Home Economia e Política Eleições e Cidadania: Cuidado com os Babacas e Malandros

Eleições e Cidadania: Cuidado com os Babacas e Malandros

por Conrado Navarro
0 comentário
Eleições e Cidadania: Cuidado com os Babacas e Malandros

Nada como uma eleição para mexer com os ânimos das pessoas e desnudar algumas máscaras, não é mesmo? Mas calma, eu não vou falar de política aqui. Quero falar de pessoas e, mais do que isso, de cidadania, uma palavra esquecida até que chega a hora da campanha política e do “oba-oba” da votação.

Começo com uma pergunta aparentemente inocente: você se considera um verdadeiro cidadão? Sempre que eu faço essa pergunta, ouço um enfático “Sim, claro!”. Conversa vai, conversa vem e logo fica claro que quem se declara cidadão o faz pensando apenas nos seus direitos, nas suas garantias enquanto habitante deste país. E os deveres?

Engraçado como tem quem finge-se cidadão em ano de eleições. Mostra-se engajado em discussões políticas, faz-se de entendido sobre as mazelas do país e arrisca-se a defender este ou aquele candidato. Para algumas pessoas, isso é participar da construção país, dar sua contribuição. É, como gostam de dizer, “fazer sua parte”.

Adianta agir assim, mas continuar varrendo a calçada com água? Dar péssimos exemplos aos filhos em termos de educação, moral e trabalho? Arrumar atestado para enganar o chefe? Colocar a culpa de suas frustrações nos outros? Viver para impressionar os demais? (Siga enumerando “espertezas” até se cansar e teremos uma lista infindável de atitudes comuns por ai).

Meu recado para este grupo é bem honesto: fazer sua parte é muito mais do que você provavelmente faz. E, quer saber? Fazer sua parte não é suficiente. Projetos de vida, negócios, altruísmo, política de qualidade, gestão, tudo isso requer muita dedicação, sacrifício e esforço pessoal. Escolhas pessoais pressupõem deveres, não direitos. Seu direito é o de ser responsável por sua escolha e suas consequências. “Só” isso!

Cidadania é dia a dia, não oportunismo e opinião conveniente e para “ficar bonito na foto” ou ganhar reconhecimento, benefícios e mimos de candidatos e partidos. Cidadania é fazer porque você quer, porque é certo, não porque há alguém olhando ou para ficar recebendo aplausos.

Convenhamos, se existe hora certa para ser cidadão, então danou-se! Não estou dizendo que não devemos participar do pleito político de forma ativa e corajosa, tendo e defendendo opiniões sobre o Brasil e seus desafios. Não, o que eu não suporto é gente que espera o ano de eleição chegar para ficar mostrando sua bússola moral quebrada, que aponta só para o certo e necessário.

Pior são os que gostam de cobrar, mas pouco fazem quando têm chance. O que dizer dos que simplesmente esperam a solução dos problemas e apenas reclamam? Da forma como eu vejo, existem cidadãos, babacas e malandros. O malandro acha que tem direito. O babaca acha que é assim mesmo. O cidadão não acha nada, ele faz alguma coisa.

O problema aqui é temos muitos babacas querendo virar malandros e nenhum deles querendo sequer discutir cidadania. Isso sem contar na quantidade de malandros que decidem se candidatar e concorrer a cargos públicos de liderança. O babaca vota com esperança, sem convicção, enquanto o cidadão vota com expectativa, mas sem esperança. Que futuro seremos capazes de construir assim?

Desculpe a franqueza, mas é que em ano de eleição os babacas resolvem fantasiar-se de cidadãos e os malandros decidem fazer a festa. Ai o cidadão perde a paciência… Ufa. Até a próxima.

Foto: “Brazil flag”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.