Home Carreira Por que ser gentil e valorizar as pessoas faz você crescer e enriquecer?

Por que ser gentil e valorizar as pessoas faz você crescer e enriquecer?

por Conrado Navarro
0 comentário
Por que ser gentil e valorizar as pessoas faz você crescer e enriquecer?

Joana comenta: “Navarro, tenho uma dificuldade grande em manter relacionamentos duradouros e acabo muitas vezes preocupada com a falta de oportunidades que esse networking negativo gera. Percebo que isso também influencia meus resultados financeiros. Como você vê essa questão? Obrigada”.

Quando iniciamos nossa carreira profissional, normalmente nos preocupamos com o aprendizado, a formação, o tipo de escola que iremos frequentar, a capacidade dos professores e outras coisas deste tipo. No entanto, há algumas questões muito mais relevantes que deixamos de lado, e hoje quero provocar uma reflexão sobre uma delas: o poder das conexões interpessoais.

Pense nestas situações: a busca por um emprego, uma promoção no seu trabalho, a realização de uma venda, o início de um negócio próprio, a manutenção de um casamento feliz e o sucesso na educação dos filhos. Em todos estes casos, se as pessoas envolvidas gostarem de você, muitas portas serão abertas e você poderá desenvolver uma relação positiva (e duradoura) e com resultados financeiros melhores.

Pessoas serão sempre o maior ativo

Observe o que as pessoas fazem por você: sua vinda ao mundo é por causa delas, você é alimentado e vestido por elas, elas proporcionam alegrias e tristezas, cuidam do seu carro, da sua casa, dos seus filhos, oferecem conforto, carinho, trabalho, dinheiro e até enterram você (pois é, você não consegue nem morrer sem as pessoas).

E se considerarmos alguns fortes canais de conexão, como o governo, a religião, a televisão e a Internet, veremos que há milhares de pessoas que afetam diariamente todas as áreas de nossa vida e nem sempre nos damos conta disso. As pessoas são o nosso maior recurso e também o maior ativo que possuímos para crescer e enriquecer.

É bom estar conectado com as pessoas certas

Como seres sociais que somos, precisamos nos relacionar com as pessoas, e esses relacionamentos são, em grande parte, responsáveis pelo nosso sucesso (ou pelo nosso fracasso). Portanto, é fundamental saber escolher com quem se conectar, pois as ligações externas (pessoas) influenciam diretamente sua forma de pensar e agir (sua mentalidade ou mindset).

São as pessoas que ajudam a suprir (ou usurpar) suas necessidades e seus desejos. Se elas gostarem de você, estarão dispostas a doar uma parte de seu tempo e de sua energia para colaborar com o seu desenvolvimento. Um grupo de pessoas que se relaciona de forma positiva gera força e segurança para todos os participantes, e isso contribui diretamente para o crescimento de cada um.

Cuidado com as pessoas mimadas e/ou que só reclamam da vida e dos outros. Verdadeiros vampiros emocionais, estes indivíduos dificilmente enriquecem e só complicam as coisas para si e para os demais – clique aqui para ler mais sobre pessoas mimadas e sua dificuldade de ter mais dinheiro.

Você é “gente boa”?

Gosto de observar o comportamento das pessoas enquanto estou em locais públicos. Rostos alegres, outros apreensivos, muitos carrancudos e alguns risonhos. Alguns parecem possuir o dom da atração, enquanto outros rapidamente “espalham o mau humor”; e só depende de nós a escolha de qual grupo desejamos participar.

As pessoas agradáveis, do tipo “gente boa”, apresentam sinais claros de sua disposição para serem sociáveis. Elas são autoconfiantes, sinceras, flexíveis e, principalmente, confiáveis. Possuem uma fisionomia facial alegre, amigável, radiante e expansiva e transmitem por estas linguagens corporais a mensagem de que estão prontas e abertas para se relacionar e crescer (leia também este texto sobre autopromoção).

Cuidado com as conexões virtuais

Na era da Internet, é muito fácil “fazer amigos” através das redes sociais e dos grupos de mensagens instantâneas. Cuidado! A tecnologia ajuda, mas ainda está longe de substituir um contato pessoal, face a face, onde em poucos minutos é possível avaliar algumas dezenas de traços comportamentais promovidos pelas linguagens verbais e não verbais.

As conexões podem ser estabelecidas no mundo virtual, mas somente no mundo real é que elas serão de fato sentidas e experimentadas. Aliás, escrevi um texto bastante polêmico sobre redes sociais e convido você a pensar a respeito: Cuidado com as pessoas que moram no Facebook.

Conclusão

Não ignore o poder dos relacionamentos. Você não conseguirá ir muito longe, nem tampouco enriquecer (ou mesmo tomar as rédeas de suas finanças) sem o apoio das pessoas. Em um mundo onde tudo acontece de forma rápida de veloz, você precisa dedicar um tempo para aprender a se apresentar de forma favorável e positiva para as pessoas.

Tenha em mente que você terá pouco tempo para causar uma impressão positiva nas pessoas, então cuide de sua aparência (principalmente suas expressões faciais), de suas palavras (e da forma como você as diz) e, principalmente, dos sentimentos que você gera nas pessoas. A verdade é que falamos muito sem dizer uma só palavra.

Invista nos seus relacionamentos e crie conexões poderosas para aprender, crescer e permitir que os outros também melhorem e mudem. Essa realidade trará benefícios de toda sorte, inclusive financeiros. Faz sentido? Obrigado e até a próxima! Abraços.

Foto “Happy friends”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.