Home Carreira 5 atitudes nos relacionamentos que enriquecem sua vida (pratique-os)

5 atitudes nos relacionamentos que enriquecem sua vida (pratique-os)

por Conrado Navarro
0 comentário
5 atitudes nos relacionamentos que enriquecem sua vida (pratique-os)

Luiza comenta: “Navarro, vi um vídeo seu no youtube sobre networking, e achei muito legal. Os relacionamentos (os bons, é claro) são realmente portas incríveis para novas ideias. Mas tenho me incomodado com a dificuldade das pessoas em realmente dar atenção uma a outra na hora da conversa. O smartphone é um grande vilão, sempre interrompendo. O que acha? Obrigada”.

O smartphone e o fim das relações duradouras? Nem tanto, mas essa relação me inspirou a escrever este texto curto (e reflexivo) sobre essa importante questão dos relacionamentos. Ah, isso tem muito mais relação com finanças e enriquecimento do que você imagina, pois as conexões entre as pessoas abrem novos mundos e possibilidades de resultados (inclusive financeiros).

Reencontrando um velho amigo

Ao iniciar este texto, lembrei imediatamente de uma situação que aconteceu comigo quando eu reencontrei um amigo que não via há muitos anos. Nossa convivência passada sempre foi ótima, e não faltariam bons momentos para serem recordados, mas…

Após alguns minutos de conversa, comecei a me incomodar. Quando ele falava, eu escutava atentamente, mas quando era a minha vez de falar, ele frequentemente perdia a conexão visual comigo, dividindo sua atenção com o smartphone.

Em alguns momentos, ele teclava e falava comigo ao mesmo tempo, e por vezes me pedia para repetir o que eu tinha dito. Este tipo de situação já aconteceu com você? É bem desagradável, não é mesmo? Será que nós não fazemos o mesmo de vez em quando?

Em tempos de conectividade simples, fácil e rápida, a comunicação parece estar sendo prejudicada. Que coisa maluca, afinal de contas não deveria ser o contrário? Fico pensando se seríamos capazes de passar um dia sem um smartphone. Um exagero? Parece loucura, né?

Leitura recomendada: Por que ser gentil e valorizar as pessoas faz você crescer e enriquecer?

Gerando conexões enriquecedoras

Pensando nisso, quero deixar algumas considerações importantes sobre conectividade. Não, não vou falar de conectividade digital, tecnológica. Nosso papo é sobre a conexão entre pessoas. Vamos lá:

1. Para se conectar com outra pessoa, você precisa ter iniciativa

Não espere que os outros façam contato com você; seja o primeiro a fazê-lo. Abra um sorriso, cumprimente a pessoa, inicie a conversa e apresente-se logo em seguida. Não se trata de algo espontâneo, mas sim de uma decisão. Portanto, apesar do possível desconforto gerado, vá em frente e faça diferente. Faça aquilo que a grande maioria nunca fará.

2. Após estabelecida a conexão, seja transparente

Se você é um conhecedor de si, não terá dificuldades em se expressar de forma racional e emocional. Considere sempre suas conexões como oportunidades de aprender algo novo para que você possa acrescentar valor às pessoas, seu trabalho e vida pessoal.

3. Tenha paciência

Muitas vezes você terá que “diminuir a sua velocidade” para acompanhar o ritmo da outra pessoa. Lembre-se de que um dia você também não sabia o que sabe hoje, portanto seja paciente. Para estabelecer uma conexão eficaz, você precisa “ajustar” sua velocidade de tal forma que possa levar os outros com você. Isso será uma experiência incrível para a outra pessoa, que passará a te apreciar muito.

4. Faça a relação valer à pena

Quando estiver conectado com alguém, você terá que decidir se você vai “tomar” ou “doar”. Agora pense comigo: você gosta de estar com pessoas que estão sempre tentando tomar algo de você ou com aquelas que estão dispostas a doar algo para você? A resposta é obvia, mas nosso comportamento não. Doar é sempre mais difícil, porque requer mais energia e tempo. No entanto, renderá ótimos frutos para você.

5. Atenção para a sua energia

Com todo o empenho que os itens anteriores vão exigir, é provável que você fique exausto para manter esse grau de conexão com várias pessoas. Assim, cuide de duas coisas: a primeira é identificar situações que realmente consomem suas forças e evitar passar muito tempo nelas; a segunda é identificar coisas que você gosta muito de fazer e dedicar mais tempo a elas. A somatória deverá manter você disposto o suficiente para seguir em frente.

Ebook grátis para você: Ter uma vida rica só depende de você

Um papo rápido sobre networking

Lembra que nossa leitora comentou que viu um vídeo meu sobre networking no nosso canal do Youtube (clique e inscreva-se)? É este aqui e convido-o a ver também:

Conclusão

Conectar-se com as pessoas é como tudo na vida: uma questão de escolha! E são escolhas assim, tomadas de forma consciente, constante e inteligente, que vão ajudar você a obter mais riqueza! Um abraço e até a próxima!

Foto “meeting”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.