Home Finanças Pessoais Patrimônio: Há os que fazem história e os que contam história – de que lado você está?

Patrimônio: Há os que fazem história e os que contam história – de que lado você está?

por Renato De Vuono
0 comentário
Patrimônio: Há os que fazem história e os que contam história – de que lado você está?

Caro leitor do Dinheirama, como tem passado? Em um de meus textos recentes publicados aqui citei uma frase do meu ídolo Walt Disney. Seja como empreendedor nato ou artista, para mim ele é “o cara”. Agora vou iniciar esse novo bate papo com outra frase dele: “A maneira de se iniciar é parar de falar e começar a fazer.”

Parece óbvio, mas é uma verdade distante da maioria absoluta das pessoas; ter ideias é relativamente fácil, mas colocá-las em prática é outra conversa. Algumas vezes, a coisa até começa (a tal da iniciativa), mas a continuidade e a finalização raramente vem no pacote.

Imagine se Disney, Jobs, Dumont (ou os Wright se preferir) e tantos outros (raros) gênios tivessem ficado só no campo das ideias? Filmes de animação seriam relegados aos curtas da TV, Apple seria apenas maçã em inglês e ainda estaríamos levando semanas para cruzar os oceanos de navio. O patrimônio deixado seria pífio.

Patrimônio é muito mais do que ideia e iniciativa

Como disse há pouco, iniciativa só também não basta; talvez essa seja a segunda coisa mais fácil depois da ideia em si. Perseverança, principalmente frente aos inúmeros fracassos que precedem um grande sucesso, é a qualidade mais rara de se encontrar; colocar o sonho em prática dá muito, mas muito trabalho.

Quando o papo é financeiro, vejo exatamente o mesmo cenário: muitas ideias, “boas intenções” (e você sabe “onde” está cheio delas, não é?), mas nenhuma ação. Patrimônio? Esqueça!

Quantas vezes você disse ou ouviu algo tipo “Quando sobrar um dinheirinho, vou começar a guardar” ou “Quando eu passar a ganhar mais, vou investir”? Logo em seguida, vem o clássico “Mas agora não dá, não tem como!”. Interessante que a viagem para praia no feriado nunca falta.

Note que todos estão à espera de alguma coisa externa, quando deveriam mudar suas atitudes. Não podemos controlar quando será nosso próximo aumento, mas podemos mudar nossos hábitos a fim de gastar menos e, deste modo, passar a construir um patrimônio financeiro.

Conhecer bem seu padrão de vida é fundamental!

Quem me acompanha sabe que eu sempre repito o mantra: “Mais importante do que quanto você ganha é como você gasta”.

Aposto com você que numa mesa com 10 pessoas sinceras (ser sincero é muito importante para esse “estudo”), se você perguntar quanto cada um ganha por mês ninguém terá dificuldade em responder (chatos de plantão, sem pegadinha sobre impostos, ok?).

Agora, se você perguntar quanto, mesmo que aproximado, eles gastam… A maioria não sabe. E essa é a parte mais importante, ora, afinal se não conhecemos nosso “mapa financeiro”, não temos como poupar, investir ou melhorar nosso orçamento. Simples assim. Não podemos controlar aquilo que não vemos.

Se você quer, finalmente, pôr em prática seu plano de poupar, comece criando um controle de suas receitas e despesas, pode ser em um caderno, em uma planilha de orçamento doméstico ou em um software como o Dinheirama Online, caso sinta-se à vontade.

Feito isso, você vai saber exatamente quanto ganha, quanto gasta e para onde está indo o dinheiro: só assim você será capaz de identificar desperdícios e cortá-los. Depois disso, começará a colher os frutos da disciplina e da mudança de comportamento.

Ainda melhor, você estará pronto para colocar finalmente as ideias em prática: sairá do time dos que contam história para o time dos que fazem a história; em outras palavras, do time dos devedores para o time dos poupadores. Não é o máximo?

Mas isso significa viver uma vida de privações para ser o homem mais rico do cemitério? Não! Isso significa adequar seu orçamento à realidade e, principalmente, parar de esperar uma solução milagrosa para algo que você pode resolver arregaçando as mangas e colocando em prática hábitos saudáveis e muito simples.

Nesse caminho, você pode até identificar que de fato precisa ganhar mais, e também colocar em prática ações possíveis para melhorar seus rendimentos, desde pleitear um aumento, mudar de emprego ou abrir seu próprio negócio, por que não? A única certeza aqui é que ficar parado não resolve nada.

Conclusão

Sabe aquela sua ideia fantástica? Que tal colocá-la em prática? Vamos rever velhos hábitos, parar de reclamar (muito importante também) e começar uma nova etapa da vida? Lembre-se: tudo começa com o primeiro passo. E para todo resto, desde o controle financeiro até como investir seu dinheiro, você pode contar conosco! Grande abraço e até a próxima!

Foto “Businesswoman”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.