Home Finanças Pessoais Educação financeira infantil: quanto vale um afeto?

Educação financeira infantil: quanto vale um afeto?

por Bernadette Vilhena
0 comentário
dinheirama-destaque-afeto-crianças

dinheirama-post-afeto-criançasCostumo frequentar uma pracinha muito agradável perto da minha casa. Um local com árvores, academia ao ar livre e parquinho para as crianças. Ponto de encontro de amigos, bebês, crianças e pais.

Outro dia, eu e meu marido estávamos sentados em um banco dessa praça e um diálogo me chamou a atenção. Como educadora financeira, certos assuntos ou palavras me mobilizam com muita facilidade. Vícios da profissão? Provavelmente!

Uma garotinha de uns três anos chama o pai e pede para ele comprar um balão para ela. O pai se inclina em direção a filha e fala: “O que você tem que fazer para que o papai te dê dinheiro?” A menina então lhe dá um beijo no rosto. O pai, sorridente, abre a carteira, pega o dinheiro e compra o balão para filha.

Essa situação familiar me causou um desconforto e provocou algumas reflexões sobre como estamos construindo a relação com nossos filhos (e com o dinheiro). Como assim, um beijo vale um balão? Isso é troca de afeto? Qual a simbologia desse ato cotidiano na formação de sentidos dentro dessa menina? Pensei: será que é uma prática comum na vida deles?

É claro que sei que o pai estabeleceu esse tipo de relação com ótimas intenções e provavelmente faz isso sem pensar. Peço licença para expor outras reflexões.

O fato é que muitas vezes acabamos errando mesmo. Nossas falhas, por desconhecimento ou por preguiça, também são formadoras de crenças em nossos filhos. A cena vista naquela tarde – caso ela seja uma rotina na família – talvez formará alguma crença que poderá comprometer o entendimento dessa filha sobre afetos, dinheiro e conseguir coisas materiais.

Eu trouxe esse exemplo por acreditar que a partilha de experiências é um dos caminhos para aprimorarmos nossas relações. Precisamos ter cuidado para não usarmos o dinheiro como moeda de troca de afeto, respeito e ajuda ao outro, mesmo sem querer ou com as melhores intenções. Já falei bastante sobre o tema em um artigo sobre como dar mesada aos filhos.

Isso faz sentido para você? Partilhe seu ponto de vista conosco. Vamos falar mais sobre esse tema, que é um pouco árido, mas necessário para construirmos novas maneiras de viver a vida principalmente colocando o dinheiro no seu devido lugar. Obrigado e até a próxima.

Foto Shutterstock. Smiling funny child in Santa red hat holding Christmas gift in

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.