Home Mercados Dinheirama Entrevista: Sandra Blanco, Consultora de Investimentos da Órama

Dinheirama Entrevista: Sandra Blanco, Consultora de Investimentos da Órama

por Ricardo Pereira
0 comentário
Dinheirama Entrevista: Sandra Blanco, Consultora da Órama

Dinheirama Entrevista: Sandra Blanco, Consultora de Investimentos da ÓramaEstamos entrando na reta final do ano e se podemos afirmar com algo com certeza, é que 2013 está sendo um ano de muitos desafios para o investidor. Inflação em alta, aumento de juros somados à grande desconfiança do mercado em relação ao governo foram alguns itens que deram o que falar até agora.

Em agosto, entretanto, as notícias parecem melhorar. A inflação começou a recuar e o mercado de ações, que acumulava perdas, parece ensaiar um movimento de recuperação. Nesse cenário de grande incertezas, contamos mais uma vez com a presença da Sandra Blanco, Consultora de Investimentos da Órama.

Sandra tem mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro e orienta investidores como consultora de valores mobiliários autorizada pela CVM desde 2004. É autora dos livros “Mulher Inteligente Valoriza o Dinheiro” (Ed. Qualitymark) e “A Bolsa para Mulheres” (Ed. Campus).

Conversei com a Sandra sobre o destino do mercado, os melhores investimentos e também sobre a reabertura do Órama SPX Nimitz, o fundo de investimento que até o momento apresenta bons resultados. Acompanhe a entrevista e no final registre seu comentário.

Sandra, uma das perguntas mais recorrentes que recebemos é o que o investidor deve levar em consideração no momento de escolher um fundo de investimentos. Em sua opinião, quais itens devem ser avaliados?

Sandra Blanco: Como o que mais importa é o resultado, o primeiro item a ser avaliado é o histórico de rentabilidade, que deve ter pelo menos três anos e estar acima da média do mercado. No histórico deve-se verificar também os maiores e menores retornos que ajudam a avaliar o segundo item: o risco do fundo, medido pela volatilidade, que deve ser compatível com o perfil do investidor e horizonte de tempo para a aplicação. O terceiro item importante é a equipe de gestão.

Os melhores fundos do mercado são geridos por profissionais experientes, qualificados e reconhecidos. Há outros dois itens, mais técnicos, porém bastante relevantes: o processo de investimento, que pode ser entendido como a organização e a sequência das tarefas executadas, e o controle de risco, que são os procedimentos adotados para evitar surpresas negativas.

A Órama vai reabrir o Órama SPX Nimitz, o fundo que em 2013 rende 10,4%. Conte pra gente um pouco mais sobre essa novidade e também comente, por favor, porque a composição deste fundo se mostra uma ótima alternativa para os investidores.

S. B.: O Fundo ÓRAMA SPX Nimitz apresenta um excelente resultado desde que foi lançado em dezembro de 2010, acumulando quase 40% de rentabilidade contra um CDI de 27% neste mesmo período. O Fundo está fechado para novas aplicações há um ano com o objetivo de manter a eficiência da gestão.

Contudo, durante este tempo, a SPX ampliou sua estrutura e acrescentou novos profissionais ao seu quadro, o que possibilitou uma abertura para captar mais R$ 750 milhões.

No dia 28 de agosto, o Fundo abrirá esta janela de aplicação e logo em seguida irá fechar novamente. Por isso, esta é uma oportunidade única de investimento, principalmente neste momento de instabilidade econômica, no qual o Fundo vem entregando uma excelente rentabilidade.

Falando especificamente sobre a estratégia do Fundo, o ÓRAMA SPX Nimitz possui uma carteira bastante diversificada e opera em diversos mercados do mundo. Assim sendo, é um produto para o investidor em busca de retornos elevados e com horizonte de longo prazo. Suas estratégias são baseadas em cenários macroeconômicos construídos a partir de análises detalhadas das principais economias da América, Europa, Ásia e Oceania, e estas são atualizadas diariamente conforme indicadores, expectativas, notícias e pronunciamentos de líderes políticos e analistas.

