Home Carreira Sua empresa alcançou bons resultados? E agora?

Sua empresa alcançou bons resultados? E agora?

por Ricardo Pereira
0 comentário
Sua empresa alcançou bons resultados? E agora?

Hoje publicamos o último artigo da série especial envolvendo educação financeira e empreendedorismo, que tivemos a oportunidade de desenvolver em parceria com a ZeroPaper.

Nas primeiras semanas, falamos dos desafios que rondam o mundo empreendedor e também sobre a necessidade de dedicar especial atenção às finanças pessoais, afinal quando a lição de casa está em dia tomar decisões mais racionais fica mais fácil.

Passadas as turbulências iniciais, quando o empreendedor percebe que o negócio está de fato indo por um caminho interessante, é natural que tudo seja um “mar de rosas” certo? Errado!

Na verdade, a vida dos empreendedores é formada por constantes reviravoltas e mudanças que passam por escolhas que precisam ser sempre muito bem feitas. Afinal, você vai precisar escolher os possíveis sócios e colaboradores. Vai precisar ter uma visão aguçada para observar as tendências e as movimentações da concorrência.

Não se engane: a superação sempre deve estar na mira do empreendedor! Mas quando a maré está boa, especialmente depois de um trabalho bem feito, é hora de analisar tudo com cuidado e ficar atento para saber os próximos passos, afinal o interesse é que os bons resultados aconteçam sempre. É sobre isso que vamos conversar hoje.

Identifique o porquê dos bons resultados

Só porque você passou a ter bons resultados, isso não significa que está fazendo tudo certo. É preciso analisar, dentro das mudanças que implementou, quais de fato tiveram impacto positivo e repetir esse processo a partir de agora.

Perceba que essa não é a hora para relaxar. É necessário monitorar o progresso financeiro do seu negócio para identificar processos de trabalho que não são eficientes e consomem muito dinheiro.

Para te ajudar nesse controle, a ZeroPaper oferece um sistema de gestão financeira em que é possível extrair relatórios dos resultados do seu negócio, contar com um sistema automatizado que lhe de informações com confiança e rapidez faz toda a diferença.

Crie um fundo de provisões

É bastante importante que você tenha um fundo de provisões, um dinheiro guardado para que seu negócio não seja tão afetado quando surgirem fatores externos difíceis de controlar. Lembre-se que nos momentos de crise surgem boas oportunidades econômicas. Se você tiver um fundo de provisões consolidado, poderá aproveitá-las melhor.

O fato de você ter bons resultados agora pode se modificar em outro contexto econômico ou com a chegada de um concorrente de peso, por isso não deixe de realizar mudanças para melhorar de maneira contínua.

Realize investimentos

Se o seu negócio está sólido e as finanças em ótima situação, pode ser a hora de investir. Um ótimo exemplo é a compra de equipamentos mais eficientes. Eles aumentam a escala dos seus produtos, reduzem os custos e possibilitam atingir um mercado mais extenso.

Outros exemplos são a contratação de funcionários mais qualificados, melhor atendimento ao cliente, o investimento numa rede de franquias, a criação de um plano de marketing e o constante aperfeiçoamento das soluções e produtos disponíveis.

Faça novas parcerias

Este pode ser o momento ideal para buscar um investidor para trazer novos recursos financeiros para sua empresa ou um funcionário que aceita uma participação em troca de seu trabalho especializado. Quando você provar para o mercado que tem um negócio sólido, certamente atrairá parceiros de peso.

Se você perceber que não pode ou não tem condições de tomar essas medidas sozinho, existem várias organizações que podem te auxiliar a encontrar os melhores caminhos, entre elas posso destacar o Sebrae e a Endeavor.

Sua empresa já atingiu bons resultados? Já passou pelos processos que descrevemos acima? Compartilhe sua experiência no espaço de comentários abaixo. Obrigado e até a próxima.

Foto “Confident businessman”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.