Home Economia e Política Economia brasileira: vertente para explorar

Economia brasileira: vertente para explorar

por Alvaro Bandeira
0 comentário
Economia brasileira: vertente para explorar

Economia brasileira: vertente para explorarQuem acompanha minimamente a conjuntura econômica local identifica problemas de diversas naturezas.

Nossas contas públicas são maquiadas com frequência, a dívida bruta não para de crescer, há déficit em conta corrente não coberto por ingresso de investimento externo direto (IED) e nossa balança comercial está com déficit de US$ 4,6 bilhões no sétimo mês do ano, podendo seguir assim pelo resto do ano.

Nossas empresas perderam competitividade internacional, os investimentos privados se contraem, a carga tributária é pesada e existem graves gargalos de logística em todo o país.

O governo ainda produz algum investimento via instituições, mas também acaba escolhendo que setores e empresas serão privilegiadas, elegendo assim vencedores e perdedores. Há ainda constantes mudanças de política e marcos regulatórios, o que só amplia desconfianças.

Outros resultados dessa política casuística e administração por susto também são colhidos. A inflação não cede pelos gastos expansionistas de governo, o PIB não cresce como deveria e o Banco Central não é livre para prover políticas monetárias adequadas, já que aumentos de juros agravariam ainda mais o crescimento econômico.

Diante de todos esses fatores seria quase inevitável que os desequilíbrios aflorassem com maior intensidade contaminando todos os mercados.

A baixa credibilidade nas políticas de governo produziram pressões sobre o câmbio e sobre a estrutura da taxa de juros, obrigando o Banco Central e Tesouro Nacional a realizarem operações coordenadas, interferindo com vigor no câmbio e juros, para retirar a volatilidade e conter escaladas altistas.

Pois bem, é nesse ambiente que temos que realizar nossos investimentos. Ambiente quase hostil para quem não domina as idiossincrasias econômicas ou dos mercados de renda fixa e variável. Seria preciso enorme dedicação, quase impossível para quem tem outros afazeres.

Não é por outra razão que insistentemente sugerimos a assessoria de agentes de investimentos de confiança dos investidores e a entrega de boa parcela dos recursos de investimento para instituições gestoras de grande conhecimento dos mercados e agilidade para investir e avaliar corretamente as aplicações a cada momento e/ou cada mudança provocada no mercado local ou internacional.

É nesse contexto aparentemente adverso que os gestores de recursos mais eficientes se sobressaem. Há sempre espaço nos mercados para boas estratégias e, com o cenário local prejudicado e economias em expansão no exterior, fundos que aplicam recursos em commodities, moedas e ações de outros países; ganham força.

Em nossa família de fundos Órama disponibilizada para aplicações, temos alguns com essas características como o Órama Gávea Macro, do conhecido Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, e o Órama IP Participações, que estão obtendo bons resultados nesse ano complicado.

Seria oportuno comparar a performance dos fundos e reavaliar suas estratégias de aplicação, sempre observando a propensão ao risco e tendo presente que retornos devem ser buscados com horizontes de longo prazo. Obrigado e até a próxima.

Foto financial graphs, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.