juros.

Dos 48% que responderam corretamente (R$ 102), a maioria tem curso superior e renda mensal acima de dez salários mínimos – o que pode nos mostrar mais uma vez a importância da educação.

O consumismo ataca novamente

O levantamento ainda aponta que 35% dos brasileiros sentem mais prazer em gastar imediatamente do que em poupar e 30% dos entrevistados confessam comprar por impulso.

Estratégias de economia e conseguir descontos no pagamento à vista não está nos planos de 38% dos entrevistados, que optam pelo parcelamento, de acordo com a Serasa Experian.

Por fim, através da pesquisa foi possível visualizar que as condutas não variam de acordo com a classe social, renda ou escolaridade. Moradores do Sul do país, entretanto, declaram ter mais controle sobre as finanças do que aqueles que vivem em outras regiões.

O consumo é um assunto que levanta muitas discussões, principalmente quando estamos falando de finanças pessoais. A base de artigos sobre o assunto aqui no Dinheirama é vasta e sugerimos a leitura para quem quer se informar ainda mais (clique aqui para ver).

Outros temas como planejamento e investimento também apresentam inúmeros artigos e considerações que certamente irão auxiliar em seu processo de aprendizado e controle financeiro.

Nós separamos alguns artigos relacionados aos temas. Confira abaixo:

Fonte: UOL. Foto de freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.