Home Carreira 6 características do empreendedorismo que você pode adquirir

6 características do empreendedorismo que você pode adquirir

por Neil Patel
0 comentário
6 características do empreendedorismo que você pode adquirir

Todos nós lemos uma série de artigos sobre as “características dos empreendedores”, o que os fazem serem reconhecidos, os hábitos que eles possuem e suas rotinas matinais.

É um ótimo material de leitura, mas o quanto isso realmente contribui para seu sucesso como um empreendedor? E se você quiser ser um empreendedor, mas não tiver essas características? Você seria um inútil?

Felizmente, o empreendedorismo não é escrito em seu código genético. Como um empreendedor, amigo de empreendedores e estudante de empreendedorismo, eu tenho visto essas características surgirem diversas e diversas vezes.

Leitura recomendada: 5 Lições sobre Dinheiro e Empreendedorismo em O Lobo de Wall Street

Se você não tem estes traços, nem tudo está perdido. Primeiro, nem todos os empreendedores precisam deles. E segundo, você pode incorporá-los. Isso demanda trabalho e esforço, no entanto é possível. Aqui estão esses traços:

1. Confiança

Um dos mais reconhecidos traços do empreendedorismo é a confiança. Empreendedores são pessoas que irradiam confiança na maneira que conversam, andam, falam e se comunicam.

Parte disto é mero mito. Eu conheço vários empreendedores que não estão cheios do nível de confiança que eles dizem ter. Nem todo empreendedor tem o jeito de um Steve Jobs ou o conhecimento jovial de um Richard Branson.

Há diferentes tipos de confiança. A confiança que os empreendedores compartilham é a confiança em uma série específica de habilidades.

Você pode não ser confiante para codificar um site, mas talvez você seja confiante na sua habilidade em promover a venda de um produto.

Para construir confiança, aprenda bem um assunto. Se você for capaz de responder perguntas sobre esse assunto, escrever sobre esse assunto, então você saberá esse assunto. Você possuirá confiança nisso.

Um outro ponto da confiança é vestir-se apropriadamente. Psicólogos descobriram que a maneira com que nos vestimos afeta a maneira que pensamos e agimos, nos fazendo mais ou menos confiantes.

2. Nunca deixe de fazer algo

Empreendedores sabem quando devem deixar de fazer algo. Eles deixam algo em uma maneira inteligente, falham em uma maneira veloz e se recuperam rapidamente.

No entanto, empreendedores também tem o traço de determinação de nunca deixar de fazer algo. Certamente, eles podem puxar o gancho de um empreendimento específico, mas eles nunca param sua busca em serem um empreendedor.

Como eles fazem isso? Parte disso é radicado, mas outra parte é aprendida pela persistência através de outras tarefas. Aqui estão alguns métodos:

  • Termine seus estudos. Para todos os grandes empreendedores que largaram a escola e agora lideram empresas bilionárias, há pelo menos dez que persistiram e terminaram sua graduação. A menos que você tenha certeza de que possui uma ideia que vai mudar o mundo, termine seus estudos. A simples determinação evita que você pague um preço caro;
  • Inicie um projeto e termine. Escolha um projeto qualquer e vá até o fim. Pode ser um livro que você está lendo, um guarda-roupas que você está reorganizando ou um carro que você está reformando. Terminando algo você abrirá possibilidades de terminar muitas outras coisas. Esforce-se, e você continuará fazendo o mesmo.

 3. Diga sim

Muitos empreendedores simplesmente dizem “sim” para as oportunidades, e então aprendem como fazer o que eles precisam fazer.

Há um poder real em dizer “não”, mas quando você está no início do jogo, adquira novas experiências e tente aprender tudo o que você puder. Dizer sim é uma ótima vantagem.

Você se esforçará a novas alturas, aprenderá coisas que você nunca imaginou e realizará coisas que você nunca pensou que pudesse – tudo isso dizendo “sim”.

Empenhe-se em dizer “sim” para a próxima oportunidade que venha ao seu caminho – a menos que, obviamente, houver um risco de vida, apenas diga sim.

4. Tente coisas novas

Como você pode cultivar este traço? Comece pequeno. Você tem um restaurante favorito? Experimente um prato diferente do menu – algo que totalmente “não é sua cara”.

5. Leia livros

Empreendedores são leitores, devoram o máximo possível de livros. Eles leem, alguns deles escrevem e muitos recomendam livros.

Há uma razão óbvia para isso. Você pode desenvolver suas habilidades empreendedoras através da leitura. Especula-se que Elon Musk memoriza livros inteiros basicamente lendo-os.

Leitura recomendada: 10 Lições de Elon Musk sobre inovação e empreendedorismo

Eu entendo. Pode ser difícil ler livros. Quantos de nós tem tempo para sentar e ler um livro?

Audiobooks são uma ótima maneira de devorar livros sem reajustar sua vida para tal esforço. É simples. Você tem um smartphone, certo? Você tem fones de ouvido, certo?

Você está pronto para começar. Baixe um livro gratuito do LibriVox ou uma outra fonte. Experimente o Audible, onde você pode obter virtualmente qualquer livro de negócios em forma de áudio. Você está pronto. Eu conheço pessoas que leem mais de 100 livros em um ano apenas ouvindo audiobooks.

6. Corra riscos

Empreendedores são conhecidos pelo seu apetite em correr riscos. É parte da definição de um empreendedor: “correr um risco maior em vez de um risco normal”.

  • Merriam-Webster: “quem organiza, administra e assume o risco de um negócio ou de um empreendimento”;
  • Dictionary.com: “uma pessoa que organiza e administra qualquer empreendimento, especialmente um negócio, geralmente com considerável iniciativa e risco”.

Correr risco é assustador. Risco envolve o potencial de perigo e de prejuízo. Como você pode aprender a fazer algo que é tão paralisante e alarmante?

  • Descubra seu propósito. Quando você está abastecido por um propósito, você possui a motivação para correr o risco. Um propósito profundo fará qualquer risco ser fácil de ser enfrentado;
  • Confie mentalmente. Antes de assumir o passo prático de correr o risco, decida-se. Tomar a decisão de correr o risco é a metade da batalha. Uma vez que você tenha confiado em sua decisão, você está pronto para abraçar essa causa;
  • Reconheça que você está receoso. Se você negar seu medo, você estará se iludindo. Iludir- se leva a dúvida de si mesmo. Confesse seus medos, e então assuma qualquer risco;
  • Não pense demais. Quanto mais você pensar sobre correr um risco, menor a probabilidade de enfrenta-lo. Sua mente reunirá todos os tipos de razão, porque é errado, insensato, tolo etc. Pare de dar-se tempo para inventar desculpas e apenas aja;
  • Faça um plano. Em vez de saltar em um risco sem um plano, desenvolva um passo-a-passo de como você alcançará seu objetivo. Isto dá a você algo para esperar quando estiver no meio da atividade.

Leitura recomendada: Empreendedorismo: clichês vazios que não param em pé

Conclusão

Não se pode fazer um molde para os empreendedores. Há empreendedores de todos os tipos, todas as personalidades, todas as atitudes, todas as características e por aí vai.

A mais importante questão é simplesmente ser você, mas constantemente trabalhar para ser melhor.

Esses traços, comuns para vários empreendedores, podem não ser notados por você de primeira. Mas, com um pouco de prática e determinação, você descobrirá que eles podem melhorar suas habilidades como um empreendedor.

Como você trabalha para construir seus traços do empreendedorismo? Opine no espaço de comentários. Obrigado e até a próxima.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.