Home Finanças Pessoais Consulta ao décimo terceiro salário do INSS está aberta

Consulta ao décimo terceiro salário do INSS está aberta

por Redação Dinheirama
0 comentário
décimo terceiro salário - inss - tomaz silva - agencia brasil

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro salário. O procedimento pode ser feito tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, como pelo site gov.br/meuinss.

O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este será o terceiro ano seguido em que os segurados do INSS receberão o décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19.

Antecipação do décimo terceiro salário

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipará a injeção de R$ 56,7 bilhões na economia. Desse total, R$ 28,35 bilhões correspondem à primeira parcela, referente à competência de abril, que será paga entre o fim de abril e o início de maio. O restante corresponde à segunda parcela, da competência de maio, a ser paga no fim de maio e início de junho.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

O Ministério do Trabalho e Emprego esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil, não têm direito a décimo terceiro salário.

Como aproveitar seu décimo terceiro salário

O final de ano e o início Ano Novo são sempre cheios de gastos:

  • Presentes de Natal;
  • Viagem de férias;
  • IPVA, IPTU;
  • Renovação de matrículas; e
  • Compra do material escolar.

Por isso, o consumidor deve avaliar bem o orçamento para decidir o que irá fazer com o décimo terceiro salário. De acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos, o ideal é que o benefício chegue como um bônus para realização de satisfações pessoais e início de uma poupança.

Contudo, desde que o 13º foi criado, nos anos 60, “muita gente o aguarda ansiosamente para cobrir o desequilíbrio financeiro. Há quem recorra aos bancos que oferecem antecipação desse recurso como uma forma para quitar dívidas ou amenizá-las”, segundo ele.

Pagar as dívidas com o benefício é na verdade combater apenas o efeito do problema financeiro. De fato, a família precisa de educação financeira. O educador financeiro recomenda que o endividamento seja resolvido com o próprio salário. Ou seja, reduzindo os gastos.

Definindo os gastos

Para que você saiba exatamente quanto se pode gastar sem ficar endividado, a dica é definir os gastos. “Mesmo quando é necessário entrar em um financiamento, é importante avaliar se as parcelas, de fato, caberão no orçamento. Assim, é preciso levar em conta todas as outras despesas e demais sonhos de curto, médio e longo prazos”, explica o educador.

Antes que você vá às compras, faça um diagnóstico da sua situação financeira. Dessa forma, faça uma lista de todas as despesas fixas e variáveis para descobrir o comprometimento dos seus ganhos com as dívidas. Assim, fica mais fácil cortar os gastos supérfluos.

Esteja dentro dos seus padrões

Além disso, é importante que o consumidor faça escolhas que estejam dentro do seu padrão de vida. “Pesquise os melhores preços de presentes e itens da ceia e das festas, experimente estipular um valor máximo para gastar com cada item e peça desconto”, sugere Reinaldo.

Poupança

Aqueles que não estão endividados podem aproveitar o décimo terceiro salário para iniciar uma reserva e manter a prática de poupar.

Para quem já tem perfil investidor, o décimo terceiro salário é oportunidade para incrementar o investimento. Uma sugestão é usar 50% para alguma aplicação que a pessoa já possua. E os outros 50% podem servir para planejar um salto em direção à sua independência financeira. Por exemplo, investir em previdência privada.

Você já sabe o que vai fazer com seu décimo terceiro salário? Vai investir essa grana ou a usará para pagar dívidas acumuladas durante o ano?

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.