Home Carreira Como criar uma cultura de confiança e credibilidade em sua empresa

Como criar uma cultura de confiança e credibilidade em sua empresa

por Ricardo Gulko
0 comentário
dinheirama-destaque-criar-cultura-confianca-credibilidade-empresa

dinheirama-post-criar-cultura-confianca-credibilidade-empresaEm serviços e consultoria é fundamental a confiança e credibilidade criada por meio de valores e virtudes. A virtude da confiança é algo pessoal envolvendo nível e capacidade de confiar. Tais virtudes estão contidas na chamada “Equação Confiança”, que se refere à credibilidade, intimidade e (baixa) auto orientação.

É virtuoso ter alguém que diga a verdade, que se comporte de forma confiável para manter possíveis confidências e que esteja atento às necessidades dos outros. É importante saber que as pessoas precisam assumir a responsabilidade pessoal pelo seu próprio comportamento em torno de confiança, pois só assim a organização será capaz de criar uma cultura baseada nela.

Os valores de confiança institucional conduzem as relações externas da organização, a liderança, a estrutura, as recompensas e os processos-chave. Os valores de uma organização baseada na confiança estão refletidos em quatro princípios de confiança:

  • Foco;
  • Colaboração;
  • Perspectiva de médio a longo prazo;
  • Transparência.

Uma organização que defende esses valores trata os outros com respeito, tem uma inclinação para cooperar com parceiros, possui um viés em direção a um período de tempo mais longo e compartilha informações.

Organizações baseadas na confiança levam seus valores muito a sério. Caso a sua organização nunca tenha despedido alguém por violação de valores, por exemplo, então você pode ter sido incrivelmente bem-sucedido em sua contratação, desenvolvimento de pessoal e em estabelecer a cultura certa.

Dois dos aspectos mais importantes para inspirar e implementar tais valores e virtudes são: liderar pelo exemplo e gerenciar com sabedoria e não por métricas.

Falaremos no próximo artigo sobre como liderar pelo exemplo. Você gostou das ideias apresentadas em relação à cultura da confiança? Convido você a compartilhar sua opinião no espaço de comentários abaixo. Obrigado e até a próxima.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.