Home Carreira 7 Bons Motivos para apostar na Meritocracia

7 Bons Motivos para apostar na Meritocracia

por Plataforma Brasil
0 comentário
7 Bons motivos para apostar na Meritocracia

Por Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

Caro leitor, poucas vezes um conceito consistente como a meritocracia (ou seja, vacinado de modinhas de ocasião) foi tão propalado e reconhecido em sua aplicabilidade e capacidade geradora de benefícios. Talvez o motivo esteja na simplicidade do seu significado ou mesmo no seu aspecto óbvio em termos de resultados.

Afinal de contas, não somos mesmo todos iguais (que bom!). Desde que o mundo é mundo, existem pessoas e “pessoas”, profissionais e “profissionais”. Você certamente conhece muita gente que se enquadra perfeitamente nas aspas usadas neste parágrafo, não é mesmo?

Convenhamos, poucas coisas são menos estimulantes do que um ambiente de trabalho em que acomodados, “rodas presas” e preguiçosos são tão considerados e premiados quanto aqueles que, independentemente das suas questões pessoais ou limitações individuais (todos as temos), operam com obstinação, empenho absoluto e elevado senso de responsabilidade.

Nesse contexto, onde os “prêmios” sempre se caracterizam como algo restrito, nada mais natural que se estabeleçam regras comuns e justas para o seu acesso, criando com isso uma espiral positiva em benefício da competitividade e da saúde dos negócios – e, o que é fundamental, forjando a formação de gente especialmente capacitada.

De toda forma, é óbvio que o modelo da meritocracia não é perfeito ou à prova de equívocos, mas talvez seja o mais justo e realista dentre todos os outros.

7 Bons motivos para apostar na meritocracia

Caso você ainda não tenha se convencido das vantagens que a meritocracia traz, destaco abaixo um conjunto de motivos que certamente farão você pensar com carinho na ideia. Vamos lá:

1. Na meritocracia, o processo é “darwiniano”

Sim, os mais resistentes e capazes se destacam com recompensas claras e inquestionáveis, blindados desta forma de serem tratados sem a devida distinção. Você acha isso agressivo demais? Recomendo observar a vida tal qual ela é.

2. Na meritocracia, responsabilidades e resultados são facilmente associados

O sistema meritocrático possibilita a efetiva implantação de projetos e planos operacionais/estratégicos, por meio da sincronia entre programas de recompensa e o atingimento de metas e/ou índices de desempenho.

3. Na meritocracia, os resultados podem ser medidos de forma detalhada

Trata-se de um modelo com grande abrangência de medição de resultados, podendo ser tanto quantitativos como qualitativos, de forma a concatenar objetivos específicos como a elevação do faturamento, com rentabilidade gerada.

4. Na meritocracia, você protege o seu negócio (e também os seus ouvidos) da verborragia causada pelos modismos baratos de gestão

Em um ambiente onde a medição de resultados ocorre com tanto rigor, não há tempo para se perder tempo ou mesmo para experimentos frívolos. As pessoas correm atrás das suas metas com vontade e muito trabalho. Ponto final.

5. Na meritocracia, as posições na empresa são mais claras e o plano de carreira mais sólido

É um sistema que proporciona o senso de pertencimento na sua escala mais nobre – o colaborador passa, aos poucos, a encarar a empresa como sua. Afinal de contas, não há dúvidas sobre o peso de sua contribuição e, como consequência, não existem questionamentos sobre o seu merecimento.

6. Na meritocracia, o topo está reservado para os profissionais mais dedicados e realmente competentes

O sistema atrairá e reterá talentos, afugentando acomodados e enroladores de plantão.

7. Na meritocracia, trabalho é sinônimo de avaliação e resultado

A meritocracia não é ambiente para retóricas e atos performáticos. Nela, todos buscam resultados concretos, mensuráveis e comprovados.

Olhando os motivos apresentados, a meritocracia pode parecer dura demais, ou até mesmo um sistema desumano. Leia de novo e verá que é justamente o contrário: há espaço para quem deseja trabalhar bem, com afinco e de forma inteligente. E com os resultados, virão as recompensas. Até o próximo.

Foto “Climb to success”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.