Home Economia e Política Liderança, política e economia: uma discussão sobre o verdadeiro papel do empresário

Liderança, política e economia: uma discussão sobre o verdadeiro papel do empresário

por Plataforma Brasil
0 comentário
Liderança, política e economia: uma discussão sobre o verdadeiro papel do empresário

Por Carlos Jenezi, especialista em marketing e desenvolvimento de produtos e articulista da Plataforma Brasil Editorial.

Qual o papel da iniciativa privada em um país? Será que se resume a gerar riqueza, girar a economia e criar empregos? Será que os grandes empresários do país não possuem uma parcela maior de responsabilidade?

Acredito que sim, e muito! Qualquer pessoa que tenha poder e influência – e os empresários tem muita – deveria contribuir com os rumos do país, principalmente em momentos adversos como este pelo qual estamos passando.

Com o passar dos anos, tenho percebido um gradativo apequenamento da nossa classe empresarial no que se refere ao seu papel de protagonista político e social. Sinto nossos empresários excessivamente razoáveis, cordatos e completamente desinteressados em assumir qualquer papel de liderança política.

Para as novas gerações, acostumadas com o atual distanciamento entre empresários e a política (salvo os maus exemplos da “integração” pela corrupção), ouvir falar de “papel de liderança política” pode soar estranho.

No entanto, houve um tempo que a boa política era feita por todos aqueles que de alguma forma podiam contribuir e assumiam esse papel.  Aqueles que, assim como eu, vivenciaram a atuação política de Olavo Setúbal (dono do Itaú) e Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim), dentre tantos outros, entendem claramente do que estou me referindo.

No momento atual que vivemos, de profunda crise econômica e política, não enxergo em nenhum dos nossos grandes empresários qualquer atitude de liderança e/ou inspiração, enfim, de protagonismo.

As raras entrevistas de alguns poucos executivos se pautaram sobre um pedido de cautela, quase um apelo para que a oposição não mexa demais no vespeiro. Parecem bichinhos assustados, com medo que a mão poderosa do governo lhes castigue futuramente. São sinais claros de uma classe empresarial dependente e acostumada a se escorar em um governo onipresente e um tanto quanto provedor.

Espero que após a crise os grandes grupos empresariais entendam seu papel e assumam suas responsabilidades para com o país; que se conscientizem que o equilíbrio de forças é sempre bem-vindo; e que grandes empresários não se medem pelo tamanho da fortuna que deixarão para seus herdeiros, mas pelo tamanho da contribuição que deixarão para a sociedade.

Foto “People shaking hands”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.