Home Economia e Política Existe a chance de novo confisco de bens no Brasil?

Existe a chance de novo confisco de bens no Brasil?

por Parceiro de Conteúdo
0 comentário
Existe a chance de novo confisco de bens no Brasil?

Um dos temas que mais causa medo e revolta nos brasileiros que viveram durante o início da década de 90 foi o confisco de bens promovido pelo governo do recém-eleito Fernando Collor de Mello.

Logo que assumiu a Presidência, Collor e sua equipe econômica, capitaneada pela então Ministra Zélia Cardoso de Melo divulgaram seu plano – que ficou conhecido como Plano Collor I.

No mês de julho, muitas pessoas desconfiadas em relação ao atual cenário econômico do Brasil entraram em contato com a Sandra Blanco, consultora de investimentos da Órama, para saber se existe a possibilidade de novas medidas de confisco de bens.

Será que medidas deste tipo podem ser tomadas novamente por aqui Para ajudar no entendimento do tema e tornar a interação mais agradável, a Sandra preparou um vídeo muito interessante sobre o assunto que você acompanha abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=6Hvsr7rOaGA

Mas como foi o confisco de Collor?

Você se lembra ou já estudou o que houve no passado? Viveu nesse período e sofreu com o confisco? Depois de assistir ao vídeo, cabe relembrar algumas medidas que fizeram pare do Plano Collor I, anunciado em 16 de março de 1990, um dia após a posse de Collor (fonte: Wikipédia):

  • 80% de todos os depósitos do overnight, das contas correntes ou das cadernetas de poupança que excedessem a NCz$ 50mil (Cruzado novo) foram congelados por 18 meses, recebendo durante esse período uma rentabilidade equivalente a taxa de inflação mais 6% ao ano;
  • Substituição da moeda corrente, o Cruzado Novo, pelo Cruzeiro à razão de NCz$ 1,00 = Cr$ 1,009;
  • Criação do IOF, um imposto sobre as operações financeiras, sobre todos os ativos financeiros, transações com ouro e ações e sobre todas as retiradas das contas de poupança;
  • Foram congelados preços e salários, sendo determinado pelo governo, posteriormente, ajustes que eram baseados na inflação esperada;
  • Eliminação de vários tipos de incentivos fiscais: para importações, exportações, agricultura, os incentivos fiscais das regiões Norte e Nordeste, da indústria de computadores e a criação de um imposto sobre as grandes fortunas;
  • Indexação imediata dos impostos aplicados no dia posterior a transação, seguindo a inflação do período;
  • Aumento de preços dos serviços públicos, como gás, energia elétrica, serviços postais, etc;
  • Liberação do câmbio e várias medidas para promover uma gradual abertura na economia brasileira em relação à concorrência externa;
  • Extinção de vários institutos governamentais e anúncio de intenção do governo de demitir cerca de 360 mil funcionários públicos, para redução de mais de 300 milhões em gastos administrativos.

Mais dúvidas? Fale com a Sandra

Se você procura opções inteligentes para investir de acordo com seu perfil e objetivos, entre em contato com a Sandra através do canal “Fale Com a Sandra” – é a sua chance de conversar com uma das profissionais mais qualificadas do país. Você poderá tirar suas dúvidas, conhecer ótimos produtos e ainda montar um plano de investimentos. Até a próxima.

Atualização: boatos na internet de confisco na poupança 

A internet tem sido terreno fértil de informações que dariam conta de congelamento de recursos da caderneta de poupança. Para esclarecer o assunto definitivamente, o Ministério da Fazenda divulgou uma nota a imprensa (Clique para ler a nota na integra) afirmando que são improcedentes tais informações e que não existe qualquer possibilidade nesse momento de qualquer risco de confisco de recursos de aplicações financeiras.

Nota: Esta coluna é mantida pela Órama, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto “Trying to smash piggy bank”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.