Home Mercados Dinheirama Entrevista: Juan Fuentes, diretor geral do PagSeguro

Dinheirama Entrevista: Juan Fuentes, diretor geral do PagSeguro

por Giovanni Coutinho
0 comentário
Dinheirama Entrevista: Juan Fuentes, diretor geral do PagSeguro

O ano de 2015 foi difícil e 2016 promete ser desafiador também. Com o aumento das taxas de desemprego, muitas pessoas estão se vendo obrigadas a iniciarem seus próprios negócios. Por outro lado, quem já vem empreendendo, está experimentando (em sua maioria) grandes quedas nas vendas, e procuram novas formas para reduzirem suas despesas e melhorarem seu faturamento.

Neste contexto, a internet tem se mostrado uma ferramenta poderosa para fazer negócios. Montar uma loja virtual envolve custos muito inferiores quando comparamos com uma loja física, e há vantagens, tanto para o proprietário como para seus clientes.

No entanto, há um momento que ainda é crítico numa transação comercial pela internet, que é o pagamento. Muitos clientes tem medo de fraudes, enquanto outros sequer possuem um cartão de crédito. Os empreendedores com pouca experiência no assunto enfrentam dificuldades para criar em suas lojas virtuais um ambiente seguro e confiável para seus clientes realizarem os pagamentos.

Pensando nisso, convidamos Juan Fuentes, diretor do PagSeguro, para uma entrevista.

Juan é um executivo com mais de 25 anos de experiência nas áreas operacionais, de logística e de finanças, com atuação em empresas nacionais e multinacionais. Nos últimos 12 anos trabalha com serviços financeiros e meios de pagamento. Engenheiro pela Universidade Estadual de Campinas e Gestor Empresarial pela University of Pennsylvania – The Wharton School. Hoje é Diretor Geral do PagSeguro, empresa pioneira e que ocupa a liderança no mercado brasileiro de meios de pagamentos online. O PagSeguro pertencente ao UOL, empresa líder da internet brasileira.

Confira nossa conversa e saiba como o empreendedor pode resolver esse impasse, tão importante para o sucesso de seus negócios, seja na internet ou fora dela.

Juan, conte-nos um pouco sobre o mercado de sistemas de pagamentos, os desafios que o empreendedor enfrenta ao tentar negociar com as empresas de cartão de crédito e com os bancos, e como o sistema PagSeguro ajuda neste processo.

Juan Fuentes: Normalmente um empreendedor precisa estar totalmente focado no desenvolvimento do seu negócio. Isto faz com que ele tenha pouco tempo, espaço e conhecimento para estar negociando com os diversos meios de pagamento convencionais, que são as operadoras de cartão de crédito, os bancos, as integradoras, as empresas de combate à fraude etc. É nesta situação que o PagSeguro se torna um grande aliado do empreendedor.

Nós oferecemos para ele, além da segurança e transparência, a facilidade de integração, num único ponto, de todos os serviços que ele precisará para que seu empreendimento ofereça aos seus clientes todas as opções de pagamento disponíveis no mercado.

Como exemplo, podemos citar todas as bandeiras de cartão de crédito internacionais, como VISA, Mastercard, Amex etc; as nacionais e regionais, como Hyper, Banricompras, Sorocred etc; os cartões de débito como Elo, as opções de débito online de todos os grandes bancos, além do pagamento através de boletos bancários.

Tudo isso com uma única integração da plataforma PagSeguro, que já contempla um sofisticado conjunto de sistemas de prevenção à fraude, facilitando o dia a dia do empreendedor. Ele passa então a acompanhar as suas vendas em um único ponto (online), de onde também poderá efetuar suas movimentações financeiras.

Interessante esta centralização dos meios de pagamento. Comente mais sobre o PagSeguro e seus serviços.

J. F.: O PagSeguro surgiu com a proposta de ser um facilitador para os empreendedores, democratizando as mais variadas formas de pagamento para todos os tipos de negócios, sejam presenciais ou eletrônicos.