Num momento em que o mercado internacional oferece oportunidades com maior potencial de ganhos, aproveitar a reabertura do Fundo ÓRAMA SPX Nimitz é uma excelente opção. Se você tem interesse, recomendo que já entre em contato com a equipe da ÓRAMA para agendar a sua aplicação, pois, conforme comentei, o Fundo tem um limite para esta aplicação e irá fechar novamente assim que atingi-lo.

Outra dúvida constante que recebemos é sobre o trabalho que os gestores independentes de fundos realizam. O que os diferencia em relação aos gestores que trabalham nos grandes bancos de varejo?

S. B.: Gestores independentes dedicam-se exclusivamente à gestão de fundos. São profissionais qualificados que empregam as mais modernas estratégias de investimentos para alcançar os melhores resultados para suas carteiras.

Eles aplicam a maior parte dos seus recursos nos mesmos fundos de seus clientes, o que demonstra o alinhamento de interesses, que é a principal diferença deles em relação aos gestores dos bancos de varejo.

Falando agora sobre o mercado, muitos investidores estão apreensivos e com dúvidas sobre em que investir neste momento de mercados instáveis. Qual a sua indicação para estes investidores?

S. B.: Momentos de mercados instáveis geram distorções nos preços dos ativos e excelentes oportunidades de investimento, porém não é fácil para o investidor comum detectá-las. Assim sendo, sugiro que invistam através de fundos de gestores independentes, profissionais focados e especializados que analisam e acompanham o mercado 24 horas por dia e que possuem avançadas ferramentas de análise e controle de risco.

Há fundos para todos os perfis de investidores e para os mais diversos objetivos. Convido-os a conhecer os Fundos ÓRAMA.

O Ibovespa ensaia uma recuperação no mês de agosto. O investidor de fundos de ações e de Bolsa tem razões para acreditar que teremos um final do ano melhor?

S. B.: Há grandes chances do Ibovespa recuperar parte das perdas acumuladas até o final deste ano. Aqueles que investiram em produtos selecionados e mantiveram a disciplina já estão colhendo bons resultados, pois não sofreram grandes prejuízos.

Os gestores dos fundos estiveram durante todo este tempo fazendo adequações em suas carteiras e aumentando posições em boas empresas que vão gerar bons retornos daqui para frente.

Quanto ao investidor que compra ações diretamente, não é possível traçar uma perspectiva, pois depende das posições que possuem.

Falando agora sobre aquele investidor mais conservador, sabemos que muitos brasileiros ainda relutam em abandonar a Caderneta de Poupança. Em sua opinião, por que isso ainda acontece e porque o investidor deveria começar a avaliar outras oportunidades para alocar seu dinheiro?

S. B.: O brasileiro tem um forte apego à Poupança porque sempre escutou dos pais e avós que este era um bom produto e, principalmente, seguro. Contudo, nos últimos tempos, o mercado brasileiro avançou muito e atualmente há produtos muito melhores para investir com segurança.

O mercado é muito mais transparente, conta com a regulamentação oficial da CVM e com regras adicionais da Anbima. Falando de produtos mais rentáveis e tão conservadores quanto a Poupança, na ÓRAMA temos o ÓRAMA Cash DI, um fundo referenciado de baixíssimo risco, com liquidez diária, e com rendimento superior à Caderneta de Poupança, mesmo descontando o Imposto de Renda.

A estratégia do Fundo é seguir a variação do CDI e sua expectativa de retorno é de 95% do CDI. Com a Selic (taxa básica de juros) em alta, o ÓRAMA Cash DI é uma opção ainda mais atraente.

Sandra, agradecemos mais uma vez por seu tempo é sempre um prazer tê-la aqui no Dinheirama. Deixe uma mensagem final para os nossos leitores.

S. B.: Eu que agradeço o convite e a oportunidade de contribuir para a educação financeira dos leitores do Dinheirama. Sobre minha mensagem, diria que o importante é investir sempre e ter disciplina, mesmo em momentos de baixa, pois nessas horas que surgem excelentes oportunidades de ganhos futuros. Investir em fundos de gestores independentes é a opção mais adequada para qualquer perfil.

Qualquer dúvida, você pode enviar uma mensagem para mim através do canal “Fale com a Sandra” no site da ÓRAMA.

Foto: divulgação.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.