Home Finanças Pessoais Como Se Relacionar Melhor com Seu Gerente Bancário

Como Se Relacionar Melhor com Seu Gerente Bancário

por Conrado Navarro
0 comentário
Como Se Relacionar Melhor com Seu Gerente Bancário

Thiago comenta: “Navarro, acompanho seus artigos e uma das coisas que percebi é que quanto mais eu aprendo sobre investimentos e finanças pessoais, melhor tende a ser meu relacionamento com o gerente do banco. A transparência e o mesmo nível de informações facilitam esse contato. Queria compartilhar essa dica com mais leitores. Obrigado”.

A relação entre clientes e bancos é motivo de polêmica há muito tempo. Eu sempre defendi que há uma relação clara entre fornecedor (banco) e cliente (correntista) que precisa ser mais valorizada sob o aspecto humano, especialmente em um momento em que as agências tendem a perder terreno para a Internet.

A palavra “relacionamento” sempre foi muito usada pelas instituições financeiras para defender seu modo de atender seus clientes. A verdade é que, na maioria dos casos, não existe relacionamento algum, mas um jogo de empurra e uma escancarada relação comercial.

Como se relacionar melhor com seu gerente bancário

O nível de conhecimento financeiro que carregamos ao sentar diante de um gerente tem o poder de transformar a conversa e a contratação de serviços/produtos naquela instituição. O grau de sinceridade também. Eu já até escrevi sobre o verdadeiro papel do gerente bancário (clique para ler).

Decidi que seria legal listar quatro constatações importantes sobre os gerentes e nosso interesse em ter uma boa relação com eles. Confira:

1. O gerente é um profissional de vendas, não de relacionamento

Apesar de parecer o contrário, as mesas de atendimento dos bancos são locais destinados a vender soluções, serviços e produtos financeiros, não um espaço para lamentações ou reclamações. Como todo relacionamento requer tempo para ouvir e resolver queixas, eles precisam exercer esse papel, mas não é para isso que são contratados.

O que quero dizer com isso é simples: todo profissional de uma instituição financeira precisa atingir metas de diversos tipos, inclusive de vendas. Logo, ao mesmo tempo em que ele deve garantir melhores níveis de satisfação, também é sua função aumentar o número de clientes e elevar o faturamento (e a lucratividade) da agência.

Entender esse papel torna as coisas mais claras e o diálogo mais franco. Deixar claro para o gerente que sabemos de suas atribuições permite que ele evite o impulso de oferecer algum produto em uma hora inapropriada, preocupando-se mais lealmente com nossa real necessidade.

Meu amigo Daniel Meinberg escreveu um texto interessante falando sobre os gerentes e nós – porque gerente não é nosso amigo (clique e leia o artigo).

2. Quanto mais você souber, melhor será a conversa com o gerente

Experimente conversar com alguém sobre um assunto que você não domina. É provável que você fique opinando e “disparando” suas verdades e seja sempre desnudado por fatos e argumentos mais fortes. Eu não ousaria discutir física quântica com um pesquisador da área.

Felizmente, finanças pessoais não são como a física quântica. Melhor ainda, educação financeira tampouco é matemática, disciplina que costuma ser impopular por aqui. Lidar com dinheiro é um problema essencialmente humano, ligado a nossas prioridades, interesse e hábitos cotidianos.

Você não precisa aprender economia e matemática financeira para conversar com o gerente, mas deve entender o básico sobre as alternativas de investimento disponíveis, regras de portabilidade de crédito, alternativas bancárias para diminuir tarifas e outras coisas simples.

Principais vantagens de estar mais bem informado e interessado nas coisas que mexem com seu bolso:

  • Você e o gerente poderão traçar um planejamento mais fiel ao que você precisa e conhece;
  • As respostas do gerente não soarão como física quântica em seus ouvidos, o que evitará que você sinta-se pressionado pela ignorância financeira;
  • Você terá argumentos e perguntas a fazer, não apenas comentários sem sentido (que costumam ser seguidos de um “Sim” para tudo o que o gerente oferece).

Você sabia que existem algumas coisas que os bancos não costumam contar a seus clientes? Nós já listamos esses itens aqui no Dinheirama (clique e saiba quais são).

3. Gerentes também precisam de clientes bem-informados

A quantidade de reclamações associadas aos bancos é sempre muito elevada, disputa travada sempre de perto com as operadoras de telefonia móvel. Penso que se o consumidor fosse mais atento aos seus direitos e ao que assina ou contrata, a realidade talvez fosse um pouco diferente.

A ignorância financeira permite, sim, que gerentes bancários mal intencionados (a minoria, felizmente) “empurrem” produtos e serviços em desacordo com a real necessidade dos clientes, muitas vezes elevando o seu grau de endividamento ou mesmo prejudicando sua capacidade de pagamento de outros itens do orçamento.

A boa notícia é que também existem gerentes bancários sedentos por clientes inteligentes, capazes de conversar de igual para igual e debater as opções de investimento e planejamento com interesse. Gerentes também têm metas e produtos para este grupo diferenciado, portanto é imperativo que busquemos essa realidade de forma diligente e disciplinada.

Para ficar mais claro, sugiro que leia uma série de artigos já publicados aqui que tratam do papel da informação na tomada de decisões (clique e acesse).

4. Você toma as decisões, não o gerente

Quando você se senta à mesa do gerente e sai de lá com algo diferente no bolso (ou na conta corrente), é porque você quis. Você decidiu assim, independentemente do tamanho da pressão, dos argumentos ou da história que o gerente lhe contou. Quem assinou, aceitou e é o responsável é você.

Assim, é importante não se deixar impressionar pelas circunstâncias e ambiente bancário. Gente bem vestida, ambiente com muitos seguranças e móveis geralmente modernos são parte da estratégia para convencê-lo de que eles sabem melhor do que você o que fazer com o seu dinheiro.

Eles podem até saber, mas não deveriam (lembre-se do item 2). Não importa. O que interessa é que você é quem toma qualquer decisão relacionada ao seu dinheiro, seja porque entendeu que vale a pena ou porque sentiu-se pressionado. Exercite essa realidade de tomador de decisões e aprenda a questionar mais, até entender o que está fazendo.

Sugiro também a leitura de um excelente texto do Prof. Elisson de Andrade que fala sobre como podemos melhorar nossa tomada de decisões financeiras (clique e leia).

Conclusão

Gerentes bancários são profissionais importantes, cujas responsabilidades são bastante grandes em nosso país. A cultura de relacionar-se com o banco ainda existe e é forte, mas precisa de mais equilíbrio. O aspecto a ser desenvolvido tem a ver com o interesse do consumidor em aprender e questionar mais.

Que fique claro que não sou contra os bancos e seus profissionais. Não se trata de buscar culpados dentro destas instituições, mas de trazer à tona a responsabilidade que nós, como clientes, temos no relacionamento com estas pessoas e empresas. Precisamos ser mais cidadãos e não apenas clientes.

Você tem alguma experiência que comprove como podemos exercer influência no relacionamento com gerentes bancários? Compartilhe-a conosco usando o espaço de comentários abaixo. Obrigado e até a próxima.

Foto “Modern office”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.