Home Carreira Empreendedorismo de verdade: a inovação é o combustível!

Empreendedorismo de verdade: a inovação é o combustível!

por Ricardo Pereira
0 comentário
Empreendedorismo de verdade: a inovação é o combustível!

O empreendedorismo está muito presente na vida dos brasileiros. Ter um negócio próprio já é, para muitos, mais do que um sonho; é uma realidade. Ter uma atitude empreendedora pode ser uma boa maneira de crescer e alcançar o sucesso financeiro.

Mas, o que é empreender? Somente abrir uma franquia destas que podem ser encontradas em cada esquina da cidade? Bom, conceitualmente isso é empreender. Mas é um tipo de empreendedorismo que requer cuidados, visto que o mercado pode estar saturado e seu sucesso fica à mercê de algumas variáveis como ponto e a estrutura que o franqueador oferece.

Muito embora o empreendedorismo em si não exija inovação, essa é uma das formas de empreender mais propensas ao sucesso. Em outras palavras, empreender é inovar, criar uma necessidade nova, ser o diferencial no mercado e suprir necessidades existentes com abordagens diferentes. A inovação também é um dos principais combustíveis para o crescimento.

Inovação do zero x Inovação incremental

Existem dois tipos de inovação. A inovação do zero é a maneira de criar uma necessidade absolutamente nova e jamais vista. Uma ideia singular que seja bem trabalhada e que gere resultados. Um exemplo disso é a Netflix, que criou uma maneira barata de disponibilizar aos assinantes uma porção de filmes e séries interessantes via internet.

Já a inovação incremental é, como o próprio nome sugere, o tipo de inovação que incrementa uma nova função a algo já existente, como por exemplo os smartphones com câmera digital embutida em detrimento aos telefones celulares que só realizam chamadas.

Leitura recomendada: Empreender: um estilo de vida com alguns desafios e muitas recompensas

A inovação pode ser implantada de várias formas, e a seguir separei por categorias as maneiras de inovar mais conhecidas pelo mercado:

  • Inovação de produto. A inovação do produto abrange justamente as características acima abordadas. O produto pode receber melhorias de funcionamento ou funções que antes não tinha;
  • Inovação de posicionamento. Diz respeito ao contexto em que seu produto está introduzido. Uma empresa que somente fazia roupas para mulheres grávidas, por exemplo, passar a incluir artigos para bebês e crianças pequenas. Isso é ampliar o posicionamento no mercado;
  • Inovação de processo. Inovar os processos significa mudar a maneira como se fabrica um produto ou disponibiliza um serviço. Esse tipo de inovação visa sempre a melhoria interna do seu negócio, através de otimização de tempo, aumento da qualidade do produto e/ou redução de custos operacionais;
  • Inovação organizacional. Inovação organizacional pode se apresentar de muitas maneiras. A relação da empresa com o cliente, os sistemas utilizados dentro da empresa, ou mesmo a maneira como o colaborador é tratado, por exemplo, abolir a roupa social e permitir a informalidade no ambiente de trabalho é considerada uma inovação.

Criou-se um mito acerca da inovação que inibe a maioria das pessoas de colocar suas ideias em prática. É comum que digam que para inovar é preciso ter um orçamento muito grande ou uma marca já consolidada no mercado. Bom, como eu já disse, isso é um mito (felizmente).

Há muitos casos de empresas que começaram do zero, trazendo ideias completamente novas; tais empresas são hoje consideradas pioneiras e abriram portas para que outras empresas pudessem incrementar e redirecionar a ideia inicial.

O maior exemplo disso são as redes sociais. Quem lembra do Orkut, ICQ e do Fotolog? Tais ideias abriram passagem para os tão conhecidos Facebook, Instagram, Linkedin e Snapchat de hoje.

Por isso, se você tem uma ideia nova, apresente-a ao mundo. Empreender com inovação é o que verdadeiramente movimenta o mercado.

Conclusão

Empreender é uma arte. Aqui no Dinheirama, tivemos ao longo dos anos oportunidades de entrevistar empreendedores de sucesso, gente que fez “mais com menos” e construiu negócios sustentáveis a partir de ideias novas, dedicação e trabalho. Acompanhe algumas dessas entrevistas:

Aproveite, leia e inspire-se! Obrigado e até a próxima.

Foto “innovation”, Shutterstock

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.