Home Carreira Paciência e persistência para resultados no longo prazo

Paciência e persistência para resultados no longo prazo

por Juliano Marlous
0 comentário
dinheirama-destaque-paciencia-persistência-resultados-longo-prazo

dinheirama-post-paciencia-persistência-resultados-longo-prazoQuando eu estava no final do primeiro ano do colegial, em 2008, me fiz uma pergunta que algumas vezes ainda me faço até hoje. Lembro que estava no ônibus do colégio vontade para casa.

Parado no trânsito na Rodovia Presidente Dutra, no trecho de São José dos Campos, olhando pela janela e refletindo sobre a vida me perguntei: “Será que eu cresci do ano passado até hoje?”.

Tive a curiosidade de parar e pensar um pouco nisso. E continuei pensando sobre o assunto por vários dias. A resposta imediata que obtive foi que eu não tinha crescido nada em um ano.

Há algumas semanas, revi um professor com quem tive aula há 2 anos atrás. Ele me perguntou se estou usando algum tipo de “bomba”, pois reparou que cresci muito (fisicamente) desde a última vez que me viu.

Claro que não ando usando nenhum tipo de “bomba”, aliás, sou completamente contra essas coisas. Sou a favor de uma vida saudável e por isso tenho praticado exercícios físicos, entre eles musculação, nos últimos anos.

A parte curiosa é que eu não reparei que ganhei massa muscular nesse tempo. Mas alguém que me conheceu anteriormente e me viu hoje notou essa diferença.

Por que estou falando disso? Porque isso demonstra que nós não reparamos em nosso crescimento. Não da forma que os outros reparam.

Trabalhamos duro, dia após dia em nossos projetos, mas, muitas vezes, não vemos resultados instantâneos no que fazemos. Leva um certo tempo até que nossos projetos comecem a mostrar resultados. Essa evolução é parte de um processo.

No caso do projeto musculação, são alguns anos “levantando ferro” e cuidando da alimentação até que você repare que está fazendo progresso. E essa filosofia vem se aplicando em tudo na minha vida.

Se eu for parar hoje e fazer a mesma reflexão que fiz em 2008, aquela de quando estava no ônibus do colégio, perceberei que cresci bastante nos últimos anos.

Ah, e não foi crescimento físico apenas não, mas também no sentido de estar mais confiante em mim mesmo, me importar menos com opiniões irrelevantes, ter adquirido mais conhecimento técnico, ter ganhado saúde, qualidade de vida e estar evoluindo com os meus projetos

Uma vez ouvi uma frase que não me lembro da autoria. Mas dizia algo do tipo: “Não sei quanto progresso fiz hoje, mas sei que estou mais próximo de meus objetivos do que ontem.

Trabalhar diariamente em nossos projetos, independente de quais sejam eles, é o caminho pelo qual devemos percorrer para alcançar nossos objetivos e realizar nossos sonhos. Os resultados, muitas vezes, demoram para aparecer. É preciso insistir!

Algumas vezes pensamos estar trabalhando sem obter resultado algum. Temos a sensação de estar nadando contra a correnteza, em mar aberto, sem sair do lugar. Paciência e persistência são os principais fatores que nos ajudam a passar por esta fase.

Com o tempo os resultados vão aparecer. Empreender não nos traz resultados imediatos. Empreender é um grande caminho. Aproveite este caminho e divirta-se. A jornada é a recompensa. Os resultados são consequência.

Foto “Man fishing”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.