Home Carreira Empreendedor não é só quem tem a ideia, mas também quem acredita

Empreendedor não é só quem tem a ideia, mas também quem acredita

por Bruno Perin
0 comentário
Empreendedor não é só quem tem a ideia, mas também quem acredita

A moda de querer empreender, criar algo, fazer a diferença no mundo está show de bola. Muitas pessoas querendo trazer algo diferente para a realidade, lidar com problemas de um jeito novo e tal. Ótimo, porém, muitas se preocupam e pensam “Eu não sou alguém de ideias” ou “Não tenho esse espirito de puxar à frente”.

Acontece que muitas vezes elas acabam acreditando que não poderão ser empreendedoras, afinal, não são as pessoas que tiveram “a sacada” ou saíram na frente com algo. Mas, e aí, quer dizer que ferrou de vez?

Na verdade, comecei a pensar e notar isso quando fui estudar um pouco de Jazz. Uma das grandes diferenças no Jazz é a improvisação, é fomentar o novo, e normalmente a partir de algo que já existe.

Muitas vezes as pessoas achavam que era só soltar lá e dizer “Ok, agora criem…” do nada, assim, sem nem um tema, um acorde, absolutamente nada. A mente trava, obviamente. Agora, quando existem os primeiros acordes, mesmo que simples, a primeira direção, a coisa começa a fluir e as possibilidades são infinitas.

E aqui começamos a chegar na essência desse artigo. Os artistas são estimulados de forma a perceberem a linha pela qual estão indo; os melhores arriscam inovações que fogem do normal, do que já foi tocado. Às vezes dá certo, às vezes dá errado. Porém, o grande detalhe para dar certo são as pessoas que acompanham…

Se estas pessoas percebem algo novo, veem que algo deu errado, mas tentam a partir disso fazer algo inusitado, o resultado é um novo caminho, distinto do que já foi visto e o show continua, a música revigora; o erro nada mais foi do que o início de algo único.

Leitura recomendada: 4 livros essenciais para quem quer empreender com sucesso

As melhores músicas de Jazz e os artistas mais famosos deste gênero foram os grandes construtores do acaso. Atenção, no entanto, para o destaque em relação a isso: “Se não tiver quem acompanhe, não tem como fazer”.

No empreendedorismo é a mesma coisa, não adianta ter uma pessoa com toda a fé do mundo, vontade, ideias legais, mas não existir aquele que está próximo e acredita, colocando suas habilidades para fazer acontecer, o famoso #tamojunto.

Por exemplo, eu sou uma pessoa empreendedora, que percebe oportunidades, adora ser o primeiro a cavar em algumas possibilidades e começar as coisas, mas quando não tenho alguém que me ajude na organização, no estruturar as coisas desde o início, meus projetos tendem a falhar. Eu preciso de alguém que me acompanhe, e essa pessoa é importante na mesma medida que o empreendedor.

Ou você acha que o Steve Jobs conseguiria algo tão grandioso não fosse a companhia de Steve Wozniak?

Arrisco dizer que o mundo do empreendedorismo está precisando de mais pessoas que acreditem em algum projeto/ideia do que propriamente de empreendedores. Precisamos muito daquelas pessoas que chegam e dizem “Vamos nessa, estou com você”.

Portanto, não se abale caso você não seja a pessoa das ideias, o grande cérebro por trás de um projeto ou startup. O mundo está precisando mais daquele que acredita e impulsiona do que das ideias.

Leitura recomendada: Não comece sua startup antes de assistir a esse vídeo com dicas poderosas

E se esse artigo de alguma forma lhe deu um incentivo, me responda algo com sinceridade: o que te impede de procurar um grande projeto, algo que você possa ajudar e fazer virar realidade? Tenho certeza de que existem milhões de empreendedores esperando por você.

Foto “Teamwork”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.