Somos líderes no mercado brasileiro de pagamentos online e temos uma grande atuação no mundo físico, com os leitores de cartão e com a Moderninha, que é a maquininha de cartões de crédito e débito do PagSeguro. Atualmente, temos mais de 500 mil pessoas utilizando o PagSeguro para realizar suas vendas e mais de 40 milhões de compradores realizando milhares de transações diárias, asseguradas pelas mais rígidas e reconhecidas normas de segurança digital.

Para atender a demanda dos empreendedores e fazer com que eles possam oferecer o melhor para seus clientes, temos mais de 30 opções de pagamento por meio de transações via cartões de crédito, cartões de débito, transferências bancárias, débito online e boleto.

Tudo com segurança e proteção, tanto para os vendedores, para o recebimento de suas vendas, quanto para os compradores, que podem fazer suas compras com segurança e com a certeza de que todos os dados financeiros não serão repassados aos lojistas.

Lembrando que o processo ocorre através de uma única integração, sendo assim possível consultar todas as suas vendas, pelos diferentes meios, num único lugar, e a partir dele decidir as suas movimentações, seja pelos bancos ou através do seu cartão pré-pago.

Sempre buscando facilitar a vida dos usuários do PagSeguro, em 2015, tivemos grandes lançamentos, como a Moderninha, que é maquininha sem aluguel nem taxa de adesão; o Cartão PagSeguro UOL, que torna mais fácil a utilização do dinheiro recebido por meio das vendas feitas via PagSeguro, além da parceria com a Ticket, oferecendo mais uma vantagem aos usuários da Moderninha, que agora podem aceitar os Tickets Refeição, Alimentação e Cultura como forma de pagamento.

Na internet, como funciona o sistema do PagSeguro na prática, ou seja, como o cliente coloca o botão de pagamentos no site dele?

O PagSeguro oferece três formas diferentes de exibir a tela de pagamentos para quem utiliza a plataforma para pagamentos online.

O Checkout transparente, é totalmente personalizado, ou seja, o cliente não sai do ambiente do site em que está comprando durante todo o processo de compra. Este modelo é mais indicado para quem possui uma equipe dedicada ao desenvolvimento e acompanhamento do fluxo de pagamentos.

Já o modelo Lightbox é indicado para quem quer que o cliente permaneça no site durante a venda, porém não possui uma equipe dedicada, acompanhando os fluxos de pagamento. No momento da compra, uma janela do PagSeguro é aberta dentro do site para que o cliente faça o pagamento sem precisar mudar de tela. Neste modelo, o PagSeguro cuida de toda a experiência de pagamento.

O modelo Padrão é mais simples e, por isso, indicado para quem quer pouca customização no layout do site. Com esta opção, o PagSeguro é responsável por todo o fluxo e experiência de pagamento do comprador, ou seja, cuidamos de todo o processo de pagamento.

Quem possui um site, loja online ou até um blog, pode vender via PagSeguro. Para isso, basta criar botões de pagamento. A criação do botão é simples. O PagSeguro gera um código HTML para ser colado no site do cliente. Esta ferramenta já integra o site à conta PagSeguro do cliente.

É possível o cliente parcelar suas compras? Nos diga em quanto tempo o dono do negócio recebe os pagamentos e se há algum tipo de mensalidade envolvida na contratação do serviço.

O PagSeguro oferece facilidades tanto para os vendedores quanto para os compradores. Quem realiza suas compras pela internet, pode parcelar o valor total em até 18X. Já quem adquire produtos em lojas físicas, o parcelamento pode ser feito em até em 12x.

O vendedor que utiliza as plataformas do PagSeguro, sejam virtuais ou presenciais, não pagam nem mensalidade, nem taxa de adesão. Além disso, eles recebem o dinheiro das vendas de forma ágil e sem burocracia. Quem utiliza a plataforma virtual recebe seus ganhos em 30 dias e paga uma taxa de 3,99%, tanto para vendas à vista quanto parceladas. No caso dos parcelamentos, o vendedor recebe o valor total da venda de uma vez.

