Home Mercados Bolha imobiliária: o que existe de realidade no assunto?

Bolha imobiliária: o que existe de realidade no assunto?

por Parceiro de Conteúdo
0 comentário
Crise imobiliária: o que existe de realidade no assunto?

Muita gente que acompanha o mercado de imóveis está percebendo que a crise econômica vem mostrando suas garras. Muitos imóveis estão vazios e a oferta alta fez com que os preços caíssem em muitas regiões. Bolha imobiliária? Exagero? O que parece ser uma sinalização de perigo para alguns pode ser a oportunidade perfeita para muitos. Mas como identificar as reais oportunidades?

A Empiricus, parceira de conteúdo do Dinheirama, criou um relatório gratuito sobre o mercado imobiliário (clique aqui para fazer cadastro e receber o relatório) com a real perspectiva de criar um diálogo sério sobre a existência ou não de uma bolha imobiliária no Brasil.

O que é uma bolha imobiliária?

No artigo “Estamos em uma bolha imobiliária residencial no Brasil?”, o autor Márcio Fenelon, vai afundo no tema, e compara o atual cenário no país com dados coletados na economia americana. No decorrer do texto o autor faz a seguinte ponderação:

“Ter um mercado com preços nas nuvens não necessariamente significa que se está em uma bolha. A bolha se caracteriza por um mercado com preços muito maiores e principalmente por causas insustentáveis no longo prazo que, consequentemente, resultam em uma forte queda em um período seguinte. No caso americano o fator insustentável número 1 e que inflou (e desinflou) os preços foi o financiamento imobiliário. Foram “só” US$ 6 trilhões a mais de crédito entre 2003 e 2008. É como se o PIB de um Brasil e meio a mais fosse dado a mais em crédito às famílias americanas para comprar imóvel!”

Olhando com cuidado a economia do Brasil, percebemos que por aqui o grau de financiamento está longe da realidade americana, entretanto os altos juros praticados pelo sistema bancário podem no longo do tempo criar sérios problemas para quem não trabalha com um bom planejamento financeiro.

Saiba mais sobre o assunto

Faça agora seu cadastro gratuito e receba gratuitamente o relatório “Há uma bolha imobiliária no Brasil?” e aprenda muito mais sobre o tema imóveis. Esta é a sua chance de ter acesso a conteúdo especializado que o ajudará identificar as verdadeiras oportunidades do mercado imobiliário. Até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto Foto de Shutterstock, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.