Home Carreira Sucesso: Como você define alguém bem-sucedido?

Sucesso: Como você define alguém bem-sucedido?

por Conrado Navarro
0 comentário
Sucesso: Como você define alguém bem-sucedido?

Como definir uma história de sucesso? Sempre que tenho a oportunidade de conversar com um público jovem, principalmente os universitários – sempre ávidos por histórias de empreendedorismo e desafios profissionais -, sou questionado sobre a que geralmente se pode creditar uma trajetória de sucesso.

Há uma confusão muito comum entre fama e sucesso. Para muitos jovens, tem sucesso aquele que fica famoso e aparece em revistas, jornais ou tem sua história contada em palestras e livros. Mas, o que dizer dos profissionais reconhecidos apenas em seu nicho, ou mesmo de empresários e líderes comunitários bem-sucedidos, mas desconhecidos do grande público?

Pense nas cidades pequenas que existem Brasil afora, nos muitos empresários de ramos nada familiares, nos líderes de bairro, igrejas, asilos, creches e etc. que você não conhece, mas que são vistos pela sua comunidade como pessoas de sucesso. Eles são famosos? Provavelmente não. São bem-sucedidos? Sim, dentro de seu segmento e de acordo com seus propósitos.

Fama, portanto, remete a popularidade, reconhecimento sem fronteiras e uma reação padronizada de fãs. O famoso é visto como alguém diferente, mas certamente não se sente assim. Sucesso é algo muito mais subjetivo, associado a aspectos íntimos e também a metas estabelecidas em contextos mais controlados.

Em outras palavras, todo mundo define fama de um jeito parecido, mas sucesso e ser bem-sucedido é algo peculiar e que desperta visões distintas entre as pessoas, especialmente entre os mais jovens.

Depois de conversar e pensar muito a respeito disso tudo, encontrei duas características nas pessoas bem-sucedidas que admiro e gostaria de compartilhá-las com você:

1. Eles possuem valores claros e são pautados por eles

Um de meus mentores diz que “Precisamos identificar claramente nossos valores e sermos fiéis a eles como um estilo de vida”. Assim, entendo que ao buscar parceiros, sócios e clientes, é importante que todos eles compartilhem e vivam de acordo com valores semelhantes aos nossos.

Parece óbvio, mas o que se vê é justamente o contrário: jovens assumindo o risco de se tornarem pessoas irreconhecíveis diante do espelho em busca de fama (repare que não se trata de sucesso!). Amizades, família, projetos voluntários e caráter são fundamentais no tratamento de valores e definição de objetivos.

2. Eles fazem sacrifícios porque querem, não porque precisam

É fato que vamos passar por testes, provações e algumas (muitas!) frustrações. A questão fundamental é apoiar-se nos valores (item anterior) para compreender que tais momentos são parte do caminho, e não o fim da jornada. Chamo de sacrifícios porque por muitas vezes vamos “agir contra” muitas expectativas e nossos próprios anseios.

Ouvi do mesmo mentor a seguinte frase: “Ninguém gosta de remar contra a maré, mas imagine como se sentem aqueles que não sabem diferenciar a necessidade de remar contra a maré de uma atividade que apenas os mantém ocupados. Logo, reme sempre, mas com o norte bem claro, definido principalmente por sua bússola moral”.

É aquela história: ninguém disse que seria fácil, mas é importante que os desafios sejam vencidos com base nas metas e nos valores, ou estaremos simplesmente fazendo o tempo passar e sendo usados como parte dos sonhos de alguém mais.

Sucesso é pessoal, nunca esqueça disso!

Dizem por ai que o sucesso está no espelho. Na verdade, para essa afirmação ser fiel, falta a interpretação. Quem você vê no espelho é o que interessa. Trata-se do seu próprio reflexo ou a sua versão baseada nas expectativas dos outros? Essa avaliação é fundamental.

Como assim? Experimente observar suas principais conquistas até hoje e relacione-as com as circunstâncias de seu acontecimento. Lembre-se das coisas difíceis que você alcançou, das mudanças de vida que você empreendeu quando desejou e do quanto foi possível realizar por escolha consciente. Lembre-se da sua atitude e do seu comportamento naqueles dias.

Em cada uma destas situações relembradas, é provável que você veja a relação direta entre valores e sacrifício. Confesse: não fica fácil assumir que o resultado foi uma consequência, não um evento isolado? Naquela ocasião e para o objetivo proposto, você atingiu o sucesso!

Viu só? Você foi bem-sucedido no que se propôs a fazer! O desafio agora é sonhar mais e apoiar-se em objetivos maiores. Faz sentido? Por favor deixe suas impressões no espaço de comentários abaixo. Até a próxima.

Foto “Happy business man”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.