Home Finanças Pessoais Pacotes bancários padronizados passam a valer a partir de 1º de julho

Pacotes bancários padronizados passam a valer a partir de 1º de julho

por Willian Binder
0 comentário

Pacotes bancários padronizados passam a valer a partir de 1º de julhoAs novas regras para cobrança de tarifas por serviços bancários e operações de crédito e de câmbio começam a valer a partir de 1º de julho. A medida, que faz parte do Plano Nacional de Consumo e Cidadania, foi lançada no Dia do Consumidor, mas só no início do próximo mês entrará em vigor.

Para atender à resolução nº 4.196 do Banco Central (BC), os bancos serão obrigados a oferecer três pacotes padronizados de serviços prioritários. O objetivo é facilitar a vida do consumidor que com a transparência dos valores cobrados pelos bancos pode comparar a melhor opção para suas necessidades.

“As instituições financeiras deverão deixar bem claro que a contratação dos pacotes é opcional, além de oferecer um rol de serviços gratuitos em vigor desde 2010”, explica Marta Aur, assessora técnica do Procon-SP.

Em outras palavras, as informações disponibilizadas pelos bancos devem ficar mais claras e visíveis ao público, tanto nas agências físicas quanto nos sites das instituições.

Os clientes têm direitos a alguns serviços gratuitamente na abertura de conta depósito e, a partir de 1º de julho, não serão mais obrigados a contratar pacotes que ofereçam serviços adicionais junto aos gratuitos.

No contrato de abertura da conta também deve estar em destaque a opção do cliente pelos pacotes oferecidos. Sobretudo, o banco precisa disponibilizar para consulta as informações sobre o pacote de serviços contratado, seja pela internet ou por outro meio de comunicação com o cliente.

A resolução ainda estabelece total transparência no momento da contratação dos serviços padronizados e, por isso, as nomenclaturas de cada pacote serão padronizadas para facilitar o entendimento do consumidor quanto aos seus direitos.

“Os bancos deverão discriminar os valores dos reajustes das tarifas, se houver, e fornecer o descritivo dos pacotes bancários”, aponta Marta.

Caso haja o descumprimento de regras por alguma instituição financeira, o cliente pode, a partir de julho, fazer a denúncia diretamente ao BC que é responsável pela fiscalização das normas ou registrar a reclamação junto a órgãos de defesa do consumidor.

Abaixo está a tabela com as três novas opções de pacotes bancários do Banco Central:

Conta depósitos à vista

Movimentação com cheque e cartão

Tabela I

Quantidade incluída
por mês* 

Tabela II

Quantidade incluída
por mês*

Tabela III

Quantidade incluída
por mês* 

Valor individual

(R$)

 Confecção de cadastro – – – X
 Folhas de cheque 2 5 10 X
 Saque 4 6 8 X
 Extrato dos últimos 30 dias 4 6 6 X
 Extrato de outros períodos 2 4 4 X
 Transferência por DOC/TED 1 2 3 X
 Transferência entre contas na própria instituição 2 4 6 X
 Valor total cobrado X

* Além dessas quantidades, podem ser utilizados gratuitamente: 10 folhas de cheque, 4 saques, 2 extratos dos últimos 30 dias e 2 transferências entre contas na própria instituição.
Fonte: Banco Central

Posicionamento dos bancos

Bradesco – Contatado pela redação do iG, o banco informou que ainda avalia o assunto e que não tem detalhes de como oferecerá os novos pacotes ao consumidor.

Itaú – A instituição também não tem detalhes sólidos sobre os novos pacotes. Para o iG o banco informou que “está em fase final de formatação de seus pacotes para atender a resolução do Banco Central”.

Banco do Brasil – O banco foi a primeira instituição a oferecer as três novas opções de pacotes, já disponíveis em seu site.

Santander – A instituição divulgou um comunicado ao iG informando que, “de acordo com o disposto na resolução 4196 do Banco Central, oferecerá os pacotes padronizados a partir de 1º de julho”. Assim, as tabelas devem aparecer no site do Santander a partir da data.

Caixa Econômica Federal – O banco também já divulgou a tabela com as novas opções em seu site.

Fonte: iG. Foto de freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.