Home Finanças Pessoais Ter ou Ser? A complicada Relação com o Dinheiro

Ter ou Ser? A complicada Relação com o Dinheiro

por Bernadette Vilhena
0 comentário
Ter ou Ser? A complicada Relação com o Dinheiro

Vivemos tempos inéditos, onde o acesso aos bens de consumo é enorme. Paralelo a essa sociedade consumista, presenciamos um alto índice de insatisfações pessoais. Ansiedade, tédio, tristeza e busca por alegrias passageiras afetam crianças, jovens e adultos. Sintomas ligados muitas vezes ao uso equivocado do poder de compra.

Nosso sistema econômico, com sua abundância produtiva, prioriza o ter e as pessoas começaram a entender esse verbo como sinônimo de ser. Afinal, ter ou ser? Distorções sutis que comprometem a saúde financeira, emocional e moral.

Na sociedade do consumo, até as pessoas viram mercadorias, como alerta o sociólogo Zygmunt Bauman, onde o que convém é tornar-se “vendável”. Neste novo “modelo”, as relações humanas se sustentam pelas regras do que o indivíduo possui, do quanto ele gera financeiramente e não mais por sua individualidade.

Milhares de pessoas buscam satisfação pessoal através da posse de bens, seja uma bolsa, um celular ou um apartamento. O crédito fácil, o apelo ao consumo, a necessidade de ser aceito pelo outro, o baixo autoconhecimento e uma educação financeira deficiente são alguns fatores que complicam facilmente a relação com o dinheiro.

Essa complicada relação com o dinheiro é confirmada pelo número de endividados, pelo consumo sem sentido, pelo péssimo uso dos recursos finitos e pela grande capacidade de vitimização das pessoas.

Quando não compreendemos o momento em que estamos vivendo, bem como o cenário econômico e as nossas emoções ligadas ao dinheiro, fica muito fácil construirmos modos de viver confusos e estressantes.

O importante aqui é a reflexão. Ter ou Ser? Como sair do piloto automático que o cotidiano acaba impondo e saber mais sobre o mundo à nossa volta? Você pode estar pensando que é exagero, mas eu garanto que não é.

Textos incômodos como esse tem o objetivo de “provocar o sentimento”, para colocar o dinheiro em devido lugar: uma ferramenta de troca que serve para nos atender da melhor maneira possível. Isso faz sentido para você? Abraços e até mais!

Foto “Broken piggy bank”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.