Home Carreira 5 Formas criativas de ganhar um dinheiro extra na crise

5 Formas criativas de ganhar um dinheiro extra na crise

por Conrado Navarro
0 comentário
5 Formas criativas de ganhar um dinheiro extra

Suzana comenta: “Navarro, apesar de (ainda) não ter perdido meu emprego (sou professora), percebi que é fundamental tentar elevar a renda familiar para dar conta da alta dos preços. Ora, pensei em usar meu tempo livre para dar aulas particulares. O que você acha disso? Obrigada”.

Você certamente já ouviu falar que crise é sinônimo de oportunidade, certo? No primeiro momento pode parecer absurdo, mas essa frase faz todo sentido, embora seja batida e até mesmo óbvia. Em momentos difíceis como o que estamos passando na economia, é preciso ser criativo.

Para isso, economizar aqui e ali e fazer um dinheiro extra são as melhores formas para não passar aperto. Com algumas ideias e pouco investimento você pode fazer um dinheiro extra, e eu trago algumas sugestões para isso neste texto.

De repente você tem outras ideias melhores, o que seria ótimo! Use também minhas sugestões como inspiração para criar as suas próprias oportunidades.

Leitura recomendada: O segredo para gerar renda extra de forma consistente é simples (e você o conhece)

Aulas particulares

As pessoas continuam estudando e precisando se aprimorar, por isso sempre haverá demanda para compartilhar conhecimento e cobrar por isso. Com certeza, a sua atividade ou os conhecimentos que você tem podem ser úteis para alguém.

Você pode dar aulas particulares de inglês ou se é bom com números, dar aulas de matemática. Por que não cobrar para revistar textos ou até mesmo dar aulas de violão, música e por aí vai?

Ah, você também pode usar a sua função no trabalho para prestar algum tipo de consultoria. Um exemplo: se você trabalha com recursos humanos, que tal oferecer o seu serviço para fazer currículos ou ajudar em recolocação profissional?

Faça quitutes em casa

Você ou alguém na sua casa tem aquele prato favorito que é sucesso entre amigos e parentes? Pois então, que tal começar a vender esta delícia para vizinhos e conhecidos? No primeiro momento, você pode oferecer uma degustação como cortesia e, claro, para dar água na boca.

Você pode divulgar no condomínio onde mora, no seu mural do Facebook e falar para amigos e conhecidos que está vendendo bolos, tortas, salgados e outras guloseimas – com este tipo de produto, o “boca a boca” costuma ser muito rápido e dar resultado.

Uma sugestão é cobrar um preço mais em conta do que o encontrado em padarias ou restaurantes, que possuem um custo de produção muito maior e que influencia no valor final. Assim, com bom preço, qualidade e aquele toque caseiro, você vai conquistar uma boa clientela e ganhar dinheiro!

Dog walk e “babá de cachorro”

Cachorro já é parte da família, mas muita gente não tem tempo de passear ou precisa viajar e não tem quem cuide do pet. Deixar o cachorro em hotelzinho é caro e muitos animais não se adaptam, por isso a sugestão é oferecer passeio e cuidados na ausência da família.

Você não precisa levá-lo para a sua casa, mas pode ir à casa da pessoa duas ou três vezes por dia para trocar a água, dar comida e passear. Outra sugestão é oferecer passeios de uma hora com o cachorro.

Faça um brechó

Dê uma olhada no seu guarda-roupa e nos armários, aqueles que ficam bem no alto. Vai dizer que não tem um monte de coisa acumulada que você não usa e nem lembra que tem? Achou um montão de coisas? Está mais do que na hora de desapegar!

Para isso, reúna tudo que você não quer e faça um brechó em casa. Você pode até reunir outros amigos para se juntar a você e fazer um brechó coletivo. Assim, se cada um chamar seus amigos, vocês terão um monte de potenciais compradores.

É uma forma bacana de se reunir, é divertido e ainda dá para fazer uma graninha, ou pelo menos trocar as suas coisas por outras que irá usar.

Ofereça carona

Se você vai de carro ao trabalho, que tal aproveitar e oferecer carona de forma remunerada? Você pode sugerir no trabalho para colegas que fazem o mesmo trajeto, no seu condomínio e entre os vizinhos.

Quem estiver interessado na carona pode pagar um valor mensal, rachar a gasolina ou dividir quem dirige a cada semana ou mês, por exemplo.

Se acha que dessa forma não vai rolar, uma outra sugestão é usar os serviços de comunidade de carona online. A maior comunidade no Brasil é a Tripda. É só se cadastrar e oferecer ou procurar carona, o valor é combinado entre os usuários.

Leitura recomendada: Quer empreender? Pense grande, mas comece com simplicidade

Conclusão

Lembre-se que as atividades acima são vantajosas não só para você, mas também para quem precisa dos serviços que citei, pois com certeza fica mais em conta adquiri-los com pessoas como você, em vez de uma empresa ou instituição.

Antes de fazer qualquer atividade para gerar renda, tente traçar o valor que será gasto para fazer acontecer e inclua-o no seu planejamento financeiro.

Se você ainda não faz um planejamento financeiro, é hora de começar! Coloque todos os seus custos em uma planilha de controle de gastos (clique para download gratuito) para montar um retrato das suas finanças. Assim ficará mais fácil tomar decisões sobre o seu dinheiro, iniciar atividades como sugerimos e realizar seus planos, mesmo com a crise!

Foto “Make money”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.