Home Finanças Pessoais 3 crenças que afastam você dos seus sonhos (e como vencê-las)

3 crenças que afastam você dos seus sonhos (e como vencê-las)

por Renato De Vuono
0 comentário
3 crenças que afastam você dos seus sonhos (e como vencê-las)

Salve amigo, pronto para mais um passo importante rumo aos seus sonhos? Um não, três! Então vamos nessa, afinal evoluir nunca é demais.

Por que aquele sonho que você cultiva há tantos anos parece nunca chegar? Pior que isso, parece cada vez mais distante? Bem, acredite ou não, são suas atitudes que afastam você do seu sonho.

Vejo comportamentos recorrentes em pessoas diferentes que corroboram com essa tese de que a auto-sabotagem é a maior responsável pelos insucessos individuais e até coletivo.

Pequenos gatilhos mentais, para os quais pouca gente dá importância, são a peça chave para deixar de ser um sonhador frustrado e passar para o time dos realizadores satisfeitos. Quer ver?

Vídeo recomendado: Apenas 4 hábitos separam você dos seus sonhos

Sua sorte quem faz é você

Pare com esse papo derrotista de “quando eu ganhar na loteria blablabla”. Delegar seus sonhos ao acaso? Sério? Você colocaria sua testa no cano de um revolver carregado com uma bala e brincaria com a sua vida? Então por que fazer isso com os seus sonhos?

Amigo, é mais fácil você encontrar uma pepita de ouro em um riacho do que ganhar na loteria. Com meu pavio curto, já me engajei em debates acalorados depois de ouvir esse disparate de que “a sorte vai virar”.

Ora, vais ficar sentado esperando, porque a sorte não lhe trará nada, a não ser que você colabore com ela: levante seu traseiro e comece a pensar nas alternativas e trabalhe duro para chegar lá.

Leitura recomendada: Acredite em Você e em Seus Sonhos (Esqueça aquele Amigo Mala!)

“Se você não sabe onde quer chegar, pouco importa o caminho”

Eis que o gato que ri, personagem de “Alice no País das Maravilhas”, retorna a mais um texto meu para reforçar que, se você não conhece profundamente seu objetivo (sonho), você jamais será capaz de atingi-lo.

Informação é o bem mais precioso que podemos acumular. Certa vez, em uma conversa com amigos e familiares, o assunto acabou indo para o lado do turismo; e como turista inveterado que sou, sempre sou requisitado para “dicas” de viagens.

Em algum momento um amigo disse: “Nosso sonho é conhecer Nova Iorque, mas isso é coisa de rico”. No ato questionei se ele sabia quanto custava uma viagem dessas e a resposta foi “Não”. Ora, como alguém pode achar caro ou barato se nem sabe o preço?

Eu repliquei: “Talvez você devesse pesquisar os preços antes de presumir que não seja para você. Quem sabe descobrirá que, com o devido planejamento, você pode realizar seu sonho”.

A lição é simples: é fundamental que você conheça cada detalhe de seus objetivos para que possa traçar o plano adequado para eles.

Se você não acredita em si mesmo, quem o fará?

Existe um termo da Psicanálise chamado R.A.M.E.N (Registro Automático de Memória Emocional Negativa), que nada mais é do que o reforço de uma crença negativa sobre si mesmo e que, na maioria das vezes, sequer é real.

Você já se pegou pensando ou falando frases como “não sou capaz”, “não sou bom o suficiente”, “viajar é coisa de rico”, entre outras? Já ouviu também que ao repetirmos muitas vezes a mesma mentira acabamos acreditando nela?

É exatamente isso que acontece com nosso cérebro: repetimos tantas vezes essas falácias que acabamos por criar um RAMEN. Este é um gatilho mental muito difícil de ser superado, pois, em dado momento, sua mente realmente acredita que “você não é capaz”, de forma que você passa a não ser mesmo.

Mas, do mesmo jeito que você criou o “Registro Negativo” através da repetição, você pode combatê-lo através do reforço positivo; assim, toda vez que o pensamento negativo vier, você deve combatê-lo com firmeza e persistência, que em algum tempo esse obstáculo será transposto.

Leitura recomendada: Realize seus sonhos! Esqueça os atalhos e prefira o trabalho

Conclusão

Em resumo, caro leitor, a única barreira entre você e seus sonhos é você mesmo. Não existe pior inimigo para você do que você – ninguém te conhece tão bem a esse ponto para uma sabotagem tão precisa e eficaz.

Assim, proteja-se de si mesmo e não se esqueça dos três passos: assuma a responsabilidade, conheça profundamente seus objetivos e acredite em si mesmo! O resultado, não tenha dúvida nenhuma, virá.

Nem preciso falar que para tudo isso funcionar você precisa de força de vontade, disciplina e persistência, certo? Um abraço e até a próxima!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.