Você está preparado para ter uma conversa produtiva com o seu gerente de banco?

Já escrevemos por aqui em textos anteriores sobre o conflito de interesses que existe na mente do seu gerente bancário. Recordando brevemente, por um lado ele quer te ajudar, recomendando investimentos rentáveis, por outro, ele tem metas para vender certos produtos financeiros que nem sempre serão bons para você.

Dessa forma, para escapar de possíveis ciladas, você precisa ter condições de conduzir uma conversa que consiga defender seus interesses e alcançar seus objetivos com o banco, que é a contratação de produtos de investimentos que sejam realmente rentáveis para você.

Assim, sugerimos 7 perguntas que você precisa fazer para seu gerente. Não apenas fazer, mas compreender as respostas que serão dadas, e poder discutir as opções, bem como avaliar seus benefícios e desvantagens.

7 perguntas que você precisa fazer para seu gerente (e compreender as respostas)

1) Quais são as opções de investimentos para o meu perfil? Gostaria de entender as comparações.

2) Quanto custa a aplicação? Você pode listar todas as taxas que me serão cobradas caso eu faça a aplicação?

3) Como funciona o pagamento de impostos? Quais são os impostos e qual a vantagem desse produto em relação a outras aplicações, no que diz respeito aos impostos?

4) A partir de quanto tempo poderei resgatar o dinheiro nas melhores condições possíveis? (Ou seja, com a menor incidência de imposto de renda, menores custos e sem comprometer o retorno/rendimento?)

5) O que acontece se eu resgatar antes do prazo? Há alguma multa? Qual a pior condição possível para o resgate antecipado?

6) Eu corro o risco de resgatar menos do que apliquei? Poderei ter um retorno menor do que a inflação?

7) Qual o valor mínimo da aplicação? Qual o valor mínimo para futuras aplicações no mesmo produto?

Talvez você tenha algumas dúvidas com as respostas que irá receber, e não se sinta ainda seguro para ter essa conversa com seu gerente, e é por isso que preparamos um relatório gratuito que explora em mais detalhes estas perguntas, além de te explicar como funcionam os 6 produtos que os bancos mais oferecem aos seus clientes (2 deles são ruins).

Então, para compreender mais sobre tudo isso, te convido a clicar aqui e seguir as instruções para acessar seu relatório gratuito. Depois da leitura você estará preparado para ter uma conversa produtiva (para o seu bolso) com o seu gerente.

Saiba que construir riqueza é algo que depende apenas de você. Então, mãos à obra! Abraços e até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pelo Criando Riqueza, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto “business”, Shutterstock.

Criando Riqueza
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários