Home Carreira Custo de oportunidade: ler este texto ou fazer outra coisa?

Custo de oportunidade: ler este texto ou fazer outra coisa?

por Conrado Navarro
0 comentário
Custo de oportunidade: ler este texto ou fazer outra coisa?

João Carlos comenta: “Navarro, ouvindo a conversa de dois amigos meus que são microempresários, eles divagavam sobre o custo das oportunidades que ambos tinham em seus negócios, que não iam muito bem. Ficaram comparando vários cenários, mas eu não entendi bem esse assunto. Quando puder, dê sua opinião sobre isso, por favor. Obrigado“.

Tecnicamente, o custo de oportunidade é o cálculo de quanto custa abrir mão de alguma coisa para realizar outra. Observe que é um conceito bem amplo e que não diz respeito somente às questões financeiras, mas sim à grande maioria das decisões que tomamos diariamente nas mais diferentes áreas da vida!

Mais uma história da vida real

Certa vez, batendo um bom papo com um amigo, ele me contou que fez uma mudança considerável em sua rotina de trabalho para obter mais tempo livre para ficar com a família, bem como para investir em sua saúde, incluindo exercícios físicos diários em sua lista de “tarefas”.

Ele tomou essa decisão depois de ter descoberto uma doença de risco. Felizmente, ele conseguiu reverter o quadro de dores e problemas, mas para isso teve que ficar afastado do trabalho por 60 dias, além de submeter a um rigoroso (e complicado) tratamento.

Um detalhe importante: ele disse que com essa mudança, a sua renda diminuiu. A decisão de mudar sua rotina de trabalho, tomada em conjunto com sua esposa, afetou toda a família de forma significativa.

Nessa história podemos ver claramente o conceito de custo de oportunidade. Para meu amigo ter mais tempo livre, ele abriu mão de um trabalho que pagava mais. Com isso, deixou de receber uma quantia maior de dinheiro todo mês.

Por outro lado, agora ele está gozando de uma relação mais íntima com sua família e provavelmente terá menos problemas de saúde no futuro (que custam muito dinheiro para serem tratados também, é bom lembrar).

Leitura recomendada: A simplicidade e o seu papel na geração de riqueza

O custo de oportunidade nos investimentos

Legal pensarmos nesse conceito quando estamos tomando nossas decisões, não é mesmo? Em relação aos investimentos financeiros, não é diferente. Temos muitas maneiras de acelerar o crescimento de nosso patrimônio.

Uma pergunta muito comum feita por empresários e pessoas que têm algum recurso investido é: “Devo iniciar um negócio próprio ou utilizar o mercado financeiro para aplicar os recursos que seriam utilizados na empresa? Qual é a melhor escolha, principalmente diante de uma taxa de juros de 14,25% ao ano, como no atual cenário econômico?”

Para deixar esse papo mais interativo, eu gravei um vídeo curto com o amigo Roberto Indech, analista CNPI da corretora Rico.com.vc. No vídeo, nós exploramos esse assunto em mais detalhes. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=781QRt6A1Y4

Leitura recomendada: Franquias: 6 pontos importantes para quem quer investir

Conclusão

Agora que você entendeu melhor o que é o custo de oportunidade, você tem uma ferramenta importante que ajudará você em próximas decisões, seja na vida pessoal, profissional ou nos seus investimentos. Um abraço e até a próxima!

Foto “businesswoman”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.