Já quem utiliza os leitores do PagSeguro em seus estabelecimentos, recebe as vendas feitas à vista no prazo de um dia útil e paga uma taxa de 2,39%. Para vendas à crédito, o vendedor recebe os valores em até 30 dias e paga uma taxa de 3,19% para vendas à vista e 3,79% para vendas parceladas (valor pago sobre o valor total da venda).

No caso de um prestador de serviços, que tem seus preços variáveis em função do trabalho realizado, é possível enviar ao cliente as cobranças por e-mail, por exemplo, permitindo que o cliente escolha a melhor forma de pagamento?

Sim. Oferecemos uma opção de pagamento que é feita via e-mail. Basta o vendedor informar o e-mail do comprador e o valor a ser pago por ele. O comprador, por sua vez, receberá um e-mail do PagSeguro para fazer o pagamento. Quando a transação é feita, ambos, comprador e vendedor, recebem uma mensagem confirmando a compra.

Para as lojas físicas ou empreendedores que prestam serviços de porta em porta ou nas casas dos clientes, fale mais sobre as máquinas para pagamentos com cartões.

Desde 2013, oferecemos opções de leitores para quem possui algum tipo de estabelecimento físico ou que não utiliza a internet para realizar suas vendas.

Em 2015, inovamos novamente ao lançar a Moderninha, a maquininha do PagSeguro que não tem mensalidade nem taxa de adesão. A Moderninha é a solução ideal para todos os tipos de negócio e profissionais que queiram aceitar pagamentos por meio de cartão de crédito e débito, já que, para adquiri-la, não há burocracia.

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem comprar a Moderninha pela internet, em até 12 parcelas sem juros, direto no site do PagSeguro, e não é necessário ter CNPJ, nem conta bancária.

Além disso, ela dispensa o uso de celular ou tablet, pois toda a tecnologia de comunicação está embarcada no próprio aparelho, que funciona com um chip GPRS de comunicação de dados já fornecido pelo PagSeguro.

Ela é simples de usar e é ideal para todos os tipos de negócios que queiram aceitar pagamento por meio de cartão de crédito e débito. A Moderninha pode ser adquirida por 12x R$ 59,90. E vale lembrar que o vendedor conta com a credibilidade do PagSeguro e também taxas bastante competitivas.

Em 2015, também lançamos o Cartão Pré-Pago PagSeguro, que traz ainda mais facilidades para os usuários das plataformas PagSeguro. Com ele, o vendedor pode transferir o valor de suas vendas diretamente para o Cartão, sem precisar pagar a mais por isso, dispensando a necessidade de contratar um banco e todas as tarifas que envolvem a manutenção de uma conta corrente. O cartão possui bandeira MasterCard e é aceito em pontos físicos, lojas virtuais e e-commerce, além de realizar saques em milhares de caixas eletrônicos no Brasil e no exterior.

Como nossos leitores interessados podem contratar os serviços do PagSeguro?

Criar uma conta no PagSeguro é muito fácil. Basta acessar o site do PagSeguro (clique aqui) e escolher, dentre as diversas opções, aquela que melhor se adapta ao seu negócio.

Por meio do site, é possível também comprar a Moderninha (clique aqui) o Cartão Pré-Pago PagSeguro , além de acompanhar toda a movimentação financeira feita via PagSeguro.

Juan, agradecemos mais uma vez pela sua disponibilidade e por trazer estas informações úteis para os leitores do Dinheirama que pensam em empreender ou que já estão nesta jornada.

Eu que agradeço! Nosso objetivo é oferecer uma solução segura e sem burocracia para qualquer pessoa que deseja apostar no varejo, seja virtual ou presencial, contribuindo para a inclusão digital de empreendedores e colaborando com o fomento da economia brasileira, democratizando as mais variadas formas de pagamento para todos os tamanhos e tipos de negócios e oferecendo serviço com acesso seguro à transações financeiras para quem deseja alavancar seus negócios. Desejo sucesso a todos!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.