Home Carreira Como fazer marketing com eficiência gastando pouco?

Como fazer marketing com eficiência gastando pouco?

por Ricardo Pereira
0 comentário
Como fazer marketing com eficiência gastando pouco?

Um problema com o qual muitas empresas se deparam é a necessidade de adequar o orçamento apertado e manter a visibilidade de sua marca no mercado.

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que os gastos com o marketing de sua empresa não devem ser considerados apenas como custos, mas também como investimentos, pois existe grande possibilidade de aumento nas vendas quando o trabalho de marketing é realizado com sucesso.

Atualmente, as mídias mais utilizadas ainda são aquelas consideradas tradicionais, como o jornal, as revistas, a TV e o rádio. Quando se busca investir no marketing por meio dessas mídias, o investimento necessário ainda assusta, mas existem maneiras alternativas eficientes de fazer uma ampla propaganda com relação a seu serviço/produto/marca sem ultrapassar seu orçamento.

A internet é uma das boas oportunidades, já que no atual cenário muitas campanhas de sucesso já se tornaram cases de sucesso, com investimentos modestos. Outra alternativa é a utilização da criatividade, que muitas vezes acaba ficando para trás, principalmente para quem fica preso nos modelos tradicionais.

Para promover um debate mais amplo sobre o tema, trago algumas sugestões para que sua empresa possa investir em marketing sem gastar muito. Acompanhe:

1. Ofereça uma degustação gratuita

Deixar que as pessoas entrem em contato com o seu serviço ou produto antes da compra em si, além de diminuir a possibilidade de insatisfação, também aumenta a chance de venda.

Portanto, pense na possibilidade de disponibilizar um material gratuito, uma aula grátis ou a chance de o cliente usufruir do seu serviço gratuitamente por alguns dias. Isso pode atrair e fidelizar muitos clientes.

2. Aposte em mídias sociais

Marcar presença em redes sociais como Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram ou Snapchat é uma boa dica, pois além de divulgar sua marca na internet (que é um dos meios mais eficientes de captação de clientes), ainda permite a interação direta de sua empresa com seus consumidores.

Mas para que isso funcione bem, mantenha suas mídias sociais sempre ativas e procure produzir conteúdo relevante. Apostar na contratação de agências especializadas em desenvolver layout e/ou conteúdo de blogs e sites também permite ações de marketing eficientes.

Leitura recomendada: 8 Dicas para explorar o potencial das redes sociais nos negócios

3. Desenvolva um programa de fidelidade

Programas de fidelidade fazem com que o cliente se torne mais leal à marca. Oferecer benefícios em troca da utilização de seus serviços ou compra de seus produtos faz com que o cliente não veja vantagem em procurar a concorrência.

Campanhas de indicação também podem ser bem úteis. Oferecer, por exemplo, 30% de desconto a quem indicar um amigo para conhecer sua marca pode multiplicar o número de seus clientes e elevar as vendas. É claro que estas políticas precisam fazer sentido do ponto de vista financeiro, portanto atenção a esse aspecto para também ter uma operação lucrativa.

4. Faça e-mail marketing

Criar e enviar mensagens com novidades, promoções, notícias, descontos exclusivos por e-mail, entre outras coisas, pode ser uma ferramenta muito útil na fidelização de clientes. Nos últimos tempos, muita tecnologia surgiu para substituir o e-mail, mas ele continua tendo um grande peso.

Por isso, procure criar uma lista de e-mails inteligente e bem tratada para realizar esse tipo de marketing. Vale dizer que existem no mercado empresas especializadas na captação e criação deste tipo de ação.

Antes de tudo isso, faça o básico

É de suma importância lembrar que, independentemente do tipo de marketing que você resolver implantar em sua empresa, você deve preocupar-se em analisar o contexto de seu negócio, sua localização, posicionamento enquanto empresa e, acima de tudo, seu público-alvo.

Tendo estas informações em mente, será muito mais fácil escolher o tipo de marketing que você quer utilizar e adequá-lo ao seu negócio. Dessa forma você pode captar muito mais clientes e colocar a sua marca em evidência no mercado sem precisar estourar o seu orçamento.

Leitura recomendada: 5 Dicas Para Criar um Negócio Online de Sucesso

Conclusão

É cada vez mais importante entender as pessoas para as quais destinamos nossos produtos e serviços. Uma estratégia de marketing alinhada com essas necessidades especificas é fundamental.

O Instituto Endeavor, que promove o empreendedorismo no Brasil, tem três eBooks gratuitos sobre o tema que podem ajudá-lo nesse desafio de construir uma estratégia de marketing de sucesso, confira:

Como sempre, apostar no conhecimento é uma ótima chance de manter-se atualizado sobre novas práticas no mercado e, principalmente, entender o comportamento e as necessidades das pessoas em geral. Boa sorte e até a próxima!

Foto “SEO concept”